Carboidrato é imprescindível para nosso organismo. Ele nos dá energia e disposição. Mas, em excesso faz, com que ganhemos peso. Abaixo, aprenda alguns carboidratos mais indicados para consumo.

Além da quantidade, também preste atenção na qualidade do alimento, pois existem carboidratos simples e complexos. Os simples, ou refinados, que são os mais comuns, como os do pão francês e do arroz branco, têm alto índice glicêmico – ou seja, provocam um pico de energia no corpo e têm rápida absorção. Já os complexos, como os alimentos integrais, têm baixo índice glicêmico, geram menos insulina no sangue e são absorvidos lentamente, o que ajuda na prevenção da diabetes e do acúmulo de gordura. 1 – Cenoura: dona de uma índice glicêmico baixo – 16 -, a cenoura crua tem 5,84 g de carboidratos por unidade de tamanho médio.

2 – Banana: têm cerca de 110 a 150 calorias, com 19 a 30 carboidratos em uma banana média.

3 – Batata-doce: o índice glicêmico da batata-doce é 44 e sua quantidade de carboidratos por porção de 100 g é de 20 g.

4 – Maçã: contém pouco mais de 19 g de carboidratos por unidade de tamanho médio e seu índice glicêmico é de 52.

5 – Pão integral: o índice glicêmico do pão integral fica na casa dos 48 e uma fatia média contém aproximadamente 12,3 g de carboidratos.

*No Savegnago.com.br, terça e quarta-feira são dias ideais para você aproveitar as ofertas de hortifrúti. Clique, abaixo, faça a feira e receba tudo no conforto de sua casa!