Lavar roupas na máquina é uma grande facilidade. Mas você sabe como fazer para deixar tudo limpo, cheiroso e sem desperdício de água ou produto? Siga estas dicas e mande bem na lavanderia.

Separe as roupas de cama, mesa e banho das de uso pessoal. Lave-as separadas, pois se uma camisa, por exemplo, ficar no meio de um lençol, ela não será limpa como deveria. Separe também por cores para evitar manchas, por exemplo, as pretas e escuras, as brancas com as bem clarinhas (tons pastéis e as coloridas).

Sabão em pó ou o líquido: de maneira geral, o sabão líquido é mais eficiente do que o em pó. Ele dissolve melhor e deixa menos resíduos na máquina e nas roupas. Siga as recomendações do fabricante sobre as quantidades indicadas de sabão e de amaciante!

Falando de amaciante, você pode utilizá-lo em qualquer tipo de roupa. Além de ajudar na hora de passar roupa, ele cria uma proteção a mais contra sujeiras e deixa sua roupa muito mais perfumada.

Roupas íntimas e lingerie: leva suas roupas íntimas normalmente. Prefira usar sabão alcalino. Na hora de colocar o amaciante, adicione 100ml de vinagre branco para evitar reações na pele e alergias, neutralizando as partículas alcalinas do sabão no ph humano da pele, que é ácido. Peças delicadas ou de renda devem ser lavadas dentro de um saco de tecido para protegê-las.

Roupas delicadas: começando pela Seda ou Acetato, eles nunca devem ser lavados na máquina, pois vão ficar danificados. Roupas de bebês, viscose ou camisas com tecidos finos podem ser lavados nos programas das máquinas para tecidos delicados. Já para a lã, use detergente neutro. Na dúvida, use sempre um saco de proteção.

Máquinas com água quente: a água quente ajuda muito na limpeza, mas muita gente se confunde na hora de usar. Se sua máquina possui essa opção e para ela funcionar de verdade, é preciso tirar as manchas com água fria primeiro, na pré-lavagem, com um tira manchas. Depois, para a limpeza geral, use a água quente que sua máquina disponibiliza. Suas roupas brancas voltarão à cor que você espera. As roupas de cor podem soltar tinta com água quente, dependendo do pigmento usado. Melhor evitar lavá-las com água quente.