Você conhece a importância do uso do repelente? O uso do repelente é de extrema importância para todas as idades e em todas as estações. Porém, durante o verão o uso do repelente deve ser intensificado, isso porque no calor os ovos dos pernilongos eclodem com mais rapidez tornando a população dos mosquitos muito maior, daí a formação das “nuvens” de pernilongos. Além disso, há mais chuvas e consequentemente mais focos de água parada onde os mosquitos colocam seus ovos.
Como o repelente age?
O repelente como o próprio nome já diz serve para repelir os insetos, isto é, mantê-los longes não os eliminar.
Os repelentes atuam na capacidade do mosquito em reconhecer os cheiros atrativos, estes obtêm tal informação através de suas antenas. Portanto o repelente age incapacitando os mosquitos de detectar seus alvos.
Para que isso ocorra os repelentes possuem princípios ativos capazes de desencadear essa ação, as substâncias responsáveis são: DEET, IR3535 e Icaridina.
Por que usar repelente?
A importância do uso do repelente vai muito além da coceira provocada e incomodo com o barulho causado pelos mosquitos. A picada do inseto pode causar reações alérgicas que geram certo desconforto e principalmente podem transmitir doenças como: Dengue, Zika vírus, Chikungunya, Febre Amarela entre outras doenças.
A melhor forma de prevenção de tais doenças é realizada através do uso contínuo do produto. Atualmente existem vários tipos de repelentes com ações, faixa etária e durabilidade diferentes.
O tempo de ação dos produtos variam entre os tipos, alguns possuem a durabilidade de 4h enquanto outros podem durar até 10h. A faixa etária para uso também varia muito de acordo com a marca, a maioria dos produtos costumam ter uma segunda linha kids para crianças, mas poucas são recomendadas para bebês, a menor faixa etária permitida para o uso de repelentes é a partir de 03 meses de idade em linhas baby.
Todos os mosquitos transmitem doenças?
Nem todos os mosquitos transmitem doenças, assim como nem todos os mosquitos picam. Somente os pernilongos fêmeas se alimentam de sangue e apenas para botar seus ovos após o período de copulação, os machos se alimentam exclusivamente de seiva e néctar das plantas.
Mas isso não é razão para se descuidar, identificar espécies de mosquitos não é algo tão simples e o melhor remédio sempre será a prevenção. O repelente deve ser aplicado todos os dias a fim de evitar doenças que podem se tornar graves e levar a sérias consequências.
Já passou seu repelente hoje? Não corra mais riscos, proteja-se agora mesmo! No Savegnago Supermercados você encontra variedade em repelentes corporais além de outras soluções para manter os mosquitos longe de você e da sua família! Proteja quem você ama com Savegnago Supermercados. Veja os produtos.
Este artigo foi útil?
Deixe seu comentário