Todos sabemos que uma das formas mais eficientes de evitar doenças e melhorar a qualidade de vida está em manter uma alimentação rica em nutrientes. Consumir alimentos que aumentam a imunidade é a garantia de um organismo em ótimo estado, regulado e saudável.

Ao contrário do que muitos pensam, se alimentar bem não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças! Existem diversos alimentos que aumentam a imunidade. Introduzi-los na sua lista de hortifruti é fácil e os benefícios são imediatos. 

Consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais, evitar o consumo de fontes de gordura, açúcar e industrializados, com corantes e conservantes é a base para manter o sistema imunológico funcionando no seu máximo potencial. Além disso, as atividades físicas devem ser as grandes aliadas da boa alimentação, contribuindo para o funcionamento completo do seu corpo. 

Mas como o sistema imunológico funciona? Quais são os alimentos que aumentam a imunidade do organismo? Se você busca por respostas, está no lugar certo! Continue a leitura e descubra quais alimentos são os seus aliados para manter o seu sistema imunológico forte e saudável! 

Como funciona nosso sistema imunológico?

Já sabemos a importância dos alimentos que aumentam a imunidade, mas como funciona nosso sistema imunológico? 

O sistema imunológico é nossa rede de proteção invisível contra microorganismos causadores de doenças. Ele está o tempo todo em alerta, ajudando nosso corpo a reagir aos ataques de vírus, bactérias, fungos e outros microorganismos que tentam se instalar nas nossas células. 

Para isso, o sistema imunológico conta com um conjunto de células poderosas (linfócitos, monócitos, neutrófilos, basófilos e eosinófilos) que juntos atuam de forma coordenada com um único objetivo em comum: combater o agente agressor. 

Mesmo sabendo quais os alimentos que aumentam a imunidade, algumas doenças podem acabar se desenvolvendo. Nosso corpo é um organismo muito complexo e as causas dessas possíveis enfermidades podem ser variadas. 

No entanto, as causas mais comuns podem ser divididas em dois grupos: sistema imunológico da pessoa muito baixo, favorecendo o agente agressor a  ganhar a “luta” contra o nosso organismo; ou o agente agressor pode ser algo ainda desconhecido ou muito diferente de outros agentes que o organismo já combateu.

Nos casos em que o sistema imunológico não consegue neutralizar de imediato seus invasores, instala-se um processo patológico e a doença acaba se instalando. Enquanto isso, nosso organismo trabalhará para criar um sistema de defesa que possa dar conta de resistir ao agente agressor. Quando isso acontece, a doença é curada.

Isto significa que nosso corpo possui uma memória para as doenças mais comuns, como infecções virais e bacterianas simples. Nosso sistema imunológico tem facilidade para combatê-las, desde que nossa imunidade esteja alta. 

Como já sabemos: somos o que comemos e fazemos com nosso corpo e mente. Por isso é importante conhecer os alimentos que aumentam a imunidade e  manter uma boa rotina de exercícios, alimentação e sono.

Como aumentar a imunidade rápido?

Antes de irmos direto para a receita, vale lembrar que o aumento da imunidade é algo que não está somente na alimentação. Veja aqui uma lista de fatores que podem colaborar para que aumentar sua imunidade rapidamente:

  • Praticar exercícios físicos regularmente;
  • Manter uma alimentação saudável e balanceada;
  • Evitar Alimentos Industrializados e/ou gordurosos;
  • Não fumar;
  • Tome, pelo menos, 2L de água por dia.
  • Controle o stress.

Quais alimentos aumentam a imunidade?

Conheça agora uma lista com 15 alimentos que aumentam a imunidade e comece a consumi-los diariamente nas suas refeições. Alguns você já conhece, outros vão te surpreender. Mas o mais importante: todos trazem benefícios enormes para seu sistema imunológico! 

Acompanhe e boa leitura!

1. Morango

O nosso primeiro alimento para aumentar a imunidade é também uma das frutas mais procuradas dos brasileiros. Além de muito versátil, o morango é uma fruta rica em vitamina C, essencial para aumentar a produção de células do sistema imunológico e é ótima para a hidratação do organismo

Alimentos ricos em vitamina C previnem infecções respiratórias e sistêmicas, por isso o recomendado é que se consuma entre 100 a 200 mg de vitamina C por dia. Além do morango, outros alimentos como brócolis, acerola, e kiwi são ricos em vitamina C também compõem os alimentos que aumentam a imunidade do nosso organismo. 

2. Batata doce

A batata doce é um alimento extremamente versátil, delicioso e rico em vitamina A, C e compostos antioxidantes, responsáveis por aumentar a resistência contra infecções.É um dos mais conhecidos  alimentos que aumentam a imunidade. Este tubérculo é muito utilizado por quem deseja ganhar massa muscular devido ao seu nível de carboidratos saudáveis, alto teor de fibras e sais minerais. 

Que tal substituir a batata tradicional pela batata doce? Sua imunidade agradece!

3. Salmão

Delicioso e saboroso, o salmão é um dos alimentos mais conhecidos quando o assunto é saúde. Assim como a maior parte dos peixes, o salmão é rico em ômega 3 e não poderia faltar nesta lista de alimentos que aumentam a imunidade do organismo. Esse ácido graxo ajuda na regulação das células de defesa do sistema imunológico, além de ter importantes propriedades anti-inflamatórias.

4. Semente de Girassol

Você já experimentou sementes de girassol? Ricas em vitamina E,elas são um antioxidante natural que ajuda a proteger as células do nosso corpo contra substâncias tóxicas, radiação e radicais livres. Além da vitamina E, as sementes de girassol possuem zinco e uma série de sais minerais que formam um importante aliado nesta lista de alimentos que aumentam a imunidade do seu organismo

5. Iogurte natural

Um dos mais versáteis alimentos que aumentam a imunidade, o iogurte natural é composto por bactérias boas que chamamos de probióticos. Agindo principalmente no intestino, os probióticos ajudam a regular a resposta imune e aumentam as defesas gerais do corpo colonizando de forma positiva o nosso intestino. Procure consumir mais iogurtes durante o dia, eles são uma excelente pedida, por exemplo, entre uma refeição e outra, seja na parte da manhã ou da tarde.

6. Frutos secos

Castanhas de caju, do Pará, amendoins e outros frutos secos no geral são ricos em zinco, composto que auxilia na reparação de tecidos e na cicatrização de feridas. O zinco também auxilia no desenvolvimento e ativação dos linfócitos T, células de defesa essenciais para o funcionamento do sistema imune. 

Por conter menores quantidades de água, os frutos secos são uma ótima opção de alimentos que aumentam a imunidade, sobretudo pela sua facilidade de armazenamento e duração.

7. Spirulina

uma colher de pau contendo spirulina em pó
Como aumentar a imunidade? A spirulina pode ser uma poderosa aliada.

Certo, talvez este seja o mais inusitado desta lista de alimentos que aumentam a imunidade. Preparado?

A spirulina é uma cianobactéria, também chamada de alga azul, bastante utilizada como suplemento nutricional. Possui propriedades imunoestimulantes e antioxidantes, que ajudam a melhorar o sistema imunológico, estimulando a produção de novas células de defesa. Comercializada em forma de pó, você pode acrescentar a spirulina em sucos e vitaminas, ou mesmo em forma de cápsulas. 

8. Linhaça

Entre os diversos benefícios que a linhaça apresenta, um deles é o aumento do sistema imunológico. Seja em forma de semente ou óleo, o ômega 3, as lignanas e as fibras presentes na linhaça ativam e estimulam as células de defesa, exercendo função anti-inflamatória no nosso organismo. Estudos vêm apontando também seu potencial de inibição de tumores hormônio-dependentes

De fácil acesso, a linhaça é uma ótima opção nesta lista de alimentos que aumentam a imunidade. Você pode acrescentar em bolos, pães, sucos, iogurtes e saladas. Fica uma delícia! 

Uma dica: se você gosta de aveia junto com a linhaça, saiba que essa é uma boa pedida, e de quebra, a aveia também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico! 

9. Alho

O alho é amplamente usado na cozinha brasileira e talvez seja o mais consumido dos alimentos que aumentam a imunidade, já que é um aliado famoso do nosso organismo. Graças ao seu composto chamado alicina, o alho atua como um antimicrobiano, inibindo o crescimento de bactérias, fungos e vírus. Além disso, ele também elimina toxinas e bactérias que atacam o intestino e ajudam a diminuir a resposta inflamatória no organismo. 

Dica: tente um pão de alho caseiro e descubra outras maneiras de curtir este ingrediente!

10. Cúrcuma

A cúrcuma é mais um dos alimentos que ajudam a aumentar a imunidade. Se você não sabe o que é a cúrcuma, nós contamos para você. É uma raiz muito nutritiva, que possui um composto chamado curcumina, responsável por proteger nossas células de danos causados por radicais livres

Além dessa ação antioxidante, a cúrcuma também estimula a produção de células T, responsáveis pela nossa imunidade celular. Você pode consumir a cúrcuma em forma de pó, como um tempero para os alimentos ou, se preferir, em cápsulas. 

11. Amêndoas

Você sabia que consumir de 6 a 12 amêndoas por dia pode aumentar a sua imunidade? Pois é, dos alimentos que podem aumentar sua imunidade, as amêndoas são um dos mais versáteis. Consumir essas castanhas, além de uma delícia, é uma tarefa simples que te ajuda a se prevenir contra doenças. 

Rica em vitamina E, as amêndoas possuem propriedades imunomoduladoras, atuando como antioxidante e regulando as células dos sistema imunológico. Dos alimentos que aumentam a imunidade, as amêndoas talvez sejam as menos em conta, porém, pode ser uma ótima opção para variar o cardápio.

Comece a incluir algumas amêndoas no lanche da tarde, você não vai se arrepender!

12. Gengibre

O gengibre já é conhecido como um dos alimentos que ajudam a aumentar a imunidade. Muito presente em sucos, receitas detox e chás, a raiz contém propriedades antimicrobiana, antioxidantes e anti-inflamatórias. Isso ajuda o nosso organismo a ficar livre de infecções bacterianas, fúngicas e virais, além de inibir o desenvolvimento de diversas doenças crônicas como diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares. 

E aí, pensa que acabou? Calma que separamos mais alimentos que aumentam a imunidade para você colocar em sua alimentação. Continue conosco!

13. Couve

Sabe a couve que acompanha aquela deliciosa feijoada? Então, ela ajuda a aumentar a sua imunidade! Assim como outros vegetais escuros, a couve é rica em ácido fólico, nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Você também encontra ácido fólico no brócolis, espinafre, feijão, cogumelos e carne de fígado. Aproveite para variar o cardápio!

14. Laranja 

três laranjas em cima de uma mesa
A laranja é um dos alimentos que aumentam a imunidade!

Com alta concentração de vitamina C, a laranja é uma das opções entre as frutas cítricas para auxiliar na sua imunidade. Além disso, também conta com fibras, nutriente essencial para estimular a resistência do corpo contra infecções e respostas inflamatórias. Abuse de sucos de laranja naturais, inclua mais frutas na sua rotina. 

15. Cebola

Cebola é uma delícia, né? Melhor ainda é saber que, além de dar um sabor especial para a nossa comida, ela ainda está na lista de alimentos que aumentam a imunidade! Rica em vitamina C e outros antioxidantes, a cebola combate a inflamação, reduz o muco nas vias nasais, pulmões e sistema respiratório. Por isso, é uma forte aliada do sistema imunológico no combate de gripes e resfriados e outras infecções. 

Comece hoje mesmo!

Depois desse conteúdo ficou bem mais fácil dar uma forcinha para o seu sistema imunológico, não é mesmo? 

Nos tempos atuais, vivendo em plena pandemia, nunca foi tão importante manter uma boa saúde, então comece cuidando da sua imunidade através da alimentação

Como falamos no começo, muitos alimentos já fazem parte do nosso dia a dia, e agora que você sabe todos os benefícios que eles trazem para a saúde, pode consumi-los com mais frequência. Incentive também a sua família a consumir os alimentos que citamos!

Quer encontrar ofertas de alimentos que aumentam a imunidade? Basta ir até o Savegnago mais próximo de você, ou acessar o site e fazer suas compras online. 

Se preferir, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as promoções!

No Savegnago você faz compras mais saudáveis para você e toda a sua família!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *