A esfiha, ao lado da coxinha, é um dos salgados mais pedidos pelos brasileiros! Com certeza você tem na memória algum momento legal com a sua família ou com os amigos onde vocês sentaram para comer esfiha e dar umas boas risadas juntos. Infelizmente a gente vai crescendo, e vamos riscando, por vários motivos, algumas coisas do nosso cardápio.

Pois bem, a esfiha integral é uma ótima pedida se você busca uma forma mais saudável de se alimentar e mesmo assim quer continuar a comer salgados bem gostosos! E vou te contar, a receita é simples, e perfeita para chamar a família e os amigos num dia a noite e ver todo mundo indo dormir satisfeito e com a barriga feliz.

Começando do começo: a história da esfiha!

Antes de falarmos propriamente da esfiha integral, vamos conhecer a história da esfiha. A origem nos leva ao Líbano. Primeiramente o Iraque, que passou a cultivar trigo, cevada, pistache, nozes, romãs e figos, e criou o pão chato e redondo. Depois no Líbano surgiu o hábito de cobrir o pão com carne e cebola: nascia assim a esfiha aberta. Posteriormente, já no mundo ocidental, a esfiha começou a ser fechada. 

A esfiha chegou em território nacional com os imigrantes árabes, entre os séculos 19 e 20.  Veio primeiro para São Paulo, onde muitos sírios e libaneses se estabeleceram, mas logo conquistou todo o país!

esfihas de carne ao lado de tomates e azeite em uma mesa.
A esfiha surgiu no Líbano e chegou ao Brasil entre os séculos 19 e 20.

A massa de esfiha integral

A massa de esfiha integral é simples de ser feita e não deixa nada a desejar dos outros tipos de massa! A receita é bem simples e rende bastante (em média 30 porções de um tamanho não muito grande, o que é bacana para variar o recheio).

Ingredientes
1 colher sopa de fermento biológico seco (10g ou 30 g de fermento biológico fresco)
200ml de leite morno (o leite não pode passar de 40ºC)
1 colher chá de açúcar mascavo
1 colher chá de sal marinho
2 xícaras de farinha de trigo integral
150g farinha de aveia (adicionar aos poucos até dar liga)
1/2 xícara de óleo
1 ovo
1 gema para pincelar

Modo de preparo
Em um recipiente coloque o fermento, o leite morno e o açúcar, misture e deixe descansar por 10 minutos até que cresça e comece a borbulhar, assim, você se certifica de que o fermento está ativo. Depois, em um recipiente maior, misture a farinha de trigo integral, o ovo, o óleo, o sal e o fermento ativo.

Aos poucos vá adicionando a farinha de trigo comum até o ponto de conseguir sovar a massa. Transfira a mistura para uma superfície lisa e limpa e sove por cerca de 10 minutos ou até que a massa fique bem elástica. Devolva para o recipiente, cubra com plástico filme e deixe crescer por 1 hora ou até que dobre de volume.

Depois de crescida, divida a massa em bolinhas e coloque o recheio de sua preferência. Coloque em uma forma untada, enfarinhada e deixe crescer novamente por mais ou menos 30 minutos. Depois é só pincelar com 1 gema e levar ao forno por cerca de 30 minutos à 200°.


A massa da esfiha integral vegana com brócolis

Se além de integral, você procura uma esfiha integral vegana, vamos também ter essa opção! A vegana não vai leite e o recheio também é completamente livre de ingredientes animais.

Ingredientes da massa
4 xícaras de chá de farinha integral orgânica
2 colheres de sopa de açúcar mascavo orgânico
½ colheres de sopa de flor de sal
2 colheres de sopa de gergelim branco integral
½ xícara de chá de azeite de oliva orgânico
Óleo de soja extra-virgem orgânico para untar
1 envelope de fermento biológico em pó
180ml de água morna

Ingredientes do recheio
100g de queijo vegetal em pó
75ml de óleo de girassol extra-virgem
220ml de água
Brócolis orgânicos cozidos à gosto
Flor de sal e temperos a gosto

Modo de preparo
Misture o fermento com o açúcar mascavo e 4 colheres da farinha de trigo integral e adicione a água aos poucos até atingir consistência de mingau. Reserve e aguarde o fermento agir. Em um recipiente fundo, coloque o restante da farinha de trigo e o sal e no centro acrescente a mistura do fermento e o óleo e misture cuidadosamente com uma colher de pau.

Coloque o restante da água e amasse até obter uma massa de consistência macia e elástica, mas que não grude nas mãos. Sove a massa por aproximadamente 3 a 5 minutos. Cubra com um pano limpo e aguarde até a massa dobrar o volume. Após a massa crescer, abra em espessura bem fina. Corte em rodelas e acrescente uma colher de chá do recheio.

Una as laterais do meio da esfiha e coloque em uma forma untada com óleo de soja. Pré aqueça o forno em 300ºC e asse por aproximadamente 10 minutos ou até começarem a ficar douradas.

Cozinhe os brócolis como de costume e reserve. Em um recipiente coloque o queijo vegetal em pó, o óleo de girassol e 220ml de água. Mexa bem até que fique uma mistura bem homogênea. Agora basta colocar o recheio junto aos brócolis picadinhos e os temperos de sua escolha dentro da esfiha e assar conforme indicamos acima.


Outras opções de recheio na esfiha integral

O recheio da esfiha integral pode ser como na tradicional. Mas, como estamos tentando algo diferente, vamos dar também uma opção diferente e uma mais tradicional. É claro que tudo depende do sabor que você preferir, mas se quiser experimentar uma coisa nova, pode acabar gostando:

Esfiha integral com creme de ricota

Essa receitinha de creme de ricota também é ótima com macarrão, lasanha… Eu mesmo não sou muito fã de ricota, mas olha, para essa receita na esfiha integral, eu garanto que vale a pena!

Ingredientes
1 pacote de ricota fresca (1 xícara e meia)
salsinha e cebolinha a gosto
azeitona a gosto
pimenta do reino a gosto
sal
tempero a gosto (recomendo orégano, salsa e manjericão)
3 colheres de sopa de requeijão cremoso

Modo de preparo

É bem simples na verdade. Misture todos os ingredientes e vá experimentando para que esteja a seu gosto.

Esfiha integral com carne

Para quem não dispensa a tradicional esfiha de carne, também selecionamos uma receita bem prática e simples, para realmente ter opção para todo mundo!

Ingredientes
500gr de carne moída bem magra
1 cebola média
1 tomate vermelho
1 xícara de café de suco de limão
sal a gosto
½ xícara café de salsa picada

Modo de preparo
Processe a cebola, processe o tomate sem ficar cremoso, somente picados. Coloque em uma tigela e misture todos os ingredientes. Acerte o sal e retire o excesso de água com auxílio de uma peneira.

Dica extra: 1 colherzinha de café de canela pode fazer uma diferença muito saborosa na esfiha! Mas é só para os fãs de canela. Eu recomendo!

Como congelar esfiha

Saber congelar também é importante! Às vezes você pode fazer num dia que estiver mais tranquilo e comer depois, ou até mesmo fazer para vender! Então é importante ficar atento em algumas dicas para que a esfiha não perca a qualidade:

  • os salgados assados são pré-assados antes do congelamento. É importante lembrar disso! Coloque-os numa assadeira e leve-os ao forno até que fiquem com a massa corada. Desligue o forno e espere que esfriem.
  • dê preferência em colocar os salgados em bandejas vazadas/perfuradas que agilizam o processo de congelamento. Distribua os salgados de forma espalhada, para que um fique distante do outro e leve ao freezer ou congelador até que estejam bem firmes. Colocar os salgados todos juntos de uma vez sem qualquer cuidado aumenta o risco de eles deformarem.
  • depois que estiverem bem durinhos, ai sim podem ser armazenados juntos no mesmo pacote.
  • bem armazenados, podem ser consumidos em até 3 meses.
  • para descongelar, aconselhamos a tirar do freezer e deixar que mais baixo na geladeira. Não tente antecipar o descongelamento no micro-ondas, por exemplo.
várias esfihas integrais de carne em uma mesa.
Congelando várias esfihas você garante sabor e longa duração à comida!

2 tipos de molhos deliciosos para acompanhar a esfiha integral

Já que estamos fugindo do tradicional, nada melhor do que também escapar do ketchup, mostarda e maionese! Por isso vamos trazer 2 molhos práticos, rápidos e muito saborosos, que vão fazer toda diferença com a sua esfiha integral!

Molho de tomate picante

Ingredientes
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 dentes de alho
1/2 colher de chá de pimenta calabresa
2 colheres de sopa de vinho tinto
200g de tomate picado
1/2 colher de chá de sal

Modo de preparo
Em uma panela coloque azeite e os dentes de alho inteiros descascados e espere a mistura fritar. Em seguida, retire a panela do fogo, coloque a pimenta e espere o azeite dar uma leve esfriada. Coloque o vinho, volte a panela para o fogo e inclua os tomates. Depois disso só abaixar o fogo e deixar por 10 minutos. Para finalizar, coloque o molho em um recipiente, retire os alhos e deixe esfriar. Se preferir que ele fique mais homogêneo, bata no liquidificador.

Molho de mostarda e mel

Ingredientes
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de mostarda
1 colher de sopa de mel

Modo de preparo
É só misturar tudo e ir acertando conforme seu gosto. Bem simples e muito saboroso!

Fazer a sua esfiha integral é bem mais simples do que parece e muito saborosa. Escolha o recheio que preferir, capriche no molho, lembre-se das dicas para congelar e chame os amigos e a família para uma noite muito legal! O importante mesmo é que a esfiha esteja ao seu gosto e que todo mundo fique de barriga cheia e feliz.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *