O sofá é sempre o alvo daquela taça de vinho desastrosa ou do pedaço de bolo que não devia ter caído do garfo. E, por isso, todo mundo precisa saber direitinho como limpar o sofá. Confira, abaixo, as melhores dicas para mantê-lo limpo e bem cuidado.

Sofá de tecido

Quase todos os sofás feitos de tecido, inclusive os de chenille, podem ser lavados em casa sem a necessidade de contratar mão de obra especializada. A exceção é para os estofados que exigem limpeza a seco. Para ter certeza, procure essa informação na etiqueta de orientações de limpeza na parte interna do seu móvel. Se não for o caso de exigir uma limpeza à seco, mãos à obra.

Aspire o sofá, procurando seguir o sentido da fibra do tecido. Não limpe em círculos, nem na diagonal.

Misture um pouco de sabão em pó com 200 ml de água morna até obter espuma. Utilize uma escova de cerdas macias com uma pequena quantidade da mistura. Não coloque muita água no seu móvel.

Enxágue o sofá com um pano úmido e limpo e seque com outro pano limpo em seguida.

Ventile a área onde fica seu sofá para ajudar a secá-lo. Mas não deixe exposto ao sol, porque isso pode manchá-lo.

Sofá de couro

Para limpar seu sofá de couro, use apenas um pano umedecido com água morna e seque com um pano de algodão limpo.

Caso o sofá precise recuperar seu brilho, passe um pouco de hidratante específico para couro num pano seco e reidrate seu estofado. Lembre-se de seguir as instruções no rótulo do produto.

Sofá de vinil

Para limpar seu sofá de vinil, use um pano umedecido com um pouco de sabão em pó diluído em água.

Outro produto que pode ser usado é o bicarbonato de sódio dissolvido em água morna. Passe o pano úmido sobre o móvel e depois seque com um pano limpo.

Manchas

Lembrando que quanto mais rápido você limpá-lo, maiores as chances da mancha sair.

– Meio copo de vinagre branco. – Um litro de água. – Duas colheres de chá de bicarbonato de sódio.

Se você fizer a mistura e não usar tudo de uma vez, pode guardar por cerca de dois meses. Borrife o líquido no local da mancha. Na sequência, passe uma escova de cerdas duras no sentido do tecido do sofá. Não faça movimentos circulares. Com um pano úmido, tire o excesso do produto. Depois, passe um pano seco e deixe o sofá secando em um local arejado, mas não exponha o móvel diretamente à luz solar.

*Experimente comprar os produtos em nosso site! Clique, abaixo.