As aves natalinas são os pratos principais mais comuns em uma ceia de Natal. E com a data se aproximando, chega também a preocupação do que fazer nesta noite tão especial. Vem com a gente que vamos te explicar a diferença entre elas para você fazer sua escolha. E no final, de bônus, tem receita!

Conheça a diferença entre as aves natalinas!

Qual a diferença entre as aves natalinas?

As aves natalinas mais comuns a serem servidas no jantar desta data são Chester ou Fiesta e Peru. A primeira opção é o frango que tem origem na Escócia e é da espécie Gallus Gallus, tem mais concentração de carne no peito e nas coxas e possui uma cor mais clara. Já o Peru, possui uma carne mais escura e macia e menos gordurosa, com um sabor bem marcante.

Outras duas opções de aves natalinas que são boas, mas menos comuns, são o Pato e o Galeto. A carne de pato tem um sabor muito intenso e sabendo temperar você consegue direcionar os sabores, possui muito menos gordura que as outras carnes, por isso é legal deixar marinando no azeite ou na manteiga. Já o Galeto, que nada mais é do que um frango menor, é a melhor opção para quem vai preparar uma ceia mais intimista.

Aprenda receitas com aves natalinas

Receitas para preparar e fazer sucesso na ceia

Trouxemos algumas receitas com aves natalinas para você preparar em casa e saborear na noite de Natal em família, todo mundo vai amar!

• Peru com laranja
Você vai precisar de:
1 peru com 4 a 5 kg
2 xícaras de vinho branco seco
½ xícara de molho inglês
Suco de 2 laranjas
1 cebola picadinha
4 dentes de alho amassados ou picados
1 colher de café de pimenta calabresa
Sal e Pimenta-do-reino a gosto
200g de manteiga em temperatura ambiente
1/3 xícara de ervas picadas
Para preparar:
Em uma travessa coloque o peru, misture o vinho, o suco de laranja, o molho inglês, o alho, a cebola, as pimentas e o sal em uma tigela e despeje no peru, deixando marinar de um dia pro outro. No dia seguinte, tire o peru da travessa e coloque-o em uma assadeira. Com cuidado, levante a pele do peito e espalhe 1/3 da manteiga misturada com ervas. Com um palito, prenda as asas junto ao peito e amarre as duas pernas com um barbante. Pincele o que sobrou da manteiga sobre o peru e cubra com um papel alumínio. Asse por 1 hora e 45 minutos em um forno preaquecido a 200°C. Aos 52 minutos de forno, regue o peru com o líquido formado no fundo da assadeira. Ao tirar do forno, tire o papel alumínio, regue novamente e volte ao forno para dourar. Depois, é só se deliciar!

• Chester com pesto de sálvia e manteiga
Você vai precisar de:
1 chester
2 xícaras de chá de vinho branco
2 xícaras de chá de água
2 maços de sálvia
2 cebolas roxas cortadas em 4 partes
2 talos de alho-poró
3 cenouras cortadas
1 laranja
1 cabeça de alho
2 dentes de alho picados
Sal a gosto
40g de nozes picadas
½ xícara de chá de parmesão ralado
150g de manteiga derretida
Pimenta-preta ou pimenta-do-reino a gosto
Para preparar:
Tire os miúdos do Chester e deixe-o sequinho. Corte a laranja em 4 partes e divida a cabeça de alho ao meio. Use os pedaços da laranja para rechear o Chester junto com uma metade da cabeça de alho. Feche a peça com barbante e reserve. Desfolhe e pique as sálvias, transferindo para um pilão, acrescentando o alho e o sal e amassando bem até formar uma pastinha. Coloque essa pastinha em um recipiente pequeno e adicione as nozes, o parmesão, a manteiga derretida, misture bem e reserve. Tempere o Chester com sal e pimenta por toda a pele e também por dentro, besunte a peça com o pesto de manteiga. Em uma assadeira, forre o fundo com as cebolas roxas, os talos de alho-poró, a cenoura e a outra metade da cabeça de alho. Coloque o Chester por cima e no fundo despeje o vinho branco e a água. Deixe assar por 30 minutos em um forno preaquecido a 230°C. Depois desse tempo, diminua a temperatura do forno para 180°C deixando assar por mais 1 hora ou até dourar. Em seguida é só servir!

• Galeto Assado com Limão-siciliano e Pimenta Rosa
Você vai precisar de:
1 galeto inteiro com cerca de 400g
200g de abóbora com casca em fatias
1 cebola grande em pétalas
3 colheres de sopa de tomilho fresco
1 limão-siciliano em rodelas
2 colheres de sopa de azeite
Suco de 1 limão-siciliano
½ xícara de chá de suco de laranja
3 colheres de sopa de mel
1 tablete de caldo de galinha
1 colher de sopa de pimenta-rosa
Para preparar:
Misture o azeite, o suco de limão-siciliano, o suco de laranja, o mel, o caldo de galinha esfarelado, o tomilho, a cebola e a pimenta em um recipiente. Adicione o galeto e deixe marinar por 30 minutos, virando de lado aos 15. Coloque-o em uma assadeira junto com o caldo e espalhe as rodelas de limão e de abóbora, cobrindo com papel alumínio. Leve ao forno preaquecido a 200°C por 30 minutos. Tire o papel alumínio, vire o galeto com cuidado e volte para o forno por mais 30 minutos, molhando com o caldo do cozimento. Depois é só servir!

• Pato assado ao vinho
Você vai precisar de:
1 pato de 2kg
300ml de vinho
100ml de rum
2 cebolas picadas
2 colheres de sopa de sálvia fresca picada
2 dentes de alho picados
Sal a gosto
Pitada de cominho em pó
Pimenta do-reino a gosto
½ colher de sopa de cúrcuma em pó
½ xícara de chá de salsa e cebolinha verde picadas
Para preparar:
Em um recipiente misture o vinho, o rum, a cebola, o alho, o sal, o cominho, a pimenta e a cúrcuma e coloque o pato para marinar por 24 horas. Depois, em uma assadeira, transfira o pato junto com todo o tempero e acrescente a sálvia, a salsa e a cebolinha. Cubra com papel alumínio e leve ao forno a 180°C por 2 horas e meia. Passado o tempo, tire o papel alumínio e deixe dourar. Aí é só servir!

Lembre-se: todos os ingredientes para suas receitas e as melhores aves natalinas você encontra no Savegnago Supermercados.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *