A barba grande nunca esteve tão na moda. Há formas, espessuras e cores para todos os gostos. Mas ela precisa estar bem cuidada e aparada. Se preferir tirar tudo, deve fazê-la com cuidado para não causar cortes nem irritações. Um homem com a barba bem feita chama muito mais atenção!

Lave o rosto: deixar a pele limpa antes de começar a se barbear é essencial para mantê-la saudável. Use água quente para abrir os poros e facilitar o processo. Escolha um sabonete facial que também ajuda a hidratar a pele.

Barba grande: s

e você preferir deixar a barba grande, penteie os fios todos no sentido do crescimento para que a barba fique bem assentada no rosto e puxe uma parte da barba no sentido contrário ao do crescimento, deixando o tamanho que deseja embaixo do pente.

Com a tesoura, corte todos os fios que ficaram para fora do pente, como o cabeleireiro costuma fazer.

Raspe o contorno com a lâmina para desenhar o formato que combine com seu rosto. Lavá-la com shampoo e produtos para barba a deixam mais macia e cheirosa.

Produtos pré-barbear: o

s óleos pré-barbear são uma opção para deixar o deslizar da lâmina mais fácil e menos agressivo.

Lâminas: o

s aparelhos de barbear mais novos possuem 4 ou 5 lâminas. Eles são eficientes, mas os de três lâminas já são suficientes. Se sua pele fica muito irritada, escolha os com menos lâminas.

Creme de barbear: a

plique seu creme de barbear com movimentos circulares. Assim, eles levantam os pelos e formam uma espuma espessa, que facilita a passagem da lâmina e diminuem a irritação.

Lave o barbeador: l

ave sempre o barbeador entre cada raspada. Ele funciona melhor sem os pelos que ficam presos entre as lâminas. Se repetir uma área, repasse o creme de barbear. Raspe na direção do pelo, nunca ao contrário. Faça a barba devagar mas com firmeza.

Troque as lâminas frequentemente: q

uando as lâminas estão velhas, elas se enroscam nos pelos e podem até arranca-los. Troque-as sempre que sentir o barbear mais difícil e evite cortes, irritações e pelos encravados.

Pós-barba: p

asse sempre uma boa loção pós-barba ou um creme hidratante depois de barbear-se. O balm pós-barba também alivia as irritações. Evite produtos que contenham álcool.