Bebidas geladas sem geladeira, será que é possível? O fato é que, em algum momento da vida, todo mundo irá precisar de soluções inteligentes para manter as bebidas frescas e geladinhas. 

Pensando nisso, preparamos este post com 5 dicas para você manter suas bebidas geladas, sem utilizar itens como geladeiras, freezers e afins. Ao final, trouxemos algumas receitas gostosas para você testar os métodos que sugerimos.

Ficou interessado em saber esses truques? Então continue a leitura e confira!

Afinal, como manter as bebidas geladas sem geladeira?

Certamente, a primeira opção que vem à cabeça da maioria das pessoas quando o assunto é bebidas geladas sem geladeira, são as clássicas e perenes bolsas térmicas. 

As bolsas térmicas são opções viáveis para a manutenção da temperatura. Hoje, são encontradas nos mais variados tipos, tamanhos e formatos, para os mais diversos gostos e ocasiões.

Mas, sem dúvidas, existem diversas outras opções e truques que aumentam a eficácia da refrescância das bebidas geladas, e que podem te servir muito bem em vários momentos. 

1.Congelamento no dia anterior

Um truque simples e útil é o tradicional congelamento do dia anterior. Atente-se para

não encher completamente a garrafa. O ideal é encher três quartos da garrafa antes de colocá-la no freezer durante a noite. No dia seguinte, basta encher o último quarto com água ou suco em temperatura ambiente ou fria. Assim, a bebida manterá seu frescor por horas.

 2. Água, gelo e sal

Outra solução simples, rápida e eficiente é o resfriamento com sal em água gelada. Para isso, encha um recipiente suficientemente grande (isopor, cooler, caixa térmica, etc) com água e cubos de gelo na mesma proporção, e a seguir, acrescente o sal. 

Essa dica serve tanto para manter as bebidas geladas, como para gelar as bebidas que estão em temperatura ambiente. Em até 5 minutos, as bebidas ficam geladinhas. 

A explicação científica para este efeito é o fenômeno  da crioscopia, no qual um soluto diminui o ponto de congelamento da água. A crioscopia é uma propriedade coligativa que indica a diminuição do ponto de congelamento de um líquido. Na prática, quanto mais sal for adicionado na bacia com água e gelo, maior será o efeito de conservação da refrigeração. 

3. Água, gelo e álcool 

Seguindo a mesma premissa da dica anterior, acrescentar água e álcool no gelo em um recipiente térmico é um ambiente perfeito para manter as bebidas geladas por um tempo prolongado. Isso se deve ao fato de que o álcool detém o calor e diminui o tempo de congelamento da água. 

4. Papel alumínio 

Para manter bebidas geladas com esse método, deve-se cobrir a garrafa ou lata com papel alumínio. Esse material protege efetivamente do calor e mantém as bebidas geladas por mais tempo. 

Portanto, antes de colocar as bebidas diretamente no isopor ou qualquer outro recipiente térmico, envolva as bebidas com papel alumínio e tenha bebidas geladas à sua disposição por muito mais tempo.

5. Esponjas congeladas 

Uma técnica bastante eficaz também é gerar umidade para manter bebidas geladas. Isso pode ser feito através do congelamento de uma esponja úmida. Quando a esponja estiver congelada, coloque-a com a bebida em um saco plástico hermético, de preferência dentro de uma caixa térmica. Assim, a bebida ficará gelada durante várias horas. 

Copo de cerveja bem gelada com um pouco de espuma por cima.
Você pode usar essas dicas para manter sua cerveja gelada

Dicas rápidas

  1. Lembre-se: quanto menos garrafas ou latinhas você colocar de uma vez para gelar, mais rápido será a refrigeração;
  2. Alguns materiais perdem calor mais rapidamente. É o caso do alumínio: da mesma forma que ele permite que a bebida fique gelada mais rapidamente, ela também esquenta mais rápido;
  3. O combo gelo e água funciona melhor que apenas gelo. Isso ocorre porque, com a água, há o aumento da superfície de contato do recipiente com a substância gelada;
  4. Gire a garrafa: quando as bebidas estiverem dentro do recipiente com gelo, lembre-se de girá-las de tempos em tempos para que a temperatura do líquido de todo o frasco seja equilibrada.

Receitas de bebidas geladas

Agora que você já sabe como manter as bebidas geladas, que tal aprender algumas receitas? Nossas sugestões, além de serem super refrescantes, são fáceis de fazer!

Chá preto com limão 

Copo de vidro com chá preto batido com gelo. Ao lado do copo tem 2 limões.
Chá preto gelado com limão é uma opção refrescante!

Ingredientes para 1 litro

  • 8-12 colheres de chá de chá preto
  • 1-2 limões 
  • Açúcar à gosto
  • Cubos de gelo

Passo a passo:

  1. Coloque o chá preto em uma panela, despeje 1 litro de água fervente sobre ele e deixe em infusão por 3-5 minutos.
  2. Passe o chá por uma peneira para uma jarra resistente ao calor e acrescente o açúcar. Adicione cubos de gelo suficientes e deixe o chá esfriar. Em seguida, leve à geladeira por 2 horas.
  3. Esprema 1 limão. Se preferir mais azedo, use mais suco de limão. Corte outro limão em rodelas finas. Adicione o suco de limão e as fatias ao chá e sirva bem gelado.

 Limonada tradicional caseira

Copo de vidro cheio com limonada.
A limonada é uma opção tradicional e deliciosa

  Ingredientes para aproximadamente 1,7 litros

  • 1 pequeno pedaço de gengibre (aprox. 10 g)
  • 200 g de açúcar
  • 200 ml de suco de limão
  • 1 litro de água mineral
  • 2 limões orgânicos
  • 5 talos de hortelã

 Passo a passo:

  1. Descasque e pique finamente o gengibre. Leve 500 ml de água, gengibre e 200 g de açúcar para ferver, mexendo até que o açúcar se dissolva. Deixe esfriar.
  2. Passe a calda por uma peneira para um recipiente grande com capacidade para cerca de 2 litros. Complete a calda com 200 ml de suco de limão e 1 litro de água fria com ou sem gás, dependendo do seu gosto.
  3. Lave os limões orgânicos com água quente, seque e corte em fatias finas. Lave 5 talos de hortelã, seque e retire as folhas. Adicione as folhas de hortelã e limão à limonada e sirva bem gelada.

Limonada de morango

A limonada de morango é uma opção alternativa à limonada tradicional

Ingredientes para 1 litro

  • 500 g Morangos
  • 2 Limões
  • 3 colheres de sopa açúcar mascavo
  • 1L Água mineral
  •  Canudos

Passo a passo:

  1. Lave os morangos, retire as sépalas. Coloque os morangos em um recipiente e amasse-os com um garfo.
  2. Esprema os limões. 
  3. Bata a polpa de morango com açúcar e suco de limão no liquidificador
  4. Distribua morangos entre os copos 
  5. Sirva a limonada de morango com canudinhos rosa ou vermelho.

Café gelado fácil

O café gelado é prático e muito saboroso

Ingredientes para 2 copos: 

  • 500 ml café
  • Açúcar à vontade
  • Cubos de gelo
  • 140 g sorvete de baunilha
  • 100 g chantilly
  • Alguns canudinhos de sorvete para enfeitar

Passo a passo:

  1. Prepare 500 ml de café como de costume. 
  2. Se gosta de beber o seu café com açúcar, pode dissolver um pouco de açúcar no café quente.
  3. Refrigere o café por pelo menos 30 minutos. 
  4. Divida o café em 2 copos altos (aprox. 250 ml cada). 
  5. Coloque cubos de gelo em cada copo. 
  6. Coloque 70 g de sorvete (cerca de 2 bolinhas) em cada copo. 
  7. Distribua o chantilly pelos copos. 
  8. Enfeite com os canudinhos de biscoito e cacau em pó, se desejar.

Com essas dicas e receitas de bebidas geladas, você está agora super preparado(a). Que tal conferir ainda esta receita maravilhosa de Smoothie de pitaya

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *