A uva é uma fruta versátil, podemos consumir em doces, em saladas e ela pura, que é uma delícia! Até na tábua de frios a uva aparece, primeiro como decoração, depois para consumo. Pode até parecer que não, mas a uva é muito benéfica para a nossa saúde e hoje vamos te mostrar por que e como você pode consumi-la!

Benefícios da uva

Existem mais de 5 mil tipos de uva, mas vamos falar aqui sobre a Uva Roxa, a Uva Vermelha e a Uva Verde, que são as mais comuns. Essa fruta:

  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico: por ter grande quantidade de vitamina C, a uva atua na imunidade evitando gripes e resfriados, além de outras doenças.
  • Faz muito bem aos ossos: a uva é rica em vitamina K e vitamina B1, que auxilia na fixação de cálcio na massa óssea, prevenindo doenças como osteoporose.
  • Age direto na saúde do coração: a uva contém antocianinas, taninos e flavonoides, além de ser vasodilatadora. Esses componentes ajudam a evitar doenças, como arteriosclerose, entre outras, assim como regular a pressão arterial.
  • Auxilia no combate ao câncer: a presença de resveratrol e de compostos fenólicos, radicais
    livres, a uva ajuda as células a se desenvolverem de forma saudável.
  • Ajuda a regular o intestino: por conter muitas fibras na casca da uva, ela ajuda a regular a flora intestinal.
  • Faz bem para o cérebro: as vitaminas do complexo B presentes na uva auxiliam na saúde mental, pois ajudam na circulação e oxigenação, melhorando a memória e ajudando a prevenir doenças como Alzheimer, depressão e ansiedade.

Receitas para fazer em casa

• Torta de uva verde
Você vai precisar de:
Uva verde a gosto
1 e ½ pacotes de biscoito Maizena
1 caixa de creme de leite
1 caixa de leite condensado
3 colheres de sopa de manteiga
Para preparar:
Comece pela base da torta. Coloque em um liquidificador os biscoitos e bata até se formar uma farofa, misturando depois com manteiga em um recipiente até ficar homogêneo. Ajuste essa massa em uma forma e leve ao forno por 10 minutos a 180°C. Para o recheio, acrescente o leite condensado e o creme de leite em uma panela que deve estar em fogo médio. Vá mexendo até atingir o ponto de brigadeiro. Adicione metade desse creme na forma com a massa, acrescente as uvas verdes e cubra com o que sobrou do creme. Leve para a geladeira por, no mínimo, 2 horas e pronto!

• Clafoutis de uva
Você vai precisar de:
Uvas verdes sem sementes e cortadas ao meio
4 ovos
¼ de xícara de chá de leite
1 xícara de chá de creme de leite fresco
¼ de xícara de chá de farinha de trigo peneirada
½ xícara de chá de açúcar
1 pitada de sal
Raspas de cumaru
Manteiga e açúcar para untar
Para preparar:
Bata os ovos de leve em um recipiente, acrescente o creme de leite e misture bem. Adicione a farinha, o açúcar, o sal e as raspas de cumaru, misturando tudo. Coloque essa mistura em uma forma untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Finalize com as uvas por cima. Leve ao forno preaquecido por 20 minutos, aproximadamente, a 180°C ou até dourar e firmar. E pronto!

• Ceviche de robalo com picles de uva
Para o picles de uva, você vai precisar de:
15 uvas picadas e sem semente
10g de gengibre
4 cravos da Índia
3 colheres de sopa de açúcar
1 folha de louro
1 e ½ xícara de chá de vinagre de maçã
1 colher de chá de pimenta-calabresa
1 colher de chá de semente de mostarda
Para o ceviche, você vai precisar de:
3 filés de robalo
1 limão-siciliano
½ cebola
2 limões Tahiti
1 pimenta dedo-de-moça
1 colher de chá de semente de coentro
Sal, pimenta-do-reino e coentro a gosto
Para preparar:
Coloque o açúcar, o gengibre picado, os cravos, as sementes de mostarda, o louro, a pimenta-calabresa e o vinagre em uma panela e misture. Leve ao fogo alto e deixe ferver por 2 minutos. Após 30 minutos, acrescente as uvas. Coloque o peixe fatiado, a cebola bem fatiada, o suco e as raspas dos limões, a pimenta dedo-de-moça picada e sem sementes, as sementes de coentro e o sal em uma vasilha e misture. Acrescente o picles de uva e finalize com o coentro.

• Pudim de chia com uva
Você vai precisar de:
Uvas cortadas ao meio a gosto
1 pote de iogurte natural (125g)
1 colher de sopa de chia
1 colher de chá de mel puro
Para preparar:
Junte todos os ingredientes, exceto as uvas, em um recipiente e misture bem. Ajeite as uvas pela lateral e leva para a geladeira por 30 minutos, no mínimo. Se puder deixar de um dia para o outro é melhor. E aí é só servir!

No Savegnago Supermercados você encontra todos os ingredientes para suas receitas e a melhor uva para se deliciar e aproveitar de todos os benefícios que essa fruta tem.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *