Seja nas festas juninas recheadas de comidas típicas ou no dia a dia, opções como a pasta de amendoim, paçocas etc, são uma delícia. Sabe de uma coisa? Você pode aproveitar a comemoração e comer sem culpa. Os benefícios do amendoim para sua pele vão te surpreender!

Agora você pode comer aquelas comidas saborosas feitas com amendoim sem se preocupar com a saúde da sua pele.

Confira, abaixo, quais são os nutrientes da composição e os benefícios do amendoim e veja como você pode se deliciar com as comidas de festa junina e ficar com a pele ainda mais bonita. Continue a leitura!

Quais são os nutrientes do amendoim?

Os benefícios do amendoim são vários. Este alimento tem em sua composição diversos nutrientes essenciais para garantir uma pele mais saudável e bonita. Confira, a seguir, quais são esses nutrientes tão importantes:

  • Vitamina E;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Folato;
  • Cálcio;
  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Fósforo;
  • Cobre;
  • Zinco.

5 benefícios do amendoim

Prato branco com cheio com amendoins.
Conheça 5 benefícios do amendoim para a pele.

É por essa riqueza de nutrientes, como pudemos ver no tópico acima, que os benefícios do amendoim para a pele são tão variados. Vamos ver com mais detalhes sobre cada um deles:

1. Espinhas

Um dos primeiros benefícios do amendoim que vamos mostrar é em relação às espinhas. Por serem alimentos ricos em vitamina E, os amendoins contêm uma alta concentração de niacina, o que ajuda a abrir os vasos sanguíneos e melhora a circulação abaixo da pele. 

Se consumido na dose certa, um dos benefícios do amendoim é a contribuição positiva na luta contra as incansáveis espinhas.

Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois, Estados Unidos, concluiu que o amendoim possui grande quantidade de resveratrol, uma substância que possui propriedades anti-inflamatórias que atuam também contra a formação de espinhas

2. Envelhecimento precoce

Os sinais de envelhecimento, como rugas, descoloração e diminuição da elasticidade, são uma das nossas maiores preocupações quando o assunto é beleza, não é mesmo?

E para ajudar com esse problema, o amendoim contém uma quantidade significativa de vitamina C, que é necessária para a produção de colágeno. O colágeno é necessário para manter os tendões, a pele e a cartilagem. Ele fornece mais firmeza e mais elasticidade à pele para mantê-la jovem e flexível.

3. Tratar a pele seca e escamosa

Mulher passando uma máscara de hidratação no rosto de outra mulher.
Um dos benefícios do amendoim para a pele é a hidratação.

Mais um grande benefício do amendoim é o fato de serem embalados com ácidos graxos ômega 3 que ajudam a nossa pele de muitas maneiras. Confira, abaixo, quais são esses benefícios que o ômega 3 oferece:

  • reduz a inflamação no corpo para evitar erupções cutâneas;
  • reduz o risco de desenvolver câncer de pele em células escamosas;
  • hidrata a pele interna e externa para tratar a pele seca e escamosa.

4. Máscara para pele

A máscara facial de manteiga de amendoim está ganhando uma imensa popularidade nos dias de hoje. Aplicá-la no rosto limpa a sujeira e impurezas, além de oferecer uma pele com um olhar muito mais saudável.

Como fazer a aplicação da máscara?

A aplicação da máscara de manteiga de amendoim é simples. Confira o passo a passo:

  1. antes da aplicação, lave o rosto com um limpador de pele;
  2. aplique a manteiga de amendoim em todo o seu rosto;
  3. espere até que a máscara seque;
  4. lave o rosto massageando sua pele lentamente e em movimentos circulares;
  5. enxague o rosto com água morna.

Fácil, não é mesmo?

5. Saúde da pele

Por último, mas não menos importante, entre os benefícios do amendoim, temos a saúde da pele.

O betacaroteno é um antioxidante encontrado na composição do amendoim e é muito crítico para a saúde da pele. Ele é convertido em vitamina A no corpo e ajuda no crescimento e na reparação dos tecidos do corpo. Assim, os amendoins ajudam a curar feridas e contusões em um ritmo muito mais rápido do que o comum.

Viu só quantos benefícios do amendoim você consegue aproveitar para tratar e cuidar da saúde da sua pele? Além de ser um alimento nutritivo, ainda contribui para uma rotina de cuidado e carinho com a saúde e beleza das pessoas.

Qual a melhor forma de consumir o amendoim?

Copo com pasta de amendoim ao lado de um biscoito recheado com pasta de amendoim e morangos.
O amendoim pode ser consumido de formas variadas.

Já vimos quais são os diversos benefícios do amendoim para uma pele mais saudável e bonita. Mas além desses benefícios, o amendoim é um alimento versátil que pode ser consumido de diversas maneiras, permitindo inúmeras possibilidades para agradar a todos os gostos.

Confira, abaixo, algumas sugestões de como aproveitar os benefícios do amendoim de formas bem apetitosas:

Amendoim cru ou torrado

Uma das formas mais práticas de consumir o amendoim é cru ou torrado. Você pode comprá-lo torrado nos mercados ou fazer em casa, basta deixá-lo no forno médio por cerca de 10 minutos.

Esse tipo de amendoim é super indicado para servir como petiscos, acompanhado de outros alimentos ou bebidas.

Pasta de amendoim

Uma outra maneira de aproveitar os benefícios do amendoim de forma saborosa é fazendo uma pasta de amendoim, que podem ser passadas em torradas ou pães para servir como café da manhã ou lanches da tarde.

Para isso, é só triturar o amendoim no liquidificador até ficar cremoso e armazená-lo em um pote.

Doces

Doce pé de moloque.
Uma opção de consumo do amendoim é em doces.

Por último, além do amendoim cru, torrado e da pasta de amendoim, uma outra forma muito criativa e apetitosa de aproveitar os benefícios do amendoim é através de doces, como paçocas, doces de amendoins, etc.

Se você gosta de se aventurar na cozinha, busque receitas que tenham o amendoim como ingrediente em sua composição e solte a criatividade para criar os melhores doces.

Qual a quantidade de amendoim posso comer por dia?

Apesar dos inúmeros benefícios do amendoim, é indispensável lembrar que, assim como qualquer tipo de alimento, ele também precisa ser consumido com moderação.

Todo alimento saudável, se consumido em exagero, não somente anula seus benefícios como acaba prejudicando a saúde. Portanto, fique atento na quantidade ideal de consumo desse alimento!

O amendoim tem um valor calórico bastante alto. Em apenas 100 gramas, são cerca de 600 calorias! Segundo a recomendação médica, o ideal é que sejam consumidos no máximo 30 gramas por dia.  

Ficou com vontade de comer uma pasta de amendoim ou aproveitar um bom vinho com amendoim como petisco? Então, aproveite para comprar no Savegnago. Aqui você encontra muitas opções de amendoins e outros alimentos para acompanhar e fazer suas compras completas para toda a sua família!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Comentários

  • Nilson Luiz Labruna disse:

    Adoro amendoim torrado. 500 gr. Ponho ele cru numa tijela de vidro, 4 colheres de sopa de água e uma colher de de sal.
    Coloco no micro ondas por 3 minutos, tiro, mexo bem, coloco novamente 3 minutos, tiro mexo novamente e por último, mais 3 minutos no micro ondas.
    Espero um pouco para esfriar e tira a casca com facilidade ou come com a casca tabm.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *