O iogurte natural é um alimento bastante versátil, que pode ser consumido de diferentes formas e em qualquer momento do dia. Além de delicioso, os benefícios do iogurte natural para a nossa saúde são inúmeros, e a melhor parte é que você pode preparar o seu aí mesmo, da sua casa. 

No conteúdo de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o iogurte natural e como ele pode ser consumido no seu dia a dia. Além disso, você vai aprender como fazer iogurte natural para fazer receitas deliciosas com esse ingrediente e muitas outras combinações. Preparada? Então acompanhe a leitura!

O que é iogurte natural e como ele pode ser usado?

O iogurte natural é um produto lácteo, feito a partir da interação do leite com bactérias que fermentam a lactose (o açúcar do leite). A partir dessa interação surge o ácido lático, que dá a textura e o sabor do iogurte que conhecemos. 

Devido à presença dessas bactérias vivas, como Bifidobactérias e Lactobacillus, o iogurte também é considerado um probiótico

Os iogurtes podem ser preparados em casa ou podem ser comprados no supermercado. A diferença está na composição dos produtos. 

Os industrializados, geralmente contém açúcar, corantes e outros ingredientes que não fazem tão bem para a nossa saúde, por isso é importante ter atenção à embalagem, ou então preparar o seu próprio iogurte natural. 

Em relação ao consumo, o iogurte natural é bastante versátil. Ele pode ser servido no café da manhã ou no lanche da tarde, puro ou acompanhado de frutas e cereais, ou pode ainda ser utilizado como um ingrediente para produção de bolos e molhos para saladas.

 Alguns outros ingredientes combinam e muito com o iogurte, contribuindo ainda mais para uma alimentação equilibrada, é o caso da granola, chia e linhaça, por exemplo. 

mesa cheia de iogurtes para falar dos benefícios do iogurte natural
O iogurte esbanja versatilidade, tanto na hora do preparo quanto nas opções de escolha. Você conhece os principais tipos de iogurte?

Qual a diferença entre iogurtes?

Como comentamos anteriormente, principalmente no supermercado é comum encontrar diferentes categorias de iogurtes, com composições que variam entre si. Mas você realmente sabe a diferença entre iogurtes? 

Prestar atenção nisso é fundamental para garantir todos os benefícios do iogurte para a sua saúde. Acompanhe a seguir:

Iogurte natural

Os iogurtes naturais são aqueles sem adição de açúcar ou qualquer substância que não seja proveniente das culturas microbianas ou do leite. Por conta disso, ele tem uma textura mais firme e um sabor bem suave.

E, assim, é possível encontrar algumas opções com mel ou suco de frutas, trazendo um sabor diferente para o iogurte natural tradicional. 

Iogurte desnatado

Os iogurtes desnatados são como os iogurtes naturais, mas com menos gordura na sua composição Isso faz com que eles tenham menos calorias e sejam excelentes opções para quem quer emagrecer ou controlar o colesterol.

Iogurte grego

O iogurte do tipo grego tende a ser mais calórico que o natural, uma vez que possui mais gorduras e açúcares em sua composição. Por isso, tenha atenção ao consumi-lo, pois se o intuito é uma alimentação mais saudável, essa pode não ser a opção ideal. 

Iogurte fermentado

Você deve estar se perguntando, mas todos os iogurtes são fermentados, não são? A resposta é sim! Mas esse tipo em específico levam o leite fermentado, o que é bom para a flora intestinal. Seus principais benefícios são diretamente ao sistema digestivo.

Bebida láctea

Apesar de parecer com iogurte, não é. A bebida láctea tem soro ou amido de milho adicionados à sua composição, o que faz dela uma opção menos saudável em comparação com os demais iogurtes da lista.

iogurte natural em uma mesa com uma colher ao lado
É difícil encontrar alguém que não goste de iogurte, não é? Além de refrescante, os benefícios do iogurte natural para a sua saúde são incontáveis.

Benefícios do iogurte natural

Agora que você já sabe o que é e como ele pode ser usado, chegou a hora de descobrir quais são os reais benefícios do iogurte natural para a sua saúde. E a gente já adianta: são tantos que você vai se surpreender e pensar por que não consome essa bebida todos os dias! Veja a seguir:

Melhora a flora bacteriana intestinal

Ao melhorar a flora bacteriana do seu intestino, você auxilia no combate a uma série de doenças como síndrome do intestino irritável, câncer de cólon, prisão de ventre, úlcera estomacal e duodenal, colite, enterite, gastrite e disenteria.

 Ufa! Ótimo, né? Tudo isso só implementando o consumo de iogurte natural no seu dia a dia. 

Melhora o trânsito intestinal

As bactérias presentes no iogurte ajudam a fazer uma “pré-digestão” das proteínas, o que ajuda muito no processo de digestão, garantindo um trânsito intestinal saudável todos os dias. 

Além disso, outro benefício do iogurte natural no intestino é o combate à fermentação dos alimentos, evitando gases, irritações, inflamações e as infecções intestinais. 

Ajuda na dieta

Por ser um alimento pobre em calorias, o iogurte natural funciona muito bem naqueles momentos em que você precisa enganar a fome entre as refeições, sabe? Isso faz com que você não consuma outros alimentos calóricos, como biscoitos, pães e bolachas, contribuindo para a sua dieta. 

O cálcio presente no iogurte também auxilia no controle do peso. E por falar em cálcio… 

Fortalece ossos e dentes

O iogurte natural possui mais cálcio do que o próprio leite.

Então, essa alta quantidade de cálcio aliado ao fósforo ajuda na prevenção de osteopenia, osteoporose e contribui para a recuperação de fraturas e cuidado dos dentes.

Promove aumento da massa muscular

Rico em proteína, o iogurte auxilia no aumento da massa muscular e sua recuperação. Por isso, é indicado o consumo de iogurtes antes ou depois da realização de atividades físicas, como musculação, por exemplo. 

Melhora a memória

Entre todos os benefícios do iogurte natural, talvez esse seja o que menos as pessoas conheçam. Esse alimento ajuda na memória, na aprendizagem e nos processos cognitivos, já que possui vitaminas do complexo B. 

Assim, estudos indicaram que, o consumo de probióticos na totalidade, ajuda a manter a saúde mental

Aumento da imunidade

O iogurte natural possui zinco e selênio, nutrientes importantes para aumentar as defesas do organismo. Nesse sentido ainda, os probióticos também ajudam a regular e ativar as células do sistema imune, diminuindo o risco de sofrer doenças como gripe ou resfriados.

Imagina poder fazer iogurte natural na sua casa? E se eu te disser que isso é super fácil?! Acompanhe:

Como fazer iogurte natural?

Fazer iogurte natural é tão fácil que você não vai nem acreditar! Basta ferver 1 litro de leite e deixar esfriar até ficar morno. Depois, misture 1/2 pote de iogurte natural e mantenha por 8 horas em local abafado.

Pronto! Simples demais, né? Mas, para você não errar, aqui vão algumas dicas:

  • A temperatura ideal do leite para misturar o iogurte é quando ele está morno. Ou seja, coloque o dedo mindinho dentro e conte até 10. Se conseguir ficar os 10 segundos sem sentir desconforto está no ponto. 
  • Misture o iogurte natural com um pouco de leite morno, assim quando você adicioná-lo ao restante do leite morno ele não vai empelotar.
  • O iogurte usado tem que conter apenas leite e fermento lácteo. 
  • Você pode usar leite e iogurte nas versões desnatado ou semidesnatado, mas o resultado não será um iogurte tão cremoso e firme como na versão integral.

Receita: Frutas frescas ao molho de iogurte

Então, para preparar essa receita você vai precisar de: 

  • 1 manga grande (sem fiapos);
  • 20 morangos
  • 2 potes de iogurte natural (que você mesma pode ter preparado!)
  • 4 colheres de açúcar light
  • Folhas de hortelã para decorar

Corte a manga em pequenos pedaços e bata no processador com um pouco de água até atingir o ponto de polpa. Corte 15 morangos ao meio e faça o mesmo. Reserve as polpas separadamente.

Assim, em uma tigela, bata o iogurte com o açúcar light e reserve. Monte em pequenas taças colocando uma camada de iogurte, uma de polpa de morango, uma de iogurte e, por último, uma de polpa de manga.

Dessa forma, decore com hortelã e sirva gelado!

E aí, gostou de saber mais sobre os benefícios do iogurte natural e ainda aprender como prepará-lo para usar em receitas incríveis?

Então, aqui no blog do Supermercado Savegnago você sempre encontra dicas como essa! Fique ligada e até a próxima!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *