O melão é uma fruta originada da Ásia, que pode ser consumida in natura, na forma de sucos, vitaminas, doces, aperitivos, lanches intermediários ou até mesmo em saladas. Típica do verão, além de muito refrescante, os benefícios do melão para a saúde do nosso corpo são incontáveis.

E é sobre isso que vamos falar hoje!

Se você já gosta dessa fruta, aprender um pouco mais sobre os benefícios fará com que você a consuma ainda mais. Se você ainda não é adepto do consumo de melão, fique tranquilo que, por aqui, vamos ensinar uma receita de dar água na boca. 

Acompanhe a seguir e descubra todos os benefícios do melão e ainda aprenda a escolher uma boa fruta para suas receitas! Boa leitura!

Tipos de melão

Antes de contarmos sobre todos os benefícios do melão, você sabia que existe mais de um tipo dessa fruta disponível para consumo? É isso mesmo! São seis tipos de melão, todos com muitos benefícios e, com certeza um deles vai agradar o seu paladar. Conheça a seguir cada um deles: 

Melão Orange

Essa categoria de melão possui a casca bem lisa e amarela, e por dentro, sua polpa apresenta uma coloração alaranjada, bastante carnuda e extremamente doce

Melão Amarelo

O melão amarelo é o mais tradicional. Ele possui uma casca de cor amarelo intenso, e no seu interior a polpa é branca-esverdeada, com sabor bem leve. É o melão mais comum de ser encontrado em supermercados ou feiras, sendo também o campeão de vendas. 

Melão Gália

O melão gália se assemelha bastante com o amarelo. No entanto, apesar de sua casca também ser amarela, ela é rendada. Por dentro, sua polpa esverdeada apresenta um sabor levemente adocicado

Melão Matisse

O melão matisse tem casca de cor branca com rajadas esverdeadas. Sua polpa também é branca, e o sabor é o mais doce entre todos os tipos de melão existentes. Por isso, se você busca uma opção de melão bem doce, o matisse é o ideal! 

Melão Cantaloupe

Com casca clara e rendada, o melão cantaloupe possui uma polpa de cor laranja forte, e apresenta um sabor bastante adocicado

Melão Pele de Sapo

Talvez esse seja o tipo de melão com a aparência mais diferente. Sua casca é verde clara com manchas verde escura, enrugada e dura. Já a sua polpa é creme-esverdeada com sabor adocicado.

Benefícios do melão

Os benefícios do melão são incontáveis. Ele ajuda o nosso corpo em algumas funções internas, ao mesmo tempo, em que ajuda a melhorar, por exemplo, a hidratação da nossa pele

Para as mulheres, os benefícios do melão ainda vão além, e ele pode ser um importante aliado contra a TPM. A seguir, vamos listar os principais benefícios do melão para nosso organismo. Acompanhe!

Com muita água em sua composição, o melão consegue aumentar a hidratação da pele, melhorar a saúde da pele e dos cabelos, e ajudar no trânsito intestinal

Além disso, ele ajuda a controlar a pressão arterial graças a não só seu excesso de água, mas também de potássio. 

Outro benefício do melão é em relação à prevenção de doenças, inclusive câncer. A presença de antioxidantes, como Luteína, Beta-caroteno, Criptoxantina e Zeaxantina combatem células defeituosas que se transformam em tumores. 

Além disso, vitaminas A, C e do complexo B, auxiliam no bom funcionamento do organismo, refletindo na saúde dos órgãos, dos ossos e tecidos. 

Outro nutriente importante é o cálcio presente no melão, que preserva a saúde dos ossos e dentes. Além do cálcio, o ácido fólico presente no melão provoca uma ação diurética, ou seja, ajuda a eliminar toxinas e líquidos que ficam acumulados no nosso corpo, por meio da urina. 

O alívio dos sintomas da TPM também podem ser controlados com o consumo de melão. Ele ajuda a interromper o fluxo pesado de coágulos, enquanto aliviam cólicas menstruais. E nem só as mulheres se beneficiam disso: cãibras musculares também são aliviadas com a fruta ou suco dela. Demais, né?

Por fim, o último benefício do melão que traremos aqui é o combate à insônia. A fruta tem efeitos calmantes, deixando os músculos e nervos relaxados. 

Além disso, por ter abundância de água e fibra, evita que levantemos a noite para comer ou beber água, proporcionando boas horas de sono com qualidade.

 Inclusive, o melão é o lanche ideal para quem busca perder peso e precisa saciar a fome. 

Como escolher melão?

Se você sempre se pergunta como escolher melão, seus problemas acabaram! Afinal, não basta saber os benefícios do melão se você não souber como escolhê-lo. 

Hoje, nós vamos te ensinar a como levar para casa um melão docinho, pronto para consumo. Na hora de escolher, siga essas dicas:

  • Observe a casca: ela não deve ser muito firme, mas também não pode estar muito mole;
  • Pressione o “umbigo” (parte inferior) do melão. Se ele ceder, então está no ponto;
  • Balance o melão e perceba se as sementes estarão soltas. Se a resposta for “sim”, então ele está pronto para ser consumido.

Receitas com melão: suco detox e gelado e melão

Consumir o melão in natura é delicioso, mas, saiba que você pode ir muito além com esta fruta. Então, que tal aproveitar todos os benefícios do melão através de duas receitas super simples deliciosas feitas para te ajudar a inovar no cardápio. Vamos lá?

Suco Detox com melão

Apostar em uma opção detox de tempos em tempos é ótimo para ajudar na limpeza do organismo. Para fazer um suco detox utilizando o melão você vai precisar apenas de:

  • ½ melão 
  • 2 limões
  • Gelo
  • 250 ml de água

Para preparar, bata no liquidificador o melão junto com a água, e em seguida acrescente o gelo. Esprema o suco de dois limões e aumente o nível de velocidade do seu liquidificador. 

Pronto! Você pode tomar puro ou ainda adoçar com mel, ou adoçante. E lembre-se de beber na hora, assim você aproveita todos os nutrientes da fruta. 

Gelado de melão

O melão é tão versátil que ele também pode se transformar em uma deliciosa sobremesa. Para fazer o gelado de melão você vai precisar de:

  • 500 gramas de melão
  • 150 gramas de açúcar
  • 200ml de mel
  • 3 iogurtes naturais
  • 4 claras
  • 8 folhas de gelatina

Comece cortando o melão em pedaços, e junte-os no liquidificador com o mel e os iogurtes. Deixe bater por 2 minutos, e então retire e despeje em uma tigela. 

Coloque as gelatinas de molho em água fria durante 5 minutos, deixe escorrer e leve para derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver. 

Por fim, junte com a mistura do melão e mexa bem. Em um recipiente, bata as claras e adicione o açúcar aos poucos, batendo sem parar até ficarem bem firmes e brilhantes. Junte as duas misturas e mexa delicadamente. Transfira para as taças e leve ao freezer até ficar bem solidificado. 

Agora que você já sabe todos os benefícios do melão, que tal comprar o seu? Seja in natura ou através dessas receitas deliciosas que ensinamos, consumir melão faz bem para a saúde! 

Faça agora mesmo o seu pedido online e receba em casa melão e outras frutas fresquinhas, escolhidas a dedo para você! Se preferir, venha até a nossa loja e faça sua compra. 

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *