Os benefícios do peixe vão muito além do seu sabor. Todos sabemos que esse delicioso alimento participa da maioria das listas de alimentação saudável indicadas por nutricionistas e é considerado um dos melhores amigos do seu corpo.

Além de seu sabor agradável e versátil, os peixes são ricos em proteínas, vitamina D e fonte rica de gorduras boas, do tipo ômega-3.  Este conjunto de nutrientes fazem com que os benefícios do peixe alcance números impressionantes.

Selecionamos 10 benefícios do consumo de peixes para que você possa conhecer e aproveitar todas as possibilidades de sabor e saúde que este alimento pode proporcionar.

Fique conosco e acompanhe!

  1. Melhora a qualidade do sono

Em um mundo cada vez mais conectado e cheio de compromissos de trabalho, ter uma boa noite de sono é fundamental. A insônia pode ser um sintoma de uma diversidade de condições, inclusive deficiência de vitamina D. 

Como sabemos, um dos benefícios do peixe é a grande quantidade desta vitamina. Portanto, o consumo regular de peixes pode ajudar você a ter melhores noites de sono.

  1. É um ótimo substituto para carnes vermelhas
pescado em cima de uma madeira
Consuma peixes em mais refeições. Você vai adorar!

Os peixes apresentam uma carne branca e com gosto característico do habitat natural. Dentre os benefícios do peixe, podemos citar que é uma importante fonte de proteína e pode ser usada em substituição às carnes vermelhas.

É considerado mais saudável, por apresentar baixa quantidade de gorduras saturadas na sua composição. Outros benefícios do peixe é que ele pode ser consumido de diversas formas como: cru, assado, grelhado, ensopados (moquecas), frito, além de ser ótimo como entrada, prato principal e guarnições.

  1. Ajuda a prevenir problemas de visão na velhice.

Estudos têm demonstrado que o consumo de gorduras do tipo ômega-3 presentes no consumo de peixe, ajudam a proteger o organismo contra problemas de visão. 

Grande parte dos benefícios do peixe que iremos encontrar, é associado a grande quantidade deste ácido graxo.

Ficou curioso? Continue conosco porque ainda temos muitas dicas!

  1. Pode reduzir o risco de diabetes

Doenças autoimunes são aquelas que ocorrem quando o nosso sistema de defesa ataca células saudáveis por engano.  A ingestão de ômega-3 está associada à redução do risco de diabetes tipo 1 em crianças e diabetes autoimune em adultos.

Novamente, os benefícios do peixe vem auxiliar na medida em que possuem uma grande quantidade de ômega-3!

  1. Protege seu coração contra doenças.

Os riscos de infarto são drasticamente reduzidos com o consumo de peixe. Isto já é um dos benefícios do peixe em nossa alimentação.

A associação entre vitamina D e ômega-3, reduzem o risco desta doença e outros tipos de inflamação que podem prejudicar seu organismo.

  1. Pode ajudar na depressão

Frutos do mar em geral possuem ótimos resultados para a saúde mental. O consumo de peixe, sobretudo o óleo, pode ajudar no controle da depressão. É importante lembrar que o consumo não substitui qualquer tratamento, mas sem dúvidas são um dos maiores benefícios do peixe que devem ser pensados como complemento.

  1. Ajuda no crescimento e desenvolvimento do organismo

O consumo de peixe está associado ao bom desenvolvimento dos olhos e cérebro. Contudo, deve-se sempre privilegiar peixes com baixo teor de mercúrio, como salmão, sardinha em lata e truta.

Quer saber mais sobre os benefícios do peixe? Continue conosco!

  1. Benefícios do atum
pedaço de atum em um prato
Dente os benefícios do peixe, o atum é uma das melhores fontes de nutrientes

O atum em lata é um dos poucos alimentos da categoria dos enlatados que estão na lista dos saudáveis. 

Cada lata de atum em óleo contém 1g de ômega-3, fazendo com que seja uma fonte riquíssima de nutrientes. É importante lembrar de privilegiar as versões naturais deste alimento, assim você evitará o consumo de quantidades excessivas de sódio e conservantes e aproveitará muito mais os benefícios do peixe.

  1. Benefícios do peixe: sardinha em lata

Da mesma forma que o atum, a sardinha em lata ainda trás uma vantagem: sua versão enlatada possui mais ômega-3 do que a versão in-natura. Isto porque a espinha e algumas partes do peixe permanecem na versão industrializada. 

Mesmo assim, a sardinha em lata é uma dessas opções saudáveis e nutritivas!

  1. É barato e delicioso

Entre todos os benefícios do peixe, esse é o mais fácil. O consumo de peixe, além de muito rápido, pode ser uma opção extremamente em conta – se comparado, por exemplo, com as carnes vermelhas. Opções como merluza, sardinha e cação são muito versáteis e são base para uma infinidade de pratos de todas as regiões do Brasil.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *