Encontrar uma pessoa que não goste de chocolate é quase impossível. Esse alimento consumido em sobremesas e até mesmo nos pratos principais é um dos preferidos de muitas pessoas. Sendo assim, encontrar um chocolate saudável é o sonho de vida de vários chocolatros. 

Isso porque, mesmo que seja uma delícia, esse produto pode ser bastante gorduroso e calórico. Nesse cenário, a ingestão constante pode significar diversas calorias a mais na dieta e o rompimento com a tão desejada rotina fitness. 

Sabendo disso, criamos aqui um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre chocolate, se existe algum tipo saudável e como escolher um que não fará mal ao seu organismo ou quebrará sua dieta! Ficou curioso para descobrir mais? Então, continue acompanhando!

4 benefícios de comer chocolate

Apesar de muitas pessoas enxergarem esse alimento como um grande vilão da vida saudável, essa não é a regra sempre. Caso o chocolate seja consumido com moderação, e principalmente, escolhido corretamente, pode-se obter diversos benefícios para o organismo. Acompanhe abaixo alguns deles!

Ação antidepressiva

Ao ingerirmos um chocolate saudável nosso corpo libera endorfina e serotonina, os dois principais hormônios responsáveis pelo sentimento de felicidade. Sendo assim, aquela sensação gostosa quando comemos uma barrinha não é apenas psicológica, mas física também. 

Por esse motivo, muitas pessoas se sentem melhores após comerem um chocolate depois de um dia ruim. Vale dizer que esses dois hormônios ativados pelo alimento também são automaticamente liberados quando realizamos exercícios físicos.

Ação antioxidante

O cacau é um alimento muito rico em antioxidantes. Como sua presença no chocolate é bem grande, esse item traz diversos benefícios ao nosso organismo, como retardar o envelhecimento precoce e também eliminar células cancerígenas. Além disso, o chocolate também combate alguns dos radicais livres que podem causar danos ao nosso corpo.

Controla a pressão arterial

Um dos pontos que tornam o chocolate saudável é a grande concentração de catequinas, enzimas responsáveis por impedir o aumento da pressão arterial. Outra parte bem bacana é que esse alimento também possui flavonóides, os quais estimulam as paredes arteriais e as fazem produzir gás óxido nítrico.

Ademais, vale ressaltar que os flavonóides também são grandes anti-inflamatórios e vasodilatadores em nosso corpo, ou seja, o chocolate pode ser considerado um aliado natural contra pressão alta.

Lascas de chocolate saudável com castanhas
Existe chocolate saudável sim e ele tem, inclusive, ação antioxidante!

Reduz o colesterol ruim

O LDL, também conhecido como colesterol ruim, é um grande vilão da saúde em nosso organismo. Nesse cenário, a ingestão de chocolate controla os níveis desse colesterol no corpo e também protege o coração, evitando a formação de coágulos.

Quantas calorias tem uma barra de chocolate?

Dizer quantas calorias tem uma barra de chocolate não é uma tarefa fácil. Afinal, essa informação varia de acordo com o tamanho ou tipo de chocolate utilizado. Porém, comumente cerca de 100 gramas possuem 556 calorias.

No entanto, é evidente que esse valor pode variar de acordo com a qualidade do produto consumido, que também define um chocolate saudável como tal. Comumente aqueles que utilizam maior composição de laticínios, como o chocolate ao leite, são mais calóricos, pois também possuem mais açúcar.

Já aqueles que possuem maior quantidade de cacau são os mais indicados para quem deseja permanecer na dieta. Eles possuem menos açúcar e também são bem gostosos, ideais para quem tem um paladar que se identifica com amargor.

Como escolher o chocolate ideal 

Sabendo de todos os benefícios que o chocolate saudável pode oferecer, bem como que a quantidade de calorias varia de acordo com as características do alimento escolhido, é legal também aprender como selecionar a barra ideal para o seu corpo. Acompanhe abaixo algumas dicas e mantenha esse alimento gostoso na sua rotina!

Preste bastante atenção no teor de cacau

O teor de cacau é um dos fatores definitivos em um chocolate saudável. Em linhas gerais, quanto maior, melhor! Nesse caso, existem porcentagens como 40%, 70% e até mesmo 100%. 

No entanto, vale ressaltar que para quem não está muito acostumado com sabores amargos, é legal começar aos pouquinhos. Conforme o paladar se adaptar, pode-se aumentar os níveis de cacau, até chegar ao teor mais saudável possível. 

Selecione um teor de açúcar adequado

Quanto maior o teor de açúcar, menos saudável é o chocolate. Porém, é evidente também que, quando a porcentagem é menor, para alguns o item se torna menos saboroso e até amargo. Sendo assim, bem como com o cacau, é legal adaptar o paladar aos poucos até que ele esteja totalmente acostumado. 

Outra dica bem bacana é procurar por chocolates com açúcares mais naturais, diferentes do comum e refinado. O xilitol e a stevia são sempre ótimas opções.

Tipo de gordura utilizada

Dentre todas as dicas essa é uma das mais importantes. Nesse caso, a gordura hidrogenada é uma das maiores vilãs, sendo assim, nunca é um componente ativo do chocolate saudável.

Afinal, ela é responsável pelo desenvolvimento de diversos problemas cardiovasculares, os quais podem resultar em doenças mais graves, como derrames ou paradas cardíacas.

Chocolates para quem possui restrições alimentares

Quando falamos sobre chocolate, estamos tratando de um alimento que pode trazer diversos benefícios à saúde. No entanto, para algumas pessoas, até mesmo um chocolate bem escolhido pode fazer mal ao organismo. 

Recentemente, uma pesquisa realizada pela Nielsen avaliou cidadãos de 63 países. Segundo os resultados, cerca de 36% das pessoas entrevistadas informaram ter algum tipo de restrição em sua alimentação.

Sendo assim, fica evidente que a indústria do chocolate também teve que se adaptar a essa estatística. Atualmente, vários dos alimentos no mercado já são direcionados a quem não deixa o chocolatinho de fora da dieta, mas precisa consumi-lo em uma composição especial. 

Confira abaixo alguns chocolates ideais para quem possui restrições alimentares!

Chocolate diet

Essa categoria de chocolate é direcionada especificamente para quem possui problemas com diabetes. Nesse caso, é retirado totalmente o açúcar da fórmula, na maioria das vezes sendo adicionados adoçantes específicos e uma maior quantidade de gordura para manter a consistência.

Por esse motivo ele não é exatamente um chocolate saudável, mas ajuda bastante quem não consegue ficar sem o alimento.

Barras de chocolate saudável preto e branco com castanhas empilhadas
O chocolate saudável é aquele que se adapta melhor às suas necessidades, principalmente para quem tem restrições alimentares.

É importante acrescentar que não é recomendado o consumo excessivo desse tipo de alimento, uma vez que os adoçantes quando ingeridos em alta quantidade podem ter efeito laxativo. 

Chocolate sem glúten

O glúten é uma das intolerâncias mais comuns da sociedade atual. Pessoas com essa restrição não podem ingerir cevada, centeio, trigo e aveia. Sendo assim, esse chocolate é ideal para alérgicos a esses alimentos, bem como aos celíacos.

Chocolate sem lactose

O chocolate sem lactose possui sabor idêntico ao chocolate comum, mas pode ser consumido por quem é intolerante a lactose. Sua preparação é realizada de maneira comum, porém utilizando leite livre desse açúcar, tornando-o ainda mais saudável que os chocolates padrões.

Chocolate com alto teor de cacau

Para saber se o chocolate tem um nível alto de cacau, basta observar sua cor. Quanto mais clara ela for, menor é a quantidade de cacau na composição. Além disso, essa informação sempre consta na embalagem, tanto na parte frontal quanto na tabela nutricional.

Quem possui restrições leves pode procurar por essa categoria, já que ela possui menos dos ingredientes malignos a saúde e mais daqueles que potencializam os benefícios do alimento.

A melhor dica é evitar o excesso

Consumir esse alimento excessivamente não fará bem a sua saúde, mesmo que se trate de um chocolate saudável. Afinal, as composições de gordura e açúcar podem ser menores que em outros ingredientes, mas ainda sim existem e podem fazer mal ao corpo quando consumido em excesso. 

Nesse cenário, a melhor dica é evitar o exagero. Consumir uma pequena quantidade pode ser bastante benéfico ao organismo, no entanto, isto não deve se tornar um hábito diário. Estabeleça um dia da semana para aproveitar o alimento ou consuma em pequenas quantidades.

Desse modo, não é necessário abrir mão do sabor inigualável do chocolate para se manter dentro da dieta. 

Receitas saudáveis com chocolate 

Se você ama comer chocolate em todas as suas refeições, vai gostar de saber que esse alimento não precisa ficar longe das suas sobremesas. Separamos abaixo duas receitas saudáveis com chocolate para você cozinhar e ainda assim se manter na rotina fitness!

Mousse de chocolate saudável em um potinho quadrado
O mousse feito de chocolate saudável é uma sobremesa deliciosa, principalmente quando feita com leite de coco.

Mousse de chocolate

Uma receita deliciosa, feita com leite de coco e chocolate 70%!

Ingredientes

  • 4 ovos;
  • 1 lata de leite de coco;
  • 1 colher de sopa de manteiga dos açores;
  • 1 tablete de chocolate acima de 70%.

Modo de preparo

Em primeiro lugar, deixe a lata de leite de coco no congelador por no mínimo 4 horas. Depois, derreta o chocolate e coloque somente as gemas dos ovos junto a ele, batendo as claras em neve e reservando.

Deixe o chocolate com as gemas na geladeira. Quando estiver bem frio, adicione a parte congelada do leite de coco e as claras em neve, misturando bastante até que a mistura fique totalmente homogênea. Depois de pronto, deixe gelar novamente e estará pronto para o consumo. 

Bolo de chocolate sem farinha

O bolo de chocolate é o favorito de muita gente e, nessa receita, é ainda mais saudável por não ter farinha em seus ingredientes!

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de óleo de coco;
  • 6 ovos;
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha;
  • 200 gramas de chocolate meio amargo.

Modo de preparo

Deixe o forno pré aquecendo a 180 graus. 

Depois, derreta o chocolate juntamente com o óleo de coco, deixando reservado. O segundo passo é bater os ovos e o extrato de baunilha por cerca de 8 minutos, até que fiquem em uma consistência bem espumosa e com cor amarelada. Após, adicione o chocolate nessa mistura e coloque em uma forma untada, deixando assar por cerca de 30 minutos. 

O ponto ideal é ficar sequinho e crocante por fora, mas bem úmido por dentro

Sabendo de todas essas dicas e benefícios de consumir o chocolate saudável, você já deve estar cheio de vontade de comprar alguns. Sendo assim, continue acompanhando o nosso blog para receber ainda mais dicas de como manter sua dieta com alimentos incríveis e saborosos!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *