O típico churrasco brasileiro conta com carne, linguiça, frango, pão de alho, saladas e, claro, muita cerveja. Essa confraternização com amigos e família consegue ficar ainda melhor quando conseguimos, de alguma forma, harmonizar churrasco e cerveja, trazendo o melhor do sabor da bebida, e da comida. 

É claro que não é possível combinar a cerveja com todas as opções que um churrasco oferece, ainda mais aqui no Brasil, onde a variação de carnes é enorme e envolve desde tulipinha até picanha e maminha. No entanto, é possível escolher alguns estilos de cerveja que combinam com vários dos alimentos, e claro, com o clima de churrasco. 

Se você é fã de carteirinha de um bom churrasco e cerveja, você está no lugar certo. No conteúdo de hoje você vai conferir algumas dicas de harmonização entre churrasco e cerveja para acertar em cheio e surpreender sua família e amigos. Aproveite para compartilhar a dica com amigos! Preparado? Então vamos lá!

Antes de mais nada, o que é harmonização?

Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, a harmonização é simples. Ela consiste em uma técnica de combinação de sabores de alimentos com características específicas de bebidas, a fim de realçar os sabores. Isso faz com que cada bebida e alimento combinados entreguem uma experiência única e ainda mais agradável. 

Imagina isso tudo no seu churrasco? 

Por ser uma técnica muito conhecida e feita em todo o mundo, existem diversos tipos de harmonização, por isso é importante estar atento a algumas questões na hora de harmonizar o seu churrasco com a cerveja. E é isso que vamos te ensinar agora!

Aprendendo a combinar churrasco e cerveja

A quantidade de opções de carnes para churrasco e cervejas são vastas. Por isso, antes de qualquer coisa, é preciso saber equilibrar as potências. Mas o que isso quer dizer? Por exemplo, não adianta querer harmonizar uma salada com uma cerveja potente. É preciso de uma carne gordurosa para acompanhar cervejas mais fortes.

Então, antes de escolher a cerveja certa para acompanhar o churrasco, observe o teor alcoólico, o perfil do malte (tostado, torra, doçura, adstringência), o amargor e a acidez. Já na hora de escolher a carne ou qualquer outro alimento que será servido no seu churrasco, considere o teor de gordura, a doçura, os temperos, a condimentação e a acidez. Lembre-se que a afinidade entre alimento e bebida se dá, principalmente, pelo gosto básico, como ácido, doce, amargo e salgado, ou pela semelhança de aromas e sabores. 

Além do sabor, analise também elementos de contraste entre o prato e a cerveja. Por exemplo, cervejas amargas potencializam a sensação de amargor, enquanto cervejas maltadas são uma ótima opção para reduzir a sensação de picância. 

Parece difícil, a gente sabe. Mas acredite, não é! E para facilitar a sua vida, a seguir, separamos três opções de cerveja que combinam com qualquer churrasco para você acertar em cheio. Acompanhe!

Quais são as cervejas que combinam com qualquer churrasco?

Churrasco e verveja: amigos em churrasco ao ar livre
Alguns estilos são opções curingas na hora de combinar churrasco e cerveja.

Conheça três dessas opções curingas a seguir:

Session India Pale Ale (IPA)

A famosa Session IPA é uma versão menos intensa de um estilo de cerveja. Com baixo teor alcoólico, ela é uma excelente opção para churrascos, já que se adequa aos longos períodos que passamos curtindo a confraternização. 

Além disso, ela tem uma presença marcante de lúpulo no aroma e no amargor, sendo um estilo coringa para carnes de churrasco. Com notas aromáticas cítricas, frescor e amargor em intensidade média, ela contrasta com a gordura das carnes, mas mantém o gosto único de cada uma delas, tornando seu sabor ainda mais marcante.

Münchner (ou Munique) Dunkel

Esse é um estilo alemão de cerveja, com coloração marrom-clara. Com 5% de álcool em sua composição, apresenta um perfil mais maltado e de médio-baixo amargor. Nela, é possível sentir notas de caramelização que remetem a amêndoas, caramelo, biscoito e leve chocolate, que se assemelham e muito às notas que surgem nas carnes quando assadas ou grelhadas. 

O amargor médio-baixo desta cerveja agrada a maior parte dos paladares e ajuda no contraste da gordura, fazendo dela uma excelente opção de combinação entre churrasco e  cerveja. Além disso, como no caso da IPA, o teor alcoólico baixo também permite que ela possa ser consumida durante todo o churrasco. 

English Pale Ale / Special Bitter / Extra Special Bitter

Estes três estilos de cerveja são parecidos entre si, por isso vamos abordá-los em um único tópico. Com um excelente equilíbrio entre malte e lúpulo, o malte apresenta um perfil amendoado, enquanto o lúpulo conta com um perfil herbáceo ou levemente terroso. 

Com isso, essas três cervejas permitem que as suas suaves notas de caramelização se assemelhem às das carnes quando grelhadas, e o amargor mediano do lúpulo contraste com a gordura, sem deixá-la muito intensa ou desagradável.

Harmonização de cortes de carne e cervejas

Churrasco e cerveja: pedaço de carne na tábua
Uma das principais coisas a se notar é: quanto mais gordurosa a carne, mais acentuado deve ser o sabor da cerveja.

Apesar das cervejas acima serem opções coringas e combinarem com churrascos no geral, é possível ir além e harmonizar cada corte de carne com uma cerveja em específico. E é isso que vamos conferir agora. Preste atenção nessas dicas! 

Picanha

Carne campeã de presença em qualquer churrasco! A picanha é uma carne de sabor marcante e com maior teor de gordura. Por isso, deve ser acompanhada por uma cerveja mais potente, tanto no teor alcoólico, quanto no amargor. 

Pensando nisso, a melhor opção é a  American IPA, que conta com aromas mais cítricos e lúpulos americanos, além de um amargor médio-alto, corpo médio e final seco. O amargor contrasta com a gordura, deixando-a mais equilibrada e o teor alcoólico mais elevado dessa cerveja estabelece uma relação equilibrada de potência com a gordura.

Frango

O frango é uma carne suave e com baixo teor de gordura. Por isso, ele pede um estilo de cerveja mais leve. As melhores opções são o estilo Witbier, por ser mais leve e ter opções frutadas, e as Vienna Lagers, por possuírem coloração acobreada, aroma suave e leves notas florais. 

Os seus sabores apresentam bom equilíbrio entre doçura e amargor, além de um teor alcoólico discreto. Além disso, ambos os estilos de cerveja apresentam notas de caramelização que se assemelha à do frango, assim como a intensidade de álcool e amargor são equivalentes à gordura e sabor da carne.

Cupim

Outro corte de carne protagonista nos churrascos brasileiros é o cupim, uma carne gordurosa, mas que possui bastante fibra, o que a torna bastante suculenta. Nessa combinação de churrasco e cerveja, a opção ideal é a Robust Porter. Devido ao seu alto teor alcoólico, que pode chegar até 6,6%, e o seu amargor, que ajudam a equilibrar a gordura.

Churrasco e cerveja: pessoa fazendo churrasco ao ar livre
Churrasco e cerveja já combinam muito bem. Confira então como harmonizar os sabores.

Costela 

Outro corte bem gorduroso, mas muito presente em churrascos é a costela. Naturalmente mais salgada que outros cortes de carne, a cerveja ideal para combinar com ela são as potentes, com alto teor alcoólico, como a Doppelbock Rauchbier, que tem aproximadamente 8%. O álcool ajuda a equilibrar a gordura e a doçura dos maltes contrastam com o salgado da carne, causando uma explosão de sabores incrível.

Fraldinha

A fraldinha é um corte bovino interessante. Apesar de possuir bastante gordura, sua distribuição é bem menos uniforme, o que acaba levando as pessoas a comerem porções com um teor de gordura menor. Para essa carne de churrasco, a cerveja do tipo Brown Ale é a que melhor harmoniza , devido a seu perfil maltado, que traz uma doçura com toques de amêndoas e caramelo.

Lombo de porco

Por ser um corte menos gorduroso, o lombo de porco harmoniza bem com as English Brown Ales e Bitters. Inglesas, suas notas de caramelização e seu amargor baixo, porém assertivo, se assemelham aos da carne. Além disso, elas também contrastam na medida certa com a gordura e apresentam teor alcoólico médio, corpo baixo e boa carbonatação, sendo fáceis de beber ao longo de todo o churrasco.

Bacalhau na brasa

Aqui as Weizenbiers são uma boa alternativa para harmonizar churrasco e cerveja. Por serem leves e refrescantes, elas equilibram o sabor do peixe e complementam o prato com suas notas frutadas e condimentadas. 

Outra opção são as Witbiers, que também são uma ótima escolha para combinar com o bacalhau na brasa. Seus aromas cítricos, que remetem à casca de laranja e sementes de coentro, bem como sua leve acidez, também complementam o prato como se fossem um tempero para o peixe.

Pão de alho

Apesar de não ser uma carne, o pão de alho é um item indispensável nos churrascos. A cerveja ideal para harmonizar com essa delicia é a Pilsen, já que seu alto teor alcoólico e carbonatação são ótimos para quebrar a gordura da pasta de alho.

Queijo coalho

Esse é um acompanhamento muito requisitado nos churrascos. O sabor mais suave, leve acidez e o teor de sal mais elevado desse tipo de queijo combina bem com as cervejas de trigo alemãs, como por exemplo, as Weizenbiers. Leves e refrescantes, com notas frutadas e condimentadas, elas complementam o sabor do queijo, tornando-o mais saboroso.

Agora você está muito mais preparado para organizar um churrasco, não é mesmo? A gente sabe que churrasco e cerveja é tudo de bom, por isso, que tal dar uma passadinha no Savegnago para fazer suas compras? Aqui você encontra muitas opções de cervejas para acertar na harmonização com as carnes. Vai ser um sucesso!

Se preferir, compre tudo pelo site e receba sem sair de casa todos os produtos para o seu próximo churrasco. Churrasco e cerveja com a família, conte com a qualidade e variedade que só o Savegnago tem!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *