Todo mundo já colecionou alguma coisa algum dia, não é? Principalmente quando éramos pequenos, gostávamos de criar uma coleção de objetos que sentíamos algum tipo de afeto, como papel de carta, figurinhas, brinquedos, entre outras coisas.

Mas por que começamos uma coleção?

Essa resposta possui três explicações: histórica, filosófica e psicológica. O ato de colecionar está relacionado com a sensação de pertencer a um grupo e pode nos proporcionar muitos benefícios, quando praticado de forma saudável. Ser mais organizado, tomar decisões de um jeito mais fácil e exercitar a paciência e a memória são algumas vantagens de ter uma coleção.

As pessoas investem em uma coleção quando também querem se distrair, ocupar a mente com coisas mais leves e ter um hobby legal para compartilhar com amigos e família, além de desejarem preservar as memórias e lembranças. Esse hábito é muito comum e é uma das atividades mais antigas do mundo.

Itens mais comuns nos acervos

Podendo ser fonte de inspiração, a coleção pode ser produzida com os mais variados objetos, dos mais clássicos, como selos, moedas, chaveiros, figurinhas, relógios, camisas de time, até os mais incomuns, como latas de cerveja, caixas de fósforo, cadernos, dedais, taças de vinho, que você pode conferir quais são os tipos que existem clicando aqui.

O utensílio de cozinha é um item muito habitual de ser encontrado em coleção. Vemos muitos colecionadores com acervos grandes e com muitos itens, como pratos e canecas, por exemplo. Panelas, por terem vários estilos e modelos, sempre rendem boas coleções. Para ver mais sobre os tipos, clique aqui. Os talheres também são ótimos itens para colecionar, principalmente as facas. As peças, além de terem um sentimento afetivo como toda coleção, costumam ser usadas na decoração. E é isso que torna o acervo de itens de cozinha mais interessante.

Dicas para expor sua coleção como decoração

Que tal mostrar sua coleção de itens de cozinha a todos que frequentam sua casa? Agora vamos te dar algumas dicas de como usar o acervo a seu favor:

  • Tenha um espaço certo para a coleção: aqui estamos falando de utensílios de cozinha, portanto os objetos devem estar neste ambiente, cada um em seu espaço específico. Panelas podem ficar próximo ao fogão, canecas podem ficar próximo aos copos e xícaras e as facas podem enfeitar o espaço próximo aos talheres usados no dia a dia ou no local em que as carnes são preparadas, como uma área de churrasco.
  • Todas as peças devem ficar juntas: nada de sair espalhando a coleção pela casa, agrupe os itens em um ambiente apenas. Assim os visitantes, e até mesmo o colecionador, podem admirar a coleção completa de uma vez.
  • Disponha a coleção em um mobiliado adequado: pode ser um nicho, uma prateleira ou uma mesinha de centro, dependendo das peças. Usar as paredes também é uma ótima opção.
  • Invista na iluminação: a luz adequada destaca as peças da forma certa, chamando atenção para os itens. Só é necessário prestar atenção se a luz irá atingir os itens e causar algum tipo de dano.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *