Ingerir alimentos saudáveis ajuda você se sentir bem, ter mais energia, melhorar a saúde, além de também estabilizar o humor. Abaixo, confira como não eliminar certos alimentos que você gosta de sua dieta e selecionar opções mais saudáveis de cada categoria.

Dicas importantes: pense em porções menores. A porção de carne, peixe ou frango deve ser do tamanho de um baralho de cartas. Ao servir suas refeições em pratos menores ou em tigelas, você pode enganar o seu cérebro para ele pensar que é uma porção maior. Se você não se sentir satisfeito ao final de uma refeição, adicione mais vegetais de folhas verdes ou complemente com frutas.

Não tenha pressa: leva alguns minutos para que o cérebro diga ao corpo que tem comida o suficiente. Coma acompanhado sempre que possível. Comer sozinho, especialmente na frente da TV ou computador, muitas vezes nos leva a comer demais.

Proteína: melhora nosso humor e as funções cognitivas. Em demasia, a proteína pode ser prejudicial para as pessoas com doença renal, porém pesquisas sugerem que muitos de nós precisamos de mais proteínas de alta qualidade, especialmente à medida que envelhecemos. Isso não significa que você tenha que comer mais produtos animais – uma variedade de fontes vegetais de proteína a cada dia pode garantir que seu corpo obtenha toda a proteína essencial que precisa.

Gordura: nem todas as gorduras são iguais. Enquanto as gorduras ruins podem destruir sua dieta e aumentar o risco de determinadas doenças, gorduras boas protegem o cérebro e o coração. Na verdade, as gorduras saudáveis – como o ômega-3 – são vitais para a nossa saúde física e emocional. Entender como incluir mais gordura saudável em sua dieta pode ajudar a melhorar o seu humor, aumentar o seu bem-estar, e até mesmo aparar a sua cintura.

Carboidrato: os carboidratos são uma das principais fontes de energia do nosso corpo. Mas a maioria deve vir de carboidratos complexos (legumes, grãos inteiros e frutas). Reduza o consumo do pão branco, doces, amidos e açúcar, evitando assim picos rápidos de açúcar no sangue, o que causa alterações no humor, energia e acúmulo de gordura, especialmente em torno da cintura.

Fibras: comer alimentos ricos em fibras alimentares (grãos, frutas, legumes, nozes e feijão) pode ajudar a manter a regularidade e diminuir o risco de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e diabetes. Podem também melhorar a pele e até mesmo ajudar a perder peso. Dependendo da idade e sexo, especialistas em nutrição recomendam pelo menos 21 a 38 gramas de fibra por dia para a saúde ideal. Infelizmente, a maioria de nós não está comendo nem metade dessa quantidade.

Cálcio: o corpo usa cálcio para construir ossos e dentes saudáveis, mantê-los fortes à medida que envelhecem, enviam mensagens através do sistema nervoso e regula o ritmo cardíaco. A falta de cálcio pode levar à osteoporose, contribuir para a ansiedade, depressão e dificuldades para dormir. Seja qual for a sua idade ou sexo, é vital incluir alimentos ricos em cálcio em sua dieta, limitar aqueles que esgotam o cálcio, e obter o suficiente de magnésio e vitaminas D e K para ajudar o cálcio a fazer o seu trabalho.

Fonte: Letswok

*Experimente comprar os produtos saudáveis em nosso site! Clique, abaixo.