Chegou aquela hora de comemorar e você está se perguntando como calcular carne para churrasco? Seja no fim de semana, feriado ou alguma comemoração com família e amigos, nada melhor do que fazer um belo churrasco, não é mesmo?

Saboroso e farto, o churrasco é uma tradição brasileira que agrada a maioria dos paladares. E calcular a quantidade de carne para churrasco não é nenhum bicho de sete cabeças. 

Para isso, além de pensar na quantidade de pessoas, é fundamental também pensar nos acompanhamentos para churrasco. Então, de quebra, ainda vamos te dar sugestões de dar água na boca!

Preparado para aprender como calcular carne para churrasco e evitar desperdícios? Então, acompanhe nossas dicas. Boa leitura!

Como calcular carne de churrasco por pessoa?

Se você não quiser que falte comida na festa, é essencial aprender como calcular carne para churrasco. E para não errar, comece listando a quantidade de convidados, levando em conta o número de adultos e crianças

Acredite, isso faz muita diferença na hora de calcular a carne do churrasco, já que crianças tendem a comer menos do que adultos. Feito isso, liste as carnes que você gostaria de servir, ideias de acompanhamento e bebidas

Com isso em mãos, você conseguirá começar a calcular a quantidade de carne e bebida para churrasco, assim como do restante dos alimentos que irá servir. Para um churrasco feito em casa, estima-se que:

  • 350g de carnes por adultos;
  • 150g de carnes por crianças;
  • 200g de acompanhamentos;
  • 1,5 litros de bebidas não alcoólicas (refrigerantes, sucos ou energéticos);
  • 5 latas ou long necks de cervejas.

Na prática, você conhece os seus convidados e pode julgar se essa média faz sentido. Lembre-se de que uma pessoa pode comer mais e a outra comer menos, então, no final das contas há uma compensação. 

Na hora de calcular carne para churrasco, tome cuidado para não preparar carnes de menos ou demais, vá percebendo e perguntando sobre a fome dos convidados. 

É importante ressaltar que essa quantidade é estimada para um churrasco com duas horas de duração, ou seja, para apenas uma refeição — seja ela almoço ou jantar

Portanto, se você pretende fazer um churrasco que dure o dia inteiro, cobrindo mais de uma refeição, será necessário dobrar algumas quantidades.

E para que o churrasco aconteça, é necessário comprar carvão para acender a churrasqueira, certo? Nesse momento, muita gente tem dúvidas de como calcular a quantidade de carvão. 

Por isso, anote aí: você precisará de 5kg de carvão para cada 6kg de carne.

Kits para churrasco

Depois de aprender como calcular carne para churrasco, os kits para churrasco se mostram uma boa opção quando você já sabe quantas porções precisa. 

Os kits incluem diferentes cortes de carne bovina e suína, além de aves, entregando uma solução completa para você. 

A seguir, conheça algumas das melhores opções de carnes para churrasco e dicas para preparo. Sinta-se mais preparado para escolher o kit de churrasco ideal para sua comemoração!

Imagem de dois rapazes em frente uma churrasqueira aprendendo como calcular carne para churrasco
Se você quer aprender como calcular carne para churrasco, lembre-se de começar listando todos os convidados.

Fraldinha

A fraldinha é um corte saboroso e com baixa concentração de gordura. Um de seus pontos fortes é o fato de aceitar os temperos além do sal grosso, sendo um dos melhores tipos de preparo à base de mostarda. 

Alcatra

A alcatra é uma carne de primeira, extremamente macia, saborosa e saudável, já que possui baixo teor de gordura. 

A melhor forma de prepará-la é cortando em fatias grossas, colocando direto na grelha e servindo ao ponto ou mal passada

Contrafilé

O contrafilé é uma peça muito rica, pois te permite extrair outros cortes, como o entrecôte, bife de chorizo, bife ancho e T-bone

A gordura presente no meio da carne deixa ela macia e suculenta. Seu preparo ideal é feito em bifes de espessura média para assar na grelha e servir mal passado ou ao ponto.

Picanha

Saber como calcular carne para churrasco é essencial quando vamos consumir carnes mais caras, não é mesmo? 

A picanha é um corte bovino nobre e que pode ser assado inteiro ou em bifes altos. Como tempero, utiliza-se apenas sal grosso ou com ou sem adição de pasta de alho. Para preparo, basta selar a carne para deixá-la suculenta e saborosa.

Costela

A costela é uma das carnes para churrasco mais saborosas que existem. O tempo de cozimento longo acentua o sabor do tempero da costela, que pode ser feito com sal grosso e molho barbecue típico de churrasco.

Frango

Existem muitas partes do frango que podem ser usadas no churrasco. Asinha, coxinha, peito e coração são as mais comuns. A dica no preparo do frango é o tempero. Capriche no sal e incremente com gengibre, mel, mostarda e shoyu, de acordo com o seu paladar! 

Além das carnes citadas, você ainda encontra kits com outros tipos de carnes, como linguiças, que também não podem faltar no seu churrasco, não é mesmo? 

Um sanduíche de rodelas de linguiça no pão francês é só mais uma das tradições que o churrasco brasileiro tem! Aprendendo como calcular carne para churrasco, você adapta essas medidas às outras coisas que podem complementar a refeição!

Opções de acompanhamento

Como vimos anteriormente, é necessário definir muito bem os acompanhamentos, pois eles também entram nesta conta. Entre os acompanhamentos para churrasco mais comuns estão: 

  • Pão de alho; 
  • Pão francês;
  • Queijo
  • Vinagrete; 
  • Farofa;
  • Saladas variadas (folhas verdes, tomate, cebola, repolho, pimentão, batata e atum); 
  • Molhos;
  • Arroz; 
  • Maionese. 

Os acompanhamentos são fundamentais para oferecer uma experiência completa de churrasco em casa, certo? Mas você já parou para pensar que as pessoas que não comem carne acabam se alimentando apenas dos acompanhamentos? 

Imagem para mostrar como calcular carne para churrasco e também legumes e vegetais
Saber como calcular carne para churrasco é uma parte importante da comemoração, mas o que fazer quando seus convidados são vegetarianos ou veganos?

Com o passar do tempo, o vegetarianismo e o veganismo vem ganhando cada vez mais presença, principalmente entre os jovens. 

Por isso, é fundamental saber se entre os seus convidados existem pessoas que não consomem carne. E é seu papel, como anfitrião, oferecer opções veganas para elas também! 

Mas o que preparar? Como calcular carne para churrasco e levar em conta quem possui essas restrições alimentares? Antes de mais nada, entenda que o sabor do “churrasco” não está, necessariamente, apenas nas carnes. 

Frutas e legumes assados na grelha, como cebola, milho, aspargos, melancia, batata, abacaxi e banana-da-terra são excelentes opções veganas de acompanhamentos para churrasco, que ressaltam aquele gostinho defumado que só a churrasqueira traz. 

E prepare-se, pois esses acompanhamentos não farão sucesso só entre os veganos, mas com todos os seus convidados! Eles trazem um equilíbrio ideal de sabores e são opções muito gostosas e saudáveis. Algumas frutas, como o abacaxi, também auxiliam na digestão, pedida ideal em dias de churrasco. 

Por fim, ofereça uma deliciosa sobremesa. Opções como sorvetes, tortas e mousses são ideias por serem mais leves e refrescantes. 

O menu deve ser completo, afinal, a ideia é fazer com que sua família e amigos estejam saciados depois de um delicioso churrasco preparado por você. E o melhor: sem desperdícios ou falta de comida, já que agora você sabe como calcular carne para churrasco!

Aqui no Savegnago, fazer suas compras é ainda mais fácil do que aprender como calcular carne para churrasco. Você encontra kits, carvão, temperos e muitas opções de cortes de carne e ingredientes para fazer todos os acompanhamentos que desejar. E claro, bebidas para todos os gostos.

E aproveite ainda mais o tempo em casa e nem saia para fazer suas compras. Faça seu pedido através do nosso site e receba os produtos com muita qualidade!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *