Aprender como congelar alimentos é uma excelente opção para poupar tempo no dia a dia, além de conservar ingredientes e evitar desperdícios.
No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como congelar os alimentos corretamente e, até mesmo, de quais alimentos podem ser congelados. Por isso, no conteúdo de hoje, vamos falar um pouco sobre este tema!
Quer descobrir como congelar alimentos preparados? E alimentos crus? Quais são os melhores recipientes para congelar a comida? É necessário esperar a comida esfriar antes de congelá-la? Essas dúvidas e muitas outras serão respondidas neste texto. Acompanhe a leitura!
Por que congelar alimentos e quais os principais cuidados
Congelar comida é uma prática muito eficiente para a conservação dos alimentos, pois retira o calor e retarda a ação de microorganismos responsáveis pela deterioração.
Se o processo for feito corretamente, os alimentos congelados perdem poucos nutrientes em relação aos frescos e duram muito mais tempo, ajudando na preparação de refeições mais rápidas e evitando o desperdício.
Mas como congelar alimentos? Apesar de ser um processo seguro, é importante ressaltar que o congelamento não bloqueia totalmente a deterioração. Ou seja, até mesmo alimentos congelados possuem prazo de validade.
Por isso, atente-se à aparência, cheiro e sabor sempre que for consumir algum alimento que estava congelado. Mais à frente vamos ver o tempo médio que cada tipo de alimento se mantém conservado no congelador.
E lembre-se: se um alimento for descongelado e não for consumido integralmente, a parte restante não pode ser levada ao congelador novamente. Ao fazer isso, as bactérias e os fungos entram em contato com o ar e iniciam uma nova colonização.
Ou seja, ao congelar novamente, você pode mascarar um processo de apodrecimento já iniciado. O ideal é congelar os alimentos em porções pequenas, para que sejam consumidos em uma refeição.
Precisa deixar a comida esfriar para congelar?
Sim. Sempre espere a comida esfriar antes de armazenar no congelador. A seguir, vamos falar um pouco sobre como congelar alimentos e o prazo de validade de cada tipo ao de comida a ser congelada.
Apesar de parecer uma tarefa simples, cada alimento tem sua particularidade na hora de ser congelado. Apenas uma regra se aplica a todos: nunca congele comida quente.
Quais os alimentos que podem ser congelados?
Confira alguns dos alimentos que podem ser congelados:
Frutas
Frutas vermelhas, como morangos, amoras, cerejas, e framboesas se adaptam muito bem às baixas temperaturas e podem ser congeladas sem preocupação.
Já as frutas com mais água, como melão ou melancia, podem ficar muito moles ao serem descongeladas, enquanto banana e pera podem ficar escuras. Por isso, o ideal é utilizar essas frutas congeladas para fazer sucos, doces ou geleias.
O tempo médio de validade de frutas congeladas varia entre 1 e 3 meses.
Mas como congelar alimentos e lembrar das datas de congelamento? É simples! Na hora de congelar, identifique o recipiente com uma etiqueta, contendo nome da fruta congelada, data do congelamento e data de validade prevista. Isso te ajudará a identificar melhor no dia a dia.
Vegetais e legumes
Antes de congelar qualquer vegetal ou legume, eles devem passar pela técnica de branqueamento. Para isso, basta escaldar em água fervente e, em seguida, resfriar numa bacia com água e gelo.
Os legumes e verduras mais consistentes, como a cenoura, são 35 segundos. Já para os mais macios, como vagem, abobrinha e repolho, apenas 15 segundos são suficientes.
Assim como as frutas, os legumes e verduras também possuem um tempo de validade que varia de 1 a 3 meses após congelados.
Importante ressaltar que, antes de serem congelados, deve-se retirar ao máximo a água desses alimentos, deixando-os bem sequinhos, para evitar que se formem cristais de gelo.
Carnes
Como congelar alimentos de origem animal? É possível? Sim, carnes brancas e vermelhas podem ser congeladas, mas congele apenas carnes frescas e não utilize tempero. O tempero só deve ser misturado na hora de preparar a carne.
Para facilitar sua vida, experimente congelar as carnes em filés, embaladas uma a uma. Isso ajuda bastante a evitar o desperdício.
O prazo de validade das carnes varia de tipo para tipo. A carne bovina crua pode durar até 12 meses, enquanto salsichas, linguiças e bacon duram apenas 2 meses. Hambúrgueres e frango podem ser consumidos até 9 meses de congelados; já peixes magros duram até 6 meses.
Como fazer para congelar comida pronta?
Para entender como congelar alimentos preparados, é necessário compreender o que acontece durante o processo de congelamento. O congelamento acentua os temperos, por isso arroz, feijão e sopas que serão congeladas devem ser pouco temperadas antes de ir para o freezer.
É interessante também reduzir o cozimento, para que, ao serem aquecidos, os alimentos fiquem no ponto certo.
Alimentos fritos ou macarrão não valem a pena serem congelados. A umidade do congelador acaba com a crocância da comida, principalmente na hora de descongelar.
O tempo médio de validade dos alimentos já preparados no congelador varia de 1 a 2 meses. Lembre-se das dicas e avalie o aspecto, cheiro e sabor antes de ingeri-los.
Qual o melhor recipiente para congelar alimentos?
Na hora de aprender como congelar alimentos, é importante saber quais os melhores recipientes para congelá-los.
Há uma série de embalagens que funcionam na hora de congelar alimentos. Para alimentos sólidos, a dica é usar sacos plásticos de polietileno incolor, folhas de alumínio, potes plásticos de alumínio ou vidro com tampa.
Importante tirar ao máximo o ar do interior — no caso dos saquinhos — e garantir vedação total dos potes.
Para não danificar os recipientes, lembre-se de nunca adicionar conteúdos quentes, pois o choque térmico no freezer pode provocar trincas (principalmente se o material for vidro).
Ao serem congelados, os alimentos líquidos se expandem, por isso sempre deixe um espaço vazio para evitar vazamentos.
Use e abuse das etiquetas! Principalmente se você for congelar uma boa quantidade de alimentos, anote em cada embalagem o que contém, da data de congelamento e a previsão de validade.
E o mais importante: congele porções individuais para apenas uma refeição, assim, você não corre o risco de perder sobras ao descongelá-la.
Como descongelar alimentos?
Afinal, como descongelar os alimentos? Não adianta saber como congelar alimentos se você não souber a maneira correta de descongelá-los, não é? Isso porque cada tipo de alimento requer uma maneira diferente de ser descongelado.
O descongelamento em temperatura ambiente é recomendado apenas para tortas, bolos e frutas, já que podem ser descongelados ainda embalados.
Para alimentos cujo descongelamento é mais lento, como carnes cruas, desça-os para o refrigerador. Deixar carnes sobre a pia para degelar é um risco, por conta da proliferação de bactérias em temperatura ambiente.
Por fim, o descongelamento de pratos prontos, pré-cozidos ou branqueados, no caso dos legumes e verduras, deve ser feito no forno ou fogão.
Quais alimentos não podem ser congelados?
Agora que você já sabe como congelar alimentos, é importante saber que não são todos que podem ser congelados. A lista é pequena perto dos alimentos que podem ser congelados, mas é importante lembrar dela para não cometer nenhum erro. Aí vai:
- Maionese;
- Salada de folhas cruas, como alface, rúcula;
- Gelatinas ou alimentos à base de gelatina;
- Claras em neve ou cozidas;
- Batatas cozidas;
- Ovos cozidos;
- Pudins cremosos;
- Creme de leite;
- Curau;
- Alimentos fritos.
Aprender a como congelar alimentos foi fácil, não é mesmo?
E para garantir todo frescor e qualidade que os alimentos precisam antes de serem congelados, compre na Savegnago. E você nem precisa sair de casa! Faça suas compras online e receba tudo o que escolher no conforto do seu lar.
Este artigo foi útil?
Deixe seu comentário