Chocolate é algo tão delicioso que faltam até adjetivos para descrevê-lo! Um ingrediente tão versátil que é difícil encontrar alguém no mundo que não goste de uma de suas formas. Mas você sabe como fazer chocolates do zero? 

A gente também sabe que nem sempre é fácil encontrar uma opção de chocolate saudável. Por isso, aprender como fazer chocolate em casa vai ter ajudar a ter mais controle sobre a qualidade do que você coloca em sua cozinha. 

Acompanhe o conteúdo de hoje e descubra como fazer chocolate do zero. Aproveite também para anotar como fazer brigadeiro, chocolate quente, bolo e uma série de outras receitas deliciosas que vamos te passar, todas feitas a partir do chocolate que você mesma produziu! 

Como fazer chocolate caseiro?

É importante dizer que existem diferentes formas de fazer chocolate em casa. Hoje, vamos te passar algumas opções. A partir dessas receitas, também vamos ensiná-lo algumas receitas para usar o chocolate que você mesmo fez. 

Chocolate ao leite caseiro

Para um padrão de chocolate ao leite caseiro você precisará dos seguintes ingredientes e proporções.

Ingredientes

  • Amêndoas de cacau in natura (20%)
  • Açúcar refinado (30%)
  • Leite em pó (25%)
  • Manteiga de cacau (25%)

Para entender as proporções dos ingredientes, tenha em mente quanto de chocolate você deseja produzir. Por exemplo, se você quiser 2kg de chocolate ao final da sua receita, use:

  • 0,5 kg de manteiga de cacau
  • 0,5 kg de leite em pó
  • 0,4 kg de amêndoas de cacau in natura
  • 0,6 kg de açúcar refinado

Modo de preparo

O primeiro passo da receita é lavar as amêndoas e deixá-las secar. Feito isso, você precisará torrá-las em uma assadeira, com o fogo a 180º. Assim que as cascas estiverem amarronzadas, tire-as do fogo e as deixe esfriar antes de descascá-las. 

Você irá perceber que as cascas já estarão com algumas rachaduras, o que facilita o processo de descasco. Por fim, triture as nibs de cacau no processador, até ter uma farinha bem fina. 

No liquidificador misture o cacau em pó, leite e açúcar. Despeje tudo em uma panela e mexa em fogo baixo até chegar em uma textura bem encorpada. Pronto! 

Agora vamos dar início a última e mais delicada parte do processo: a temperagem. 

Fazer a temperagem nada mais é do dar um choque térmico no chocolate, transferindo o chocolate da panela para um recipiente limpo e frio. O ideal é que você fique mexendo o chocolate neste novo recipiente até que ele alcance entre 34 e 28 graus. 

Fazer esse processo é fundamental para ter um bom chocolate, por isso não esqueça do processo de temperagem antes de levá-lo à geladeira. Como resultado final você pode esperar um sabor cremoso, doce, encorpado, robusto e aveludado. Um típico chocolate ao leite de dar água na boca! 

Um ponto bem importante durante todo o preparo: lembre-se que o chocolate não se dá bem com água. Qualquer gota que caia pode arruinar toda sua receita, deixando o chocolate fora da consistência ideal. 

Chocolate amargo

Se você quer saber como fazer chocolate amargo, saiba que é simples! O que determina a intensidade do amargor em um chocolate, é a quantidade de leite e açúcar na receita. Siga a mesma receita e atente-se para: quanto menos adição de leite, manteiga e açúcar, mais amargo ele será. 

Siga o seu paladar e delicie-se com um delicioso e intenso chocolate amargo. Se você gostar de chocolate bem amargo, uma boa proporção é usar 70% de amêndoas de cacau in natura e 30% de açúcar, sem adicionar leite e manteiga. 

Chocolate branco

O chocolate branco não usa manteiga de cacau na sua receita. Ou seja, basta não adicionar as amêndoas de cacau in natura citadas na receita padrão acima. Experimente a proporção 30% de leite em pó, 35% de manteiga de cacau e 35% de açúcar. Com isso, você terá um chocolate branco cremoso e amanteigado para degustar. 

Chocolate ao leite de baixa caloria 

Se você quer saber como fazer um chocolate “diet”, nós te damos a receita! Ele é uma excelente opção para fazer ovos de páscoa ou brigadeiros com baixa caloria. 

Ingredientes

  • 100 g de cacau puro em pó
  • 150 g manteiga de coco
  • 70 g de açúcar mascavo ou use o xilitol, para deixar totalmente zero açúcar

Modo de preparo

Em banho maria, coloque o cacau e a manteiga. Mexa até que se forme um creme bem liso. Peneire o açúcar mascavo ou o xilitol e continue mexendo sem parar, até que tudo esteja bem incorporado. 

Feito isso, retire do banho maria, deixe esfriar e leve para a geladeira por, mais ou menos, três horas. Prepare-se para degustar um delicioso chocolate de baixa caloria feito por você! 

pedaços de chocolate branco em cima de uma mesa
O chocolate branco é uma receita que não vai manteiga de cacau

Como fazer cacau em pó da fruta?

Se você quiser ir além e fazer cacau em pó direto da fruta, a gente te ensina! Saiba que, apesar de trabalhoso, não é uma tarefa difícil. Confira o passo a passo.

  1. Separação das sementes

Cada fruto de cacau possui até 40 sementes. O seu objetivo é retirar cada uma delas com bastante cuidado para não perder nenhum pedaço. Inclusive, a parte branca que fica em volta da semente é fundamental para as próximas etapas do processo, já que é ela que contém o açúcar necessário para a fermentação. 

  1. Fermentação das sementes

Uma boa fermentação é essencial para se obter um chocolate saboroso depois que todo o processo for feito. Coloque as sementes em um recipiente de madeira ou um pote de vidro e deixe-as expostas ao ar. De tempos em tempos, é importante que você mexa as sementes para que todos os lados recebam a mesma quantidade de oxigênio. 

Esse processo demora, em média, seis dias, podendo variar entre cinco e sete dias. A semente irá mudar de cor durante os dias, ficando amarela, rosada e, por fim, marrom escura. É importante estar atenta aos aromas. Eles podem te ajudar a saber se a fermentação ocorreu. O ponto certo de fermentação tem aroma alcalino, enquanto sementes que já passaram do ponto tem cheiro de amônia. 

  1. Secagem dos grãos

Após a fermentação é importante secar os grãos ao sol. É recomendado três dias de sol, guardando o recipiente durante a noite. Mais uma vez, mexa os grãos para garantir que todos receberão a mesma quantidade de sol. 

  1. Torra dos grãos

No penúltimo passo, você irá torrar os grãos. Em média, em temperaturas de 120 a 160 graus, os grãos torram após 30 minutos. Isso por variar, então fique atenta para o que funciona melhor no seu caso. 

Você irá reparar que, conforme os grãos são torrados, o interior começa a se separar da casca. O ponto ideal acontece quando a parte interna, que são as nibs, começam a estalar e rachar as cascas. 

  1. Moer as nibs

O passo final é muito simples. Separe as cascas das amêndoas, e com as amêndoas de cacau já in natura, triture-as. Para isso, você pode utilizar um moedor ou processador para te ajudar. 

Receitas com chocolate caseiro

Agora que você já sabe como fazer chocolate, que tal aprender diversas receitas rápidas em que o chocolate é, com certeza, o grande protagonista? 

Como fazer ovos de páscoa

mesa com ovos de páscoa coloridos e ovos de chocolate ao leite
Ovos de Páscoa caseiros com seu próprio chocolate pode ser um ótimo presente

Uma vez que você fez a temperagem do chocolate, fica fácil fazer um ovo de páscoa caseiro. Providencie uma forma de 250g, aquelas com formato de ovo de páscoa e espere o chocolate esfriar. Adicione por volta de 2 colheres de sopa do chocolate na forma e, com a colher, espalhe o conteúdo do centro para as bordas, sem deixar buracos. 

Atente-se para não deixar na forma uma camada fina demais para o chocolate não quebrar no momento da retirada da forma. Porém, não deixe uma camada muito grossa para não desperdiçar chocolate. 

Dicas

Bata bem devagar a forma em uma superfície lisa, isso ajuda a que as bolhas de ar saiam. Depois, vire a forma de ponta cabeça, deixe escorrer o excesso e leve ao congelador por cinco minutos. 

Após isso, repita todo o processo mais 2 vezes, fazendo mais camadas, até que o chocolate ganhe altura. Quando finalizar todas as camadas, deixe a forma no congelador até que o chocolate desgrude da forma. Depois é só desenformar.

Como fazer bombons de chocolate

vasilha preta cheia com bombons de chocolate
Bombons de chocolate são ótimas opções de presentes 

Para fazer bombons de chocolate de dar água na boca, preencha as forminhas de bombom com uma camada fina de chocolate derretido. O processo é semelhante à produção de ovos de páscoa. 

Com as forminhas preenchidas, escorra o excesso e leve para a geladeira por 20 minutos. Aproveite esse tempo para escolher o recheio: frutas, Nutella, leite condensado, e muitas outras opções! 

Retire o bombom da geladeira, pegue o recheio que escolheu e recheie o bombom. Cubra o fundo com mais uma camada de chocolate e leve mais uma vez para a geladeira. Assim que as forminhas ficarem esbranquiçadas, com o bombom se soltando sozinho da forminha, pode desenformar. 

Como fazer brigadeiro

brigadeiros de chocolate envolvidos no cacau e coco queimado
Brigadeiros são opções para aniversários e sobremesas com a família

O brigadeiro é um doce genuinamente brasileiro! Sua receita é simples. Moa o chocolate que você fez até que ele fique na consistência de um pó. Depois, para cada 5 colheres de sopa de chocolate em pó, adicione uma colher de margarina e uma lata de leite condensado. Leve ao fogo e mexa até que o brigadeiro desgrude da panela. 

Dica

Para saber se o ponto está ideal, mexa até que você consiga ver o fundo da panela. Quando esse momento chegar, basta deixar o brigadeiro esfriar para você poder enrolá-lo e passar o granulado.

O granulado pode, inclusive, ser feito do próprio chocolate que você preparou, moído em pequenos grãos. 

Como fazer chocolate quente

mesa com um copo de chocolate quente e um prato com pedaços de chocolate
Fazer chocolate quente caseiro é simples e delicioso

Chocolate quente é uma bebida ideal para aqueles dias mais frios, não é mesmo? E o melhor, você pode aprender como fazer chocolate quente a partir do seu próprio chocolate caseiro. Assim como no brigadeiro, o primeiro passo é transformar o chocolate que você fez em pó. 

Feito isso, leve ao fogo e para 4 colheres de chocolate em pó, adicione 4 copos de leite. Se você gostar de um sabor mais doce, adicione meia lata de leite condensado. Você também pode colocar canela, a gosto. Mexa bem, até engrossar e estará pronto um delicioso chocolate quente cremoso!

Como fazer bolo de chocolate com cobertura

mesa com bolo de chocolate ao centro e uma pessoa atrás ascendendo uma vela
Bolos de chocolate são ótimas opções para lanches e comemorações

O bolo de chocolate é o queridinho das crianças. Um clássico para o lanche da tarde. Veja como prepará-lo com uma deliciosa cobertura de chocolate!

Ingredientes

Para a massa do bolo você vai precisar de:

  • 4 ovos
  • 4 colheres de sopa de chocolate em pó (aquele que você mesma preparou mais cedo com as dicas do começo desse post)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 colheres de fermento
  • 1 xícara de leite

Para a cobertura você irá precisar de:

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 7 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 2 latas de creme de leite com soro
  • 3 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo

O modo de preparo da massa é o mesmo que um bolo tradicional. A diferença aqui é que você deve adicionar chocolate em pó na massa.

Para a cobertura misture a manteiga e o chocolate em pó e aqueça até que os dois ingredientes virem um só. Adicione o creme de leite e mexa até a mistura ficar bem cremosa. Desligue o fogo e, por fim, acrescente o açúcar. Você pode usar essa cobertura não só em cima do bolo, mas também para preparar uma pipoca de chocolate ou com sorvete. 

Gostou?

Um dos doces favoritos do mundo pode ser feito por você, na sua casa! Com certeza, o chocolate caseiro é uma opção mais saudável e que, ainda, pode virar o seu novo hobbie. 

Agora que você já sabe como fazer chocolate do zero e uma série de outras receitas onde o ingrediente principal é o chocolate, entre no site da Savegnago e compre tudo o que você precisa sem sair de casa!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *