Fazer um bom churrasco de domingo, seja em apartamento ou em qualquer outro contexto, é sem dúvidas uma das atividades mais populares do nosso país. Por isso, a pergunta como fazer churrasco em apartamento é bastante recorrente, principalmente em épocas de pandemia e isolamento social.

Tradicionalmente, o “churrasco” está presente na humanidade desde os tempos mais remotos, visto que há milhares de anos é o jeito mais fácil e prático de se preparar uma carne. 

É provável que os nossos ancestrais acidentalmente tenham descoberto que a carne assada é muito mais saborosa e fácil de comer que a versão crua e, desde então, esse preparo nunca mais saiu dos paladares humanos e se popularizou em todo o mundo.

Quando falamos em churrasco, facilmente vem à mente aquelas imagens de enormes churrasqueiras ou do fogo de chão, como tradicionalmente acontece no sul do Brasil. Portanto, dúvidas relacionadas à possibilidade de fazer churrasco em apartamento são bem comuns.

Mas, pode ficar tranquilo! A democratização dos assados nos mostra que é possível preparar carnes deliciosas nas condições mais diferentes possíveis, inclusive preparar um churrasco sem fumaça no apartamento.

Quer aprender como fazer churrasco em apartamento? Continue lendo este conteúdo!

Churrasco em apartamento é possível

É evidente que aqueles que moram em apartamento encontram algumas dificuldades na hora de assar a carne, como a temperatura e o cheiro que pode atrapalhar os vizinhos.

Isso sem falar nas faíscas geradas pelo tradicional carvão, que ao voarem da brasa, podem aumentar o risco de incêndio caso o morador tenha sofás, tapetes ou cortinas por perto.

Fique tranquilo pois é possível, sim, fazer churrasco sem fumaça em apartamento!

Sabendo de todas essas dificuldades, preparamos aqui um guia completo para você saber como fazer churrasco em apartamento. Dessa maneira, você estará sempre pronto para receber a família e os amigos com aquela carne saborosa que todo mundo adora. Confira abaixo!

Churrasco e grelhado são diferentes

Confundir churrasco e grelhado é um erro comum, mas que pode fazer uma grande diferença se os termos forem invertidos durante a preparação de um almoço ou jantar. Neste caso, pode-se até considerar a morfologia dos termos, já que a palavra “grelha” vem de “grade”. Portanto, o churrasco feito na grelha pode ser chamado de grelhado, já o churrasco feito no espeto, não. 

Para estes casos, o calor é o ponto chave para um bom grelhado. Embora fique muito longe da quantidade de energia que é irradiada pelo carvão em forma de brasa, o resultado pode ser bem satisfatório, caso seja tirado o máximo proveito de três fatores: a chama, o material da grelha e o tempo.

grelha churrasco em apartamento
Diferenciar churrasco e grelhado é muito importante para quem quer saber como fazer churrasco em apartamento.

É importante manter isso em mente se você quer saber como fazer churrasco em apartamento! 

Afinal, como fazer churrasco em apartamento?

O primeiro passo de como fazer churrasco em apartamento é avaliar a disponibilidade de espaço para esse fim. Afinal, dependendo do local, não será possível instalar uma churrasqueira a gás embutida, por exemplo.

Neste caso, é essencial a ajuda de profissionais especializados para evitar problemas futuros. Muito importante também é não realizar nenhuma instalação sem antes conferir o tipo de equipamento disponível na parte elétrica, de gás e hidráulica do lugar onde mora.

Além disso, para fazer um bom churrasco em apartamento é importante ter equipamentos adequados, como uma boa faca de corte e uma chaira, que ajuda a mantê-la afiada.

Outro utensílio útil é o pegador, evitando o uso do garfo para virar a carne. Desse modo, evita-se perder o líquido da peça, que confere a ela aquele sabor especial. Além desses, é válido também ter em mãos uma espátula, para o caso de hambúrgueres ou peixes

Com esses utensílios, preparar uma peça suculenta, dourada por fora e macia por dentro não fica tão difícil. 

Porém, é necessário sempre prestar muita atenção no material utilizado na fabricação das ferramentas, já que alguns podem liberar substâncias malignas ao corpo humano quando em contato com o calor.

Os diferentes tipos de churrasqueiras

Para aqueles que moram em apartamento, mas não abrem mão de um bom churrasco, existem várias opções de churrasqueiras no mercado. Cada uma delas atende necessidades específicas do consumidor, desde tamanho até a proporção de calor.

Conhecer os principais tipos de churrasqueira é parte fundamental para não errar no projeto. Neste caso, é interessante enfatizar que a melhor sempre será aquela que suprirá as suas necessidades de forma satisfatória. Abaixo listamos alguns modelos existentes.

  • Tradicional;
  • Elétrica;
  • De alvenaria;
  • A gás;
  • Portátil;
  • A bafo;
  • Rotatória;
  • De fogão.

Porém, é válido ressaltar que o espaço utilizado para instalação, na maioria das vezes, é até mais importante que o modelo escolhido. Portanto, se você quer aprender como fazer churrasco em apartamento, saiba que é necessário analisar o contexto geral do seu local para entender em qual churrasqueira você fará a tão sonhada carne assada no domingo.

A churrasqueira elétrica, grande aliada dos apartamentos

Para quem mora em apartamento, as churrasqueiras elétricas são as mais recomendadas, principalmente quando já se tem uma sacada. Elas são mais compactas, práticas e possuem uso mais fácil. Sendo assim, são ideais para quem planeja montar aquele espaço gourmet dentro do apartamento.

Isso se deve ao fato de que elas não utilizam carvão. Consequentemente, você consegue fazer churrasco sem fumaça durante o preparo dos alimentos.

como fazer churrasco em apartamneto com churrasqueira elétrica
A churrasqueira elétrica é a melhor opção para quem está aprendendo como fazer churrasco em apartamento, afinal ocupa menos espaço e não faz tanta fumaça.

Além disso, outra vantagem desse tipo de churrasqueira é que, por ter um tamanho menor que as outras, pode ser utilizada até mesmo dentro da cozinha do apartamento sem causar grandes transtornos.

A importância de escolher bons cortes para seu churrasco

Saber como fazer churrasco em apartamento não tem a ver apenas do espaço e dos materiais usados, os petiscos e cortes certos das carnes também são muito importantes. Uma escolha errada pode causar muito mais fumaça que o normal, bem como um cheiro desagradável até mesmo para os vizinhos.

Neste caso, dê preferência aos cortes que sejam do tipo bife, principalmente quando estiver usando peças que não envolvam pele. Por serem mais finos, eles assam muito mais rápido e de maneira uniforme, o que é um ponto bem bacana para quem possui pouca experiência na cozinha. 

Ademais, evite comprar carnes com camadas grossas de gordura, como contrafilé ou a famosa picanha. Esse tipo de carne tende a pingar a gordura logo no início do processo, ao esquentar a peça. Ao entrar em contato com o fogo, essa se torna a principal fonte de fumaça.

Porém, para não obter um churrasco duro, dê preferência às peças que já possuem gordura inserida dentro da carne. Um bom exemplo é a fraldinha ou o bife ancho. Com elas prepara-se um assado com pouquíssima sujeira, mas sem abrir mão do sabor e tempero que só esse prato oferece.

Além de garantir um churrasco sem fumaça, se atentando aos cortes de carne fica ainda mais fácil de garantir o ponto ideal!

Mais algumas dicas importantes de como fazer churrasco em apartamento

O que realmente faz diferença em um bom churrasco é que ele aconteça junto a boas companhias, afinal, esse é um momento para descontrair e se divertir. Escolhendo uma carne de boa procedência, é possível evitar vários problemas.

Uma boa dica é deixar a carne um tempo fora da geladeira antes de assar, fazendo com que ela fique em temperatura ambiente. Assim, ela atingirá um ponto mais uniforme, além de assar mais rapidamente. Evite furar a carne, e, se possível, vire-a utilizando um pegador. Dessa forma os sulcos serão mantidos, garantindo maior suculência e maciez.

Técnicas para utilizar a churrasqueira

Para as churrasqueiras elétricas, vale ressaltar que a superfície deve estar bem quente ao colocar a carne, garantindo que o alimento asse ao invés de cozinhar. Assim, evita-se também a produção de imensas quantidades de vapor.

Falando sobre churrasqueiras que utilizam carvão, nunca jogue água com o intuito de apagar ou apenas controlar o fogo. Essa técnica é conhecida por produzir fumaça tóxica, extremamente prejudicial aos pulmões humanos. Para um churrasco sem fumaça, sempre que for necessário conter as labaredas, utilize cinzas de confraternizações anteriores.

Agora que você já sabe como fazer churrasco em apartamento, é só seguir esses passos simples e seu churrasco será um sucesso!

Basta lembrar-se sempre de consultar profissionais especialistas antes de instalar qualquer equipamento em seu apartamento, garantindo a segurança de todos. Fazendo isso, você pode fazer churrasco para seus amigos e familiares de forma tranquila e segura!

Se você quer conferir mais conteúdos incríveis que te ajudam a cozinhar pratos deliciosos e manter a vida doméstica em dia, fique atento ao nosso blog! Aqui, postamos orientações simples, práticas e atualizadas para você se tornar um verdadeiro chef de cozinha!

Este artigo foi útil?

Sim Não

Tags

Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.