Sabia que sabonetes caseiros são extremamente cheirosos? Já estamos tão habituados a comprar sabonetes no mercado que dificilmente pensamos na possibilidade de fazê-los em casa, não é? Mas acredite, fazer seus próprios sabonetes é simples e vale muito a pena! Venha com a gente pra descobrir como fazer sabonete com ervas naturais, entre outros ingredientes caseiros, além de aprender algumas dicas pra você pôr a mão na massa.

Por que fazer sabonete em casa?

Fazer as coisas com as próprias mãos é muito legal, terapêutico e pode servir como um bom hobby para quem gosta de atividades de criação e de artesanato

Além disso, caso você esteja procurando uma forma de ganhar um dinheirinho extra, pode acabar se tornando um empreendimento muito interessante, já que as pessoas admiram e procuram por sabonetes artesanais na hora dar um presente ou uma recordação em um chá de bebê, por exemplo.

Fazendo seu próprio sabonete, você também pode controlar a composição dele, ou seja, você escolhe os ingredientes que entram em contato com sua pele. E isso é muito bom, pois você pode escolher uma composição que seja menos oleosa, por exemplo, assim como pode encontrar ingredientes que conversem melhor com a sua pele e a deixem mais hidratada.

Como aprender a fazer sabonete de ervas naturais?

Trouxemos algumas dicas de vários tipos de sabonetes que você pode fazer pela primeira vez e, depois de dominar o básico de como fazer sabonete com ervas naturais, você pode começar a experimentar outras combinações que acha que pode dar certo. 

Mas antes de tudo, vamos nos atentar ao mais importante: em praticamente todas receitas de sabonete você vai precisar usar a glicerina. Então, separamos um espacinho para falar apenas sobre ela:

Glicerina

A glicerina possui propriedades emolientes, lubrificantes, umectantes, hidratantes e higroscópicas que contribuem para a absorção da água na pele e nos cabelos, promovendo hidratação e maciez. 

Ela precisa ser dissolvida e misturada com outros ingredientes para que não fique muito concentrada. Geralmente, encontramos a glicerina em barra, o que quer dizer que é preciso derretê-la antes de qualquer coisa.

A forma mais aconselhada é num forno elétrico, pois não levanta vapor e a fonte de calor é constante, sem as variáveis que o fogo a gás acaba tendo e que pode alterar a consistência final. 

Mas caso você não tenha um forno elétrico, a forma mais popular para derreter a glicerina é em banho maria, por ser mais fácil e simples. Caso esse seja o seu caso, aconselhamos apenas que você se lembre de sempre ficar mexendo a glicerina, para que o derretimento aconteça por igual. 

E já que você ainda está aprendendo como fazer sabonete com ervas naturais, lembre-se de tomar muito cuidado para que não caía água na glicerina, pois isso afetaria a consistência e o resultado do produto.

Também é importante não deixar a glicerina ferver e ficar de olho para que a mistura sempre derreta por completo. Então, fique bastante atento nessa etapa. Depois é só esperar uns 5 minutos e começar os próximos passos!

Como fazer sabonete com erva doce

Bom, chegou a hora de entendermos como fazer sabonete com ervas naturais. Resolvemos começar por uma das mais tradicionais: a erva doce. 

Como já falamos sobre a glicerina, o modo de preparo já vai começar com ela pronta e não tão quente, assim, lembre de esperar alguns minutos antes de começar.

Ingredientes

  • 1 colher (sobremesa) de corante verde;
  • 500 gramas de glicerina branca;
  • 1 colher (sobremesa) de álcool de cereais;
  • 2 colheres (sobremesa) de essência de erva-doce.

Modo de preparo

Em um recipiente seco, despeje a glicerina derretida e adicione o corante verde de maneira delicada. Espere um pouco e acrescente o álcool de cereais. 

Misture bem, coloque a essência e misture mais um pouco. Despeje na forma para sabonete. Aguarde 30 minutos e desenforme. 

Espere aproximadamente 2 horas antes de enrolar o sabonete artesanal em plástico filme.

sabonete natural de erva doce
Na hora de aprender como fazer sabonete com ervas naturais, o primeiro passo é adquirir a glicerina que será usada nas misturas.

Como fazer sabonete com aveia e mel

Essa é a maneira mais simples de fazer a mistura e é muito parecida com a receita anterior. 

Assim, se quiser testar alguma coisa diferente na hora de praticar, pode ser seguindo o mesmo modelinho: sempre misturando bem, com calma e deixando tudo de forma homogênea.

Ingredientes

  • 250 gramas de glicerina;
  • 3 colheres (sopa) de aveia em flocos desidratada;
  • 2 colheres (sopa) de mel;
  • 1 colher (sopa) de essência de mel.

Modo de preparo

Em um recipiente com a glicerina derretida, acrescente o mel e a aveia em flocos. Misture bem até formar um líquido homogêneo. Acrescente a essência de mel e misture novamente. Despeje na forma. 

Aguarde cerca de meia hora para esfriar o sabonete artesanal. Desenforme e espere 2 horas para enrolá-lo em plástico filme.

Como fazer sabonete de amêndoas com cravo

Esse exemplo é um pouquinho diferente, para que você consiga testar e entender outras possibilidades de como fazer sabonete com ervas naturais ou outros ingredientes. 

Esta receita leva cravo em pó e anis estrelado, que trazem uma fragrância bem diferente. Você não vai se arrepender!

Ingredientes

  • Base de glicerina;
  • Óleo de amêndoas;
  • 1 colher (chá) de cravo em pó;
  • Anis estrelado;
  • Argila cinza.

Modo de preparo

Quando a glicerina já estiver líquida, acrescente algumas gotas do óleo de amêndoas e uma colher de cravo. Misture muito bem. 

Na forma, coloque apenas um pouquinho da mistura. Em seguida, acrescente em cada uma das formas um pouco de anis e de argila cinza. Depois cubra tudo com o restante da mistura. 

Deixe o conteúdo nas forminhas até que o sabonete seque por completo, antes de desenformá-los. 

E lembre-se: deixar a mistura secar é um passo fundamental na hora de aprender como fazer sabonete com ervas naturais que tenha a consistência correta.

Como fazer sabonete esfoliante de aveia 

Esse sabonete esfoliante possui várias propriedades benéficas para a pele, já que auxilia na renovação celular, além de hidratar e nutrir. Assim, saber como fazer um sabonete esfoliante pode se tornar um diferencial.

Ingredientes

  • 500 gramas de base glicerinada branca;
  • 30 ml de essência de aveia;
  • 20 ml de óleo de coco de babaçu;
  • 50 ml de lauril líquido;
  • 4 colheres de sopa de aveia em flocos grandes.

Modo de preparo

Com a glicerina já pronta, acrescente o óleo, a essência e o lauril líquido. Mexa bem. Acrescente nosso ingrediente esfoliante: a aveia. 

Mexa toda a mistura com um fuê para que a base fique aerada e a aveia se espalhe por todo o sabonete. Quando você perceber que a base está na consistência de mingau, pare de mexer com o fuê, mas continue mexendo com a espátula por mais alguns segundos. 

Escolha a forminha mais adequada para o sabonete e deixe a mistura secar.

sabonete natural feito com aveia
A forma mais gostosa de descobrir como fazer sabonete com ervas naturais é testando seus aromas, modelos e texturas favoritos.

Como fazer shampoo sólido

Outra coisa muito prática de fazer é o shampoo sólido. Os ingredientes são simples e o modo de preparo também. 

É importante lembrar que o segredo para o shampoo sólido durar mais, é mantê-lo sempre em lugares secos.

Ingredientes

  • 300g de glicerina vegetal;
  • Gel de uma folha de babosa;
  • Alecrim;
  • Hortelã;
  • 100ml de água;
  • Suco de meio limão;
  • Óleo essencial à sua escolha;
  • 300g de manteiga de karité.

Modo de preparo

Para saber como fazer sabonete com ervas naturais como o hortelã e o alecrim, o primeiro passo é bater as folhas dos dois em um liquidificador com a água, suco de limão e o gel de babosa. Depois reserve a mistura. 

Coloque uma panela em banho maria e acrescente a mistura do liquidificador, a glicerina, o óleo essencial e a sua manteiga de karité. Mexa até derreter tudo, formando uma pasta homogênea.

Por fim, passe o shampoo da panela para uma forma de sua preferência ou um recipiente quadrado. Não é preciso levar à geladeira, basta esperar a mistura esfriar e se solidificar naturalmente. Pronto! Aí está o seu shampoo 100% natural!

Outras dicas importantes

Faça testes

Já que você está começando agora a descobrir como fazer sabonete com ervas naturais, faça alguns testes! Antes de produzir em grande volume, tente fazer pequenas barras ou faça receitas menores. É importante para entender as dificuldades e já pensar onde você pode mudar e melhorar. 

Inclusive, com os testes, você já pode começar a dar um toque pessoal nos seus sabonetes, trocando ou alterando a quantidade dos ingredientes conforme o seu gosto.

É importante pensar na etiqueta

Agora que sabemos como fazer sabonete com ervas naturais, é importante pensar na forma de entrega. 

Caso você vá vender ou dar de presente é importante que algumas informações estejam muito claras na embalagem para a pessoa saber o produtor que ela está utilizando. Então, faça uma etiqueta contendo essas informações:

  • Nome da sua marca;
  • Indicação de produto artesanal;
  • Nome do produto: sabonete calmante, sabonete esfoliante, sabonete de ervas etc., você pode decidir como o produto será conhecido;
  • Indicação das propriedades: produto hidratante, efeito revigorante, para a prevenção de acnes etc.;
  • Composição: base neutra, essência, extrato, óleo vegetal, corante lauril etc.;
  • Data de fabricação;
  • Prazo de validade;
  • Informar a função de “uso externo”.

Seja para vender, para dar de presentes ou para uso próprio, fazer sabonete com ervas naturais exige dedicação e amor. Se atente aos passos, faça com calma e deixe a fragrância guiar seus passos para criar novas misturas.

Lembre-se sempre de testar primeiro, ver como o sabonete conversa com sua pele, com seu corpo. A forma como você se sente com a textura e com o cheiro é o mais importante de tudo.

Gostou de aprender como fazer sabonete com ervas naturais? Continue acompanhando nosso blog e não perca nenhuma novidade!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *