Limpar cortinas e persianas nem sempre é um trabalho fácil. Mas, com algumas dicas, você pode facilitar o trabalho e agilizar seu tempo. Abaixo, o Blog do Savegnago explica direitinho todas as maneiras de deixá-las lindas e limpíssimas.

Cortinas:

As cortinas são peças essenciais para decoração e para controlar a intensidade da luz nos ambientes. Os tecidos do forro geralmente podem ser lavados com água e sabão em pó. Veja como lavar os tecidos mais delicados dessas peças de decoração.

Tecidos crus e de seda devem ser lavados a seco. Essa lavagem não tem como ser feita em casa. Se a cortina for pequena é possível lavar na máquina com sabão em pó. A secagem é feita em processo natural.

As cortinas de voil podem ser lavadas no mesmo processo, na máquina apenas com sabão em pó. Ricardo lembra que é importante usar água em temperatura normal, pois a água quente com a ação mecânica da máquina pode quebrar as fibras do tecido de voil.

O tecido com o qual se deve ter mais cuidado na lavagem é a renda. Cortinas desse tipo podem ser lavadas na máquina, porém, dentro de sacos de proteção para não puxar fios ou quebrar as linhas. A centrifugação da máquina também deve ser reduzida.

Tirar pó de persianas: utilize um aspirador de pó com o bocal pequeno em forma de “T” (sempre na velocidade baixa e sem encostar a persiana diretamente), ou então um espanador e com as lâminas fechadas passar suavemente no sentido da lâmina (horizontal ou vertical), depois gire a persiana e repita o procedimento do outro lado.

Lavar persianas horizontais: não use eletrodomésticos a vapor que podem danificar a sua persiana e também evite produtos que contenham álcool ou também alvejantes na composição, independente do tipo da sua persiana. Sempre use sabão neutro diluído em água e com um pano úmido e com a persiana fechada passe nas hastes suavemente e de preferência com a outra mão por trás, para não entortar a lâmina.

Persianas verticais: as lâminas podem ser removidas para a lavagem, com cuidado retire lâmina a lâmina e enrole todas juntas em um balde com água e sabão neutro. Deixe de molho por uma meia hora e depois esfregue cada lâmina com uma escova de cerdas macias. Volte às persianas para o balde apenas com água e seque com um pano limpo e pendure no trilho para secar. A limpeza com sabão neutro elimina a gordura das persianas, esse procedimento pode ser feito a cada 6 meses nas persianas de escritórios, salas, lavanderias e quartos e mensalmente nas cozinhas.

Persianas romanas e rolo: a limpeza de persianas romanas ou de rolo deve ser feita por uma empresa especializada, em casa você pode tirar o pó com o aspirador ou com um espanador, conforme foi descrito anteriormente, e a limpeza pontual com um pano úmido com sabão neutro e a persiana aberta. Já para lavar estas persianas contrate uma empresa especializada em limpeza de persianas, evite fazer isso em casa, pois você poderá estragar a sua persiana.

Persiana profissional e restauro: a limpeza e conservação podem ser feitas semanalmente em casa ou no escritório, mas a cada ano é importante que a persiana receba uma lavagem especial, ultrassônica, feita por empresas especializadas em limpeza de persiana, porque com o tempo as cordas e o trilho vão acumulando sujeira e prejudicam o funcionamento da persiana.

*Experimente comprar os produtos em nosso site! Clique, abaixo.