Fazer uma pequena confraternização em casa e receber os amigos sempre gera dúvidas em relação a qual comida escolher. Afinal, os petiscos são parte importante da diversão e de uma noite agradável. Sabendo disso, entender como montar uma tábua de queijos é uma ótima pedida para não errar na escolha dos pratos e receber sempre bem os seus amigos e familiares!

Ele é muito versátil e pode acompanhar pratos doces, salgados, cozidos, fritos, assados e muitas outras opções. Portanto, é bem bacana aprender a combinar uma tábua de queijos e vinhos para agradar a todos. 

Para te ajudar, criamos aqui um guia completo para você que deseja saber como montar uma tábua de queijos, com o que harmonizá-la e as melhores combinações desse prato. Desse modo, não será difícil curtir um tempo de qualidade com quem se ama e acompanhado comida boa. Continue lendo e descubra muito mais!

Como montar uma tábua de queijos combinando os diferentes tipos

Falar sobre combinação de queijos não é uma tarefa fácil, embora seja essencial caso você queira saber como montar uma tábua de queijos.Cada pessoa possui gostos específicos, que podem se dar bem ou não com o paladar dos laticínios. Porém, alguns conjuntos fazem bastante sucesso e costumam agradar a todos. 

Sendo assim, na hora de montar a sua tábua de queijos e frutas, pense em combinações que fazem sentido entre si, harmonizando os sabores. 

Por exemplo, uma boa ideia é juntar 3 queijos com base de leite de vaca. Alguns exemplos são o meia cura, que é bem suave e delicado, o pont-l’évêque, que tem a casca lavada, um aroma bem intenso e textura cremosa, e o tropeiro, que passa pelo processo de cura com cinza vegetal. 

Eles formam ótimas combinações entre si, mas possuem características diferentes, as quais fazem muito sentido quando são colocadas juntas na boca.

Além disso, também é legal ter um queijo de cabra com mofo azul, que trará bastante sofisticação para a sua tábua de frios. Um bom exemplo é Azul do Bosque, que inclusive já foi eleito o melhor queijo de todo o Brasil. Já imaginou que delícia tê-lo em sua tábua?! 

Por último, um queijo de ovelha, que possui a massa mais dura e forte também pode fazer bastante sucesso. Quando colocado em contato com os outros ele trará um contraste de sabor e textura bem diferente e que conquistará qualquer paladar. 

No entanto, é sempre válido dizer que essas não são regras que precisam ser seguidas à risca. O mais importante é criar diferentes combinações, que atendam a todos os gostos de paladar, aroma e densidade, use e abuse da sua criatividade.

Como montar uma tábua de queijos com frutas 

Mesmo que os queijos sejam deliciosos, eles não precisam ser os únicos protagonistas do seu prato. Afinal, ter outras opções de combinação também é bem bacana para quem é intolerante a lactose, não gosta tanto assim de laticínios ou simplesmente quer variedade.

Tábua de queijo montada com frutas com morango e uvas
Adicionar frutas traz uma variedade interessante para quem quer saber como montar uma tábua de queijos para pessoas com gostos muito diferentes.

Além disso, também vale dizer que os queijos e frutas fazem muito sentido quando colocados juntos no paladar. Por esse motivo, combiná-los é legal para tornar a sua noite ainda mais deliciosa, por isso, aprenda a montar uma tábua de queijos e frutas e surpreenda os seus convidados.

Para isso, é preciso prestar bastante atenção nas escolhas de cada um dos frutos. Afinal, alguns não fazem nenhum sentido nesse prato, podendo estragar todo o trabalho de harmonização. 

Tipos de combinações entre frutas e queijos

Cada queijo combina com um tipo diferente de fruta. Aqueles mais cremosos fazem sentido quando colocados com frutas secas, enquanto os mais resistentes podem ficar maravilhosos com as mais rígidas. No entanto, nesses casos, evitar as opções mais gordurosas é sempre a melhor opção, pois elas podem amargar o paladar quando consumidas. 

Algumas ideias de frutas que compõem muito bem uma tábua com queijos são os damascos, cerejas em calda e uvas sem sementes. Outras opções são frutas vermelhas como morangos, amoras e framboesa. Ademais, a manga também é bastante utilizada dentro desse prato, sendo excelente para limpar o paladar. 

Vale dizer também que o creme de ricota é um tipo de queijo que faz muito sentido com frutas. Sua textura que se parece com um fondue é ideal para mergulhar os pedaços e torná-los ainda mais deliciosos.

Como montar uma tábua de queijos com embutidos 

Quando o assunto é montar uma tábua de queijos, as frutas não são as únicas que podem ser selecionadas para ajudar a compor o sabor. Os embutidos também são ótimas opções, principalmente quando utilizados crus. Sendo assim, saber as principais combinações com eles é bem bacana para complementar ainda mais o seu prato. 

Os embutidos comumente possuem um sabor forte em um primeiro momento. Sendo assim, devem ser colocados junto com queijos que também possuem presença, para que o laticínio não seja completamente ofuscado no paladar. 

Porém, a dica principal se você quer saber como montar uma tábua de queijos com embutidos, é prestar atenção para não colocar nenhum que seja extremamente apimentado ou gorduroso, pois o intuito é que eles sejam servidos crus. Caso possuam essas características, podem acabar destruindo a delicadeza característica de uma tábua de queijos.

Separamos alguns exemplos de embutidos bem gostosos para a sua tábua de queijos:

  • mortadelas;
  • bacon;
  • lombo defumado;
  • salames;
  • linguiça calabresa;
  • tender;
  • apresuntado;
  • tiras de frango;
  • tiras de peru.

Dicas para harmonizar a sua tábua de queijos 

Quando falamos em uma tábua de queijos, independentemente das outras combinações, a primeira bebida que vem na cabeça é o vinho. Afinal, essa junção típica das noites de inverno é deliciosa, principalmente quando o desejo é ter um clima mais intimista.

Tábua de queijos harmonizada com vinho e mel
Como montar uma tábua de queijos sem pensar no vinho, não é mesmo?

Porém essa não precisa ser uma regra para consumo desse prato! Os queijos, frutas e embutidos oferecem muitas possibilidades, que podem e devem ser aproveitadas para tornar tudo ainda mais interessante. 

Como montar uma tábua de queijos e vinhos

Caso a sua preferência seja realmente o vinho, vale lembrar que ele não possui apenas uma categoria. Por exemplo, o tinto combina muito bem com salames, linguiças, salsichas e outros alimentos com sabor mais pesado

Já os vinhos frisantes costumam ser mais ácidos, sendo assim, são ótimas opções para queijos mais gordurosos, pois quebram o sabor e limpam o paladar.

Os vinhos brancos e rosés são excelentes para harmonização com embutidos de carne de porco, bem como para queijos com textura mais rígida. Juntos eles formam uma junção de sabores que é insuperável na boca.

Melhores cervejas para combinar com uma tábua de queijo

Agora, se você faz parte do grupo que nunca perde a oportunidade de beber aquela cervejinha, vai gostar de saber que ela não precisa ficar longe da sua noite de queijos. As várias categorias dessa bebida também fazem muito sucesso junto com uma tábua de frios. 

Por exemplo, a cerveja pilsen, mais comum entre todas, fica muito bem com os queijos mais leves e frescos. Alguns bons exemplos são a ricota e o feta.

Já a cerveja pale ale, caracterizada por seu sabor de ervas e gosto um pouco mais amargo, combina bastante com queijos semi macios, principalmente por conta do grande contraste. O colonial e o Asiago nesses casos são ótimas opções.

A cerveja Weiss, comumente chamada de cerveja de trigo, já é uma ótima pedida para os queijos preparados com leite de cabra. Eles apresentam um paladar mais ácido, o que por semelhança faz bastante sentido com o gênero Weizenbier.

Saber como montar uma tábua de queijos pode ser o que você está precisando para fazer aquela noite memorável junto com os amigos. Sendo assim, anote todas essas dicas e comece hoje mesmo a criar as ideias para a sua!

E para não perder nenhuma dica culinária, continue acompanhando o nosso blog! Aqui postamos os melhores conteúdos para você que ama ir para a cozinha e aprender novos pratos todos os dias!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *