A limpeza da casa é uma atividade recorrente que demanda esforço. E se você se pergunta como ser uma faxineira eficiente, saiba que existem táticas ótimas para serem abordadas.

Afinal, limpar a casa sem conhecer alguns truques e segredinhos pode fazer com que a faxina se torne muito mais cansativa e demorada do que realmente é. 

Por isso, nossa missão hoje é te ensinar como ser uma faxineira eficiente, organizando as atividades e o seu tempo sem te sobrecarregar, que tal?

Cada ambiente da casa demanda um tipo de limpeza. Existem cômodos que juntam mais pó, enquanto outros acumulam mais gordura. Além disso, parece que quanto maior o número de habitantes na casa, mais sujeira você encontra. 

Sendo assim, é fundamental organizar um cronograma de limpeza para que você consiga dar conta de tudo. Outra questão essencial para tornar a faxina mais eficiente é saber ordenar os tipos de tarefas. 

Por isso, se você quer entender melhor sobre o que estamos falando e aprender como ser uma faxineira eficiente, acompanhe este conteúdo. 

E para quem tem pet em casa, aproveite para saber como tirar o cheiro de cachorro da casa.

Por aqui, vamos te dar algumas dicas preciosas de limpeza, além de te ajudar a se organizar antes, durante e depois de uma faxina. Preparada? Então acompanhe e boa leitura! 

12 truques para uma limpeza eficiente

pessoa com camisa azul xadrez e avental azul segurando uma série de produtos de limpeza demonstrando como ser uma faxineira eficiente
Que tal aproveitar os truques e descobrir de vez como ser faxineira eficiente?

Dica boa merece ser compartilhada.

Então, já que você decidiu que quer aprender como ser uma faxineira eficiente, chegou a hora de conhecer alguns truques que farão toda diferença na limpeza da sua casa. 

Reveja essas dicas sempre que precisar e aproveite para compartilhar com os amigos!

1. Estabeleça uma sequência para a faxina

Como falamos anteriormente, estipular um cronograma de limpeza é fundamental para se ter mais eficiência durante a faxina. 

Por isso, antes mesmo de começar defina por onde começará a limpeza e qual será a ordem dos cômodos. Uma opção pode ser banheiros, quartos, sala, varanda, cozinha e área de serviço, que tal? 

Ou a rotina dos moradores da casa exige outra sequência? 

Muito bem! Uma vez definida a ordem, reúna no cômodo que será limpo, ou próximo dele,  os equipamentos, utensílios e produtos de limpeza que você utilizará na faxina. 

Dessa forma, você evita perda de tempo com idas e vindas pela casa atrás de itens que ficaram faltando. 

2. Ordene as tarefas

Além de estabelecer uma ordem de limpeza dos cômodos, é fundamental ordenar as tarefas de forma eficiente durante a faxina. 

Comece a faxina do ambiente escolhido tirando todo o pó. Faça isso com o auxílio de um espanador ou de um pano seco. 

A seguir, foque sua energia dos tecidos. Troque roupas de cama e toalhas, balance as almofadas, cortinas e mantas. Se necessário, utilize um aspirador de pó. 

Feito isso, chegou a hora de limpar vidros e espelhos. Utilize produtos específicos para esse tipo de superfície, ou apenas um pano molhado, como preferir. 

Agora, chegou a hora de higienizar todas as superfícies, como mesas, cadeiras, cômodas e pias com desinfetante. Limpe dentro de armários, microondas, e fornos. Por fim, com tudo limpo, dedique-se a limpar o chão. 

Tome cuidado com o tipo de piso de cada ambiente. Na dúvida, varra e use um pano úmido. 

3. Limpe as grades do forno com vinagre 

Depois de muitas receitas deliciosas, é impossível que as grades do seu forno continuem limpas. Se livrar dos restos de sujeira das grades costuma ser uma tarefa bem difícil, que demanda tempo, paciência e força nos braços para esfregar até que tudo esteja brilhando. 

Porém, já que você está aqui para aprender como ser uma faxineira eficiente, a gente tem uma solução que pode facilitar muito esse processo. 

Com vinagre, meio copo de detergente e oito folhas amaciantes para secadoras, você se livra dos resíduos das grades de forma rápida e eficaz. 

Coloque as grades do forno na pia ou em um tanque com o ralo tampado e cubra com as folhas de amaciante. Adicione água morna, vinagre e detergente, e deixe a solução agir durante a noite. Na manhã seguinte é só enxaguar e secar.

Aproveite para ver mais sobre como limpar o forno do fogão.

4. Tire óleo com amônia 

Com o tempo, é normal que os eletrodomésticos e utensílios acumulem óleo. Agora, a gente sabe que tirar a gordura desses itens é um terror em qualquer faxina. 

Mas não se desespere! O truque para se livrar da sensação pegajosa desses itens é muito simples. Basta um quarto de copo de amônia e um saco hermético.

Separe as partes oleosas do eletrodoméstico e os utensílios. Esfregue tudo com palha de aço ensaboada e, em seguida, coloque no saco hermético com a amônia. Deixe de molho durante a noite e, de manhã, lave normalmente com detergente e seque com um pano. 

Você não vai acreditar na diferença na superfície dos seus produtos! 

5. Tire restos de adesivos com maionese

Quem nunca tentou tirar um adesivo de algum utensílio ou eletrodoméstico e ficou com resíduos de cola? 

Para retirar adesivos, esqueça o esfrega-esfrega. Basta cobrir a superfície do adesivo com bastante maionese e deixar descansar. Depois de algumas horas você conseguirá removê-lo com facilidade. 

Vai parecer mágica, mas não é! Esse é só mais um dos truques de como ser uma faxineira eficiente.

6. Dê adeus às manchas de água na madeira

Aposto que você nunca imaginou como a maionese poderia ser uma aliada da faxina, não é mesmo? 

Com um poder multiúso, além dos adesivos que vimos na dica anterior, ela também ajuda a remover aquelas manchas super chatas de água em superfícies de madeira. 

A dica é simples: basta esfregar um pouco do alimento com um pano sobre a mancha e pronto! Seu móvel de madeira estará limpinho.

7. Retire ferrugem com limão

O limão tem muitos benefícios, inclusive para a limpeza da casa. Um dos super poderes da fruta cítrica é a sua capacidade de remover ferrugem. Demais, né? 

E para isso, basta espirrar o suco da fruta com uma garrafa de spray, ou passá-lo diretamente na área enferrujada. 

Então, feito isso, é só esfregar a superfície com uma escovinha ou bucha e prepare-se para dar adeus à ferrugem na sua casa! 

8. Não se esqueça de limpar o teto 

É muito fácil esquecer de limpar o teto. Isso porque ele é bem difícil de alcançar, então sempre acaba passando batido durante a faxina. 

Assim, além de acrescentar essa tarefa no seu cronograma de limpeza, a dica é utilizar um rolo de pintura. Basta umedecê-lo e passá-lo pelo espaço para manter o teto da sua casa sempre limpo. 

Você vai se surpreender com a sujeira que junta por lá! 

9. Ketchup para polir utensílios

Mais uma da série: alimentos que ajudam na limpeza! Com o passar dos anos, alguns metais da casa podem ficar com uma aparência meio antiga, não é mesmo? 

Para inverter essa situação, conte com o ketchup! Com o auxílio de uma toalha, use o condimento para polir cada utensílio. 

Assim, esse truque funciona muito bem para produtos feitos de cobre, bronze e até com prataria!

10. Capriche no banheiro

O banheiro é um dos ambientes que mais demandam atenção na limpeza. 

Então, aqui vai mais uma dica de como ser uma faxineira eficiente durante a limpeza do banheiro. Utilize Coca-cola para te ajudar! 

Assim, com componentes que a tornam extremamente abrasiva, basta uma lata da bebida para limpar o vaso sanitário. Deixe o líquido durante a noite e dê descarga apenas de manhã.

11. O poder do pepino

Muitos alimentos têm poderes de limpeza e a gente nem imagina. O pepino é um deles. 

Toda casa tem algumas marquinhas nas paredes. Sabe aquelas que não chegam a ser arranhões na pintura, mas aparecem dependendo da luz que incide sobre a superfície? 

Essas manchas podem ser facilmente retiradas ao serem esfregadas com a parte de fora da casca de um pepino. O mesmo vale para aquelas manchinhas na madeira. 

12. Mantenha a limpeza diária 

Para manter a casa limpa por mais tempo, é essencial investir alguns poucos minutos diários para manter a limpeza. 

Isso significa tirar vinte minutinhos diários para não deixar a louça acumular, guardar objetos que estão no meio, varrer o chão, passar um pano nos móveis ou limpar algum cômodo caso você note que está mais sujo do que o comum. 

Desse modo, isso te ajudará e muito no dia da faxina, evitando que a casa chegue extremamente suja no dia da limpeza oficial. E assim sua faxina se torna bem feita e rápida.

Aproveite para ver como fazer a organização da casa em minutos para a limpeza diária!

O que fazer ao final de cada faxina?

mulher com camisa azul e avental xadrez segurando uma série de produtos de limpeza demonstrando como ser uma faxineira eficiente
Para saber como ser uma faxineira eficiente, é preciso se organizar para o final da faxina.

Por isso, para aprender a como ser uma faxineira eficiente, não basta aprender apenas truques que serão utilizados durante a faxina. Também é ideal saber o que fazer quando a sua limpeza terminar. 

Assim como já falamos na dica número 12, além de dedicar alguns minutos diários para manter a casa em ordem, você também pode (e deve!), pedir ajuda aos demais integrantes da casa. A colaboração de todos é fundamental para manter a casa limpa por mais tempo. 

Além disso, ao finalizar uma faxina, limpe e guarde muito bem todos os equipamentos, utensílios e embalagens dos produtos que você utilizou durante o trabalho. Deixe os panos usados de molho para facilitar na hora de lavar. 

Então aproveite também para já se planejar e não ter nenhum imprevisto na próxima faxina. Liste os produtos de limpeza que precisam ser repostos e anote os utensílios e equipamentos que fizeram falta. 

Pronto! Agora que você aprendeu como ser uma faxineira eficiente vai ver que a limpeza da casa se tornará muito mais fácil. 

E é claro, para ter sucesso nessa missão você precisará contar com parceiros que entendam das suas necessidades. 

Por isso, aqui no Savegnago você encontra muitas opções em produtos e utensílios de limpeza que te ajudam na hora da faxina. Procure uma de nossas lojas ou faça sua compra pelo site e receba sem sair de casa. Até a próxima!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *