Seu dia estava indo bem até que, de repente, você mancha sua roupa! E agora? O que fazer? Uma das roupas mais comuns do nosso guarda-roupa é o jeans. E, com certeza, você já teve que lidar com uma manchinha indesejada nessa peça de roupa. Mas como tirar mancha de jeans? 

Apesar de parecer um pesadelo, tirar manchas não é um bicho de sete cabeças, mas exige cuidados específicos dependendo do tipo de mancha e do tecido em questão. Falando especificamente do jeans, existem uma série de dicas super simples para se livrar de manchas nesse tipo de tecido, e é sobre isso que vamos falar agora. 

A seguir vamos te ensinar como tirar manchas de jeans sem estragar o tecido. As dicas são tão boas que, com certeza, você vai compartilhar com toda família e amigos. Arregace as mangas, e prepare-se para suas roupas ficarem impecáveis, porque mancha nas roupas, nunca mais!

O que você precisa saber para tirar manchas de jeans

Dependendo da mancha, se livrar dela pode não ser tão simples. Em alguns casos, o ideal mesmo é lavar a roupa rapidamente antes que a mancha seque, mas a gente sabe que nem sempre isso é viável. Por isso, para tirar manchas de jeans, é importante conhecer o tecido e a mancha com a qual você está lidando. 

De jeggings a boca de sino, e até mesmo macacões e camisas, a maior parte das peças feitas com jeans são compostas por algodão e elastano. Isso faz com que o tecido seja mais resistente e suporte diversas técnicas para tirar manchas, sem danificar o tecido. Os tipos de lavagens do jeans, como cru, lavado, stretch e selvedge também não mudam a resistência do jeans e não interferem na hora de tirar manchas. 

 Na imagem uma pessoa carrega 4 calças após entender como tirar mancha de jeans.
Existem várias formas de como tirar manchas de jeans claras até as mais escuras, confira as dicas!

Como tirar manchas de jeans: tipos de manchas

Como falamos anteriormente, cada tipo de mancha e o tempo em que ela está presente no jeans requer um truque diferente para retirada. Além das dicas a seguir, também é aconselhado o uso de removedores de manchas comuns, encontrados no supermercado com água quente no local da mancha, antes de realizar a lavagem

Veja a seguir como tirar manchas de jeans de acordo com cada um dos tipos de manchas mais comuns do dia a dia. 

Mancha de suor

Antes de jogar a roupa no cesto de roupa suja, misture 1 litro de água com 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe a peça de molho por 30 minutos antes de lavar. Outra opção é colocar em um balde 1 litro de água morna e 3 colheres de vinagre branco e deixar a peça de molho por 10 minutos antes de lavar.

Agora, se a mancha de suor no jeans for antiga, misture bicarbonato de sódio com limão até fazer uma pastinha. Aplique a pasta com uma escova e deixe agir por 45 minutos. Só depois, lave como de costume. 

Mancha de café

Se você acabou de derrubar café no jeans, lave imediatamente o local com água bem quente, ou esfregue um cubo de gelo. Assim, você impede que o café penetre o tecido. Agora se a mancha for antiga, molhe com água morna e acrescente 1 colher de bicarbonato de sódio, e deixe até que a pasta absorva o café. Se por acaso o café estiver com leite, será necessário passar água oxigenada ou benzina para retirar a gordura.

Mancha de vinho

Ao contrário do café, se você colocar água quente sobre a mancha de vinho você irá fixar ainda mais a bebida no tecido. Se a mancha for recente, coloque um papel toalha ou sal por cima do vinho, sem esfregar, deixe agir por alguns minutos para só depois lavar com água e sabão. Se a mancha for antiga, a dica é aplicar 3 medidas de vinagre branco para 1 de água antes de lavar seu jeans. 

Mancha de caneta

Como tirar mancha de caneta de jeans? Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, contanto que a mancha esteja fresca, é possível retirá-la completamente. Use um algodão embebido de álcool diretamente na mancha, ou passe rapidamente um cotonete com álcool e coloque um papel toalha em cima para absorver a tinta. 

Outro ingrediente que tira manchas de caneta de jeans é o leite. Coloque um papel toalha por baixo do tecido e jogue leite em cima da mancha. Coloque outro papel toalha por cima da mancha, formando uma espécie de sanduíche no seu jeans, para que ocorra a absorção da tinta. Para remoção completa, pode ser preciso repetir esse processo algumas vezes

Mancha de ferrugem

Na imagem, 5 jeans estão estendidos em um varal, com uma parede amarela de fundo, secando ao sol após tirar a mancha de ferrugem do jeans.
Uma das formas de como tirar mancha de jeans, no caso a de ferrugem, é com o uso de suco de limão!

A mancha de ferrugem é mais comum do que você imagina, presente no tecido do jeans próximo a botões, zíperes, ou até mesmo na barra da calça. Coloque o suco do limão com sal sob a mancha e deixe de molho em uma bacia de água no Sol. 

Enxágue bem e veja se a mancha de ferrugem sumiu. Caso persista, será necessário utilizar um removedor industrializado, pois a ferrugem é muito antiga. 

Mancha de sangue 

Acidentes acontecem, não é mesmo? E como tirar esse tipo de mancha do jeans? Assim como o vinho, não use água quente. Se o sangue estiver fresco, água fria com sabão conseguirá tirar a mancha. Outra opção é aplicar água com gás ou água com sal sobre a mancha de sangue e deixar agir por alguns minutos. Agora, se o sangue estiver seco, utilize água oxigenada 10 volumes, e depois lave seu jeans normalmente. 

Mancha de gordura ou óleo

Todo mundo tem medo desse tipo de mancha! No entanto, para se livrar de manchas de óleo ou gordura, o segredo é muito simples: detergente. Basta aplicar um pouquinho do produto em cima da mancha, com um pouco de água quente e esfregar. 

Mancha de molho

Manchas de molho são sempre temidas. Se você tiver sujado o seu jeans com ketchup, mostarda ou molho de tomate, misture detergente com vinagre branco e esfregue sobre a mancha até ela sumir. Se a mancha for mais antiga, deixe apenas o vinagre agir por 30 minutos antes de esfregar com detergente. 

Mancha de graxa

Mancha de graxa tem solução sim! A graxa nada mais é do que uma gordura, então, como tirar a mancha do jeans? Detergente! O importante é retirar o excesso da mancha de graxa, assim que você se sujar, com um papel. Feito isso, deixe de molho no detergente por 10 minutos. Para retirar manchas de graxa você também pode aplicar talco antes de lavar com detergente. 

Mancha de água sanitária

Como tirar mancha de água sanitária de roupa jeans? Isso é possível? A gente está aqui para te dizer que sim! O mais importante aqui é a agilidade. Quanto antes você remover, menor será o estrago. Se a mancha secar, a única saída será customizar ou tingir todo o jeans. Assim que a água sanitária for derramada sobre o tecido, remova o excesso usando um pano seco ou papel toalha para absorver ao máximo. 

Coloque um pouco de água para esquentar e, posteriormente, misture a água morna com detergente na seguinte proporção: para cada xícara de chá de água, uma colher de chá de detergente. Coloque a solução sobre a mancha, deixe agir por cinco minutos e remova-a com uma esponja limpa. Se necessário, repita o processo.

Agora que você já sabe como tirar mancha de jeans, tudo o que você precisa está no Savegnago. Confira também nossas dicas para limpar o ferro de passar roupas. Faça agora suas compras em uma de nossas lojas, ou aqui mesmo pelo site. 

Gostou das dicas ou tem mais sugestões? Compartilhe com a gente aqui nos comentários! 

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *