Que a cerveja passa por um processo de fermentação todo mundo sabe! Mas… como funciona essa técnica? Pegue o seu copo com a sua cerveja preferida e vem aprender um pouquinho mais!
O que é fermentação?
Antes de mais nada, vamos falar rapidamente sobre as leveduras, que é uma das principais matérias-primas da cerveja e é um microrganismo unicelular que consegue se transformar em açúcar e CO2. Estima-se que existam mais de 150 mil espécies de leveduras no mundo, mas apenas 1% é reconhecida. Na produção as que são utilizadas são da espécie Saccharomyces, como Cerevisae, Pastorianos e Eubayanus. A família Brettanomyces engloba algumas leveduras selvagens que tem essa capacidade de transformar açúcar em álcool e proporcionam características sensoriais únicas à cerveja, principalmente nas que são produzidas na Bélgica.
A fermentação é um dos passos mais importantes na produção da cerveja, é a fase em que essas leveduras transformam os açúcares do mosto em álcool e CO2. Além disso, é nessa etapa que os aromas se formam e que os compostos indesejáveis são eliminados. Existem três tipos de fermentação: alcoólica, lática e acética. Dentro do mundo da cerveja, temos 5 tipos.
Tipos de fermentação de cerveja
Existem cinco tipos de fermentação e nós vamos te explicar como eles funcionam.
• Alta fermentação (Ale)
Nesse tipo de fermentação as leveduras atuam no topo do mosto em temperaturas mais altas, de 18° a 25°C. Por conta disso, a cerveja ale tem um aroma frutado mais intenso e variado, pois formam-se álcoois superiores e ésteres. Mas isso não é regra, existe sim cerveja ale com aroma mais neutro, quem comanda isso é a cepa da levedura e os insumos usados no processo.
• Baixa fermentação (Lager)
Esse método começou no inverno alemão. Esse tipo de fermentação é realizado por leveduras que ficam na parte de baixo do tanque, em temperaturas baixas, entre 8° e 14°C. A cerveja lager é a mais consumida no mundo, é refrescante e leve, com aroma mais suave e limpo por conta dos ingredientes primários. Mas também não é uma regra, pois existe cerveja lager mais intensa e alcoólica.
• Fermentação híbrida
Esse tipo acontece quando duas ou mais cepas de leveduras ou processos de fermentação, Ale e Lager, são usados juntos.
• Fermentação mista
É a fermentação que mistura dois processos, quando leveduras e bactérias são introduzidas para produzir estilos específicos.
• Fermentação espontânea
Essa técnica é a que nenhum microrganismo é acrescentado ao mosto, então a fermentação acontece através de leveduras e bactérias selvagens, que podem ser capturadas em frutas, cascas de árvores, do malte e até mesmo do ar onde ocorre o processo.
No Savegnago Supermercados você encontra uma enorme variedade em cerveja. Os melhores rótulos estão aqui, para todos os gostos e estilos e para harmonizar como se deve. Vá até uma loja mais próxima ou compre online.
Este artigo foi útil?
Deixe seu comentário