A carne suína, apesar de todos os mitos que ainda a envolvem, é uma das mais consumidas do mundo. Em média, somente no Brasil, entre janeiro e junho de 2022, foram ingeridos 18kg por pessoa, segundo o IBGE. E esse número continua crescendo!

Por muito tempo, a carne suína foi considerada gordurosa e calórica, mas isso mudou nos últimos anos, pois a qualidade melhorou: seu nível de gordura diminuiu em 31%, suas calorias caíram 14% e seu colesterol, 10%, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É uma fonte rica de nutrientes!

Muitas vitaminas e minerais essenciais são encontradas na carne suína

Vitaminas e minerais encontrados na carne suína

Ao contrário do que muitos pensam, muitas vitaminas e minerais essenciais são encontrados na carne suína, são eles:

Vitamina B3
Vitamina B6
Vitamina B12
Ferro
Selênio
Tiamina
Fósforo
Zinco
Colesterol
Taurina
Creatina
Glutationa
Magnésio
Potássio

A carne suína tem muitos benefícios para a nossa saúde.

Benefícios da carne suína para nossa saúde

• Fortalece o sistema imunológico: por ser rica em zinco, magnésio e potássio. Esses três minerais auxiliam na formação de glóbulos vermelhos e regulam a pressão, fortalecendo o sistema imunológico.

• Contém menos gordura do que as carnes de frango e bovina: alguns cortes, como bisteca e lombo, têm até metade do colesterol que uma carne de frango ou de boi possui. E tem mais: 70% da gordura da carne suína é subcutânea, ou seja, é mais fácil de se retirada na hora do preparo.

• Faz bem para a saúde do cérebro: por ser rica fonte de vitaminas do complexo B, como a tiamina (B1), que é a melhor vitamina para a saúde neurológica.

• Preserva a saúde do coração: por ser rica fonte de vitamina B3, a niacina, que está diretamente ligada à saúde do coração. Além disso, auxilia no alívio do estresse e facilita a digestão ao regular o metabolismo.

• Promove músculos saudáveis: por ser boa fonte de proteína, também contribui com o ganho de massa magra.

• Ajuda no desenvolvimento infantil: por conter vitaminas e minerais que atuam na imunidade, a carne de porco auxilia na parte cognitiva e psicomotora da criança.

• É amiga da saúde da mulher: reduz e alivia os sintomas da TPM, como cólica, dor de cabeça, irritabilidade e náuseas.

• Auxilia no envelhecimento saudável: por ter um alto teor de selênio, antioxidante que atua diretamente no processo de envelhecer, e mais: previne doenças como  Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla e até alguns tipos de câncer.

Para quem acha difícil o preparo da carne suína, aqui tem 3 sugestões de receitas deliciosas! E não se esqueça: todos os ingredientes você encontra no Savegnago clicando aqui.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *