A carne bovina é a mais consumida no mundo, e no Brasil não é diferente. Presente na mesa dos brasileiros, ela aquece a economia e o agronegócio do país. Além disso, é uma carne saborosa e com muitos nutrientes. Existem 19 cortes de carne bovina, você conhece todos? Vem saber!
Classificação da carne bovina
Primeiro vamos te apresentar a classificação da carne bovina. Ela é separada em dois tipos:
- Carnes de primeira: que são retiradas das partes que o animal não movimenta muito, por isso possui menos fibras e colágeno, como patinho, contrafilé, alcatra, maminha, filé mignon, picanha e coxão-mole.
- Carnes de segunda: que são os cortes retirados da parte que o animal movimenta mais, por isso possui mais colágeno, como a paleta, o acém, coxão-duro e músculo.
- Carnes de terceira: são os cortes que acumulam mais nervos e gorduras, como pescoço, músculo e ponta de agulha.
Lembrando que essa classificação de corte de carne bovina não significa que a carne tenha qualidade superior ou inferior, foi apenas uma denominação que encontraram para facilitar.
Quais são os cortes existentes de carne bovina?
Existem, no total, 19 cortes de carne bovina, que são:
- Acém: carne magra, mais utilizada para refogados, assados e cozidos. Também pode ser encontrada moída ou em bifes.
- Paleta ou miolo da paleta: corte da perna dianteira do boi, mais usada em picadinhos, assados de panela e cozidos. É uma carne muito macia e suculenta.
- Músculo: o dianteiro é conhecido como músculo duro, mais usado para caldos de carne, carne de panela e sopas; o traseiro é conhecido como o corte ossobuco (carne com osso).
- Filé Mignon: carne nobre, bem macia e suculenta. Por não ser muito saborosa, pede bons temperos. É mais usada em bifes altos e mal passados.
- Maminha: corte retirado da peça inteira da alcatra, é macia e suculenta. É mais usada com molhos em receitas.
- Picanha: é um dos cortes mais famosos, é muito macia, saborosa e suculenta. É mais usada inteira ou em bifes, pode ser usada também em cozidos, em preparos ao forno ou frita.
- Coxão mole: é um corte com fibras curtas e macias, tem nervos e gordura. É mais usada em ensopados, assados, escalopes, picadinhos, à milanesa, rolê ou moída.
- Patinho: é um corte de primeira, com fibras macias, e muito usado em bifes, cozidos e picadinhos.
- Lagarto: apesar de ser um corte de primeira, a carne é um pouco seca, dura e não muito suculenta, possui fibras longas e magras.
- Contrafilé: também é um corte muito famoso e considerado de primeira. É uma carne macia, que tem a parte interna magra e a parte externa com uma camada de gordura. É mais usado em assados e bifes.
- Alcatra: é um corte com fibras macias e extremamente saborosa, além de ser muito versátil. É muito usada em bifes, ensopados, assados, refogados e em churrascos.
- Pescoço: é um corte com massas ou fibras musculares, possui tecido conjuntivo e gordura.
- Peito e peito com osso: é um corte de segunda com muitas fibras e músculos, muito usado para pastrame, carpaccio ou cozido argentino.
- Fraldinha: é um corte retirado da lateral do corpo do boi, mais especificamente da parede do abdômen. Possui fibras longas, nervos e gordura, mais usado em assados, espetinhos e strogonoff.
- Ponta de agulha: é um corte considerado de terceira e pode ser usado em peça inteira, pedaços ou moída.
- Filé de costela: é um corte que demanda um tempo considerado demorado de cozimento. É mais usado em refogados e cozidos.
- Coxão duro: é um corte com gordura na parte externa e com longas fibras e rijas. É bem usada em carnes recheadas, cozidos e assados de panela e rosbifes.
- Aba do filé: por ser um corte com muito nervo, é mais usada como carne moída.
- Cupim: corte localizado na corcova dos bois zebuínos, possui gordura entremeada, o que dá mais maciez e sabor. É bem usada em churrascos.
No Savegnago Supermercados você encontra o seu corte preferido de carne bovina. Compre na loja mais próxima ou pelo site ou app.
Este artigo foi útil?
Deixe seu comentário