Celulares se tornaram indispensáveis para a maioria das pessoas e, hoje em dia, sair de casa sem eles é algo impensável. Então, que tal aprender quais os principais cuidados com o celular?

Mesmo quando estamos em casa, o smartphone parece uma extensão do nosso corpo e está sempre por perto, não é mesmo? E seja se distraindo em redes sociais, jogando, ouvindo músicas ou utilizando o GPS, as mil e uma utilidades do aparelho se tornaram cada vez mais necessárias. 

Por isso, é importante aprender alguns dos principais cuidados com o celular, para manter esse valioso aparelho em segurança. Confira alguns comportamentos muito comuns que podem causar danos ao celular e saiba como evitá-los. 

Seguindo nossas dicas, as chances do seu aparelho durar por muito mais tempo se tornam bem maiores. Boa leitura!

Os principais cuidados com o celular

Algumas dicas de cuidados podem parecer óbvias. No entanto, no dia a dia, acabamos utilizando o celular de forma equivocada, sem nem perceber. Isso acaba comprometendo a durabilidade do aparelho e, até mesmo, seu funcionamento e desempenho. 

Portanto, se você é daqueles que utiliza bastante o seu celular, não se assuste ao se deparar com atividades que você faz diariamente sem saber que são prejudiciais ao dispositivo.

Nem todos os cuidados vêm no manual de instruções, por isso, estamos aqui para te ajudar.

1. Celular e banheiro não combinam 

A chance de você danificar o seu celular no banheiro é muito alta, já que nenhuma atividade realizada nesse local favorece o uso do celular. 

Alguns dos acidentes mais comuns são derrubar o celular na pia ou no vaso sanitário, o que pode fazer com que o celular pare de funcionar na hora, tendo danos irreversíveis ou consertos muito caros. Por isso, um dos cuidados com o celular é mantê-lo longe do banheiro.

Além disso, muitas pessoas levam o celular para o banheiro enquanto tomam banho, seja para manter o aparelho perto ou para escutar música. 

Quando a umidade do banho se infiltra no aparelho, seja a médio ou a longo prazo, isso pode causar uma diminuição na vida útil do dispositivo. Os resultados mais comuns são: curtos circuitos, problemas no áudio e microfone

Duas mulheres sentadas tirando uma selfie
Um dos principais cuidados com o celular é a higienização. Com o auxílio de um pano e um pouco de álcool você pode limpar seu dispositivo.

2. Limpe o seu celular regularmente

Você já parou para pensar que, apesar de sempre higienizarmos as mãos, quase nunca higienizamos o celular? 

A limpeza regular do aparelho deve ser feita, já que ele está sempre em contato com nossas mãos, rosto e, ao fim de um único dia, pode ter acumulado milhares de germes e bactérias em sua superfície. Ou seja, saber como limpar o aparelho é um dos principais cuidados com o celular. 

Idealmente, recomenda-se a limpeza com pano seco. Mas sabemos que, apenas um pano seco, não retira de verdade todas as impurezas. Por isso, utilize um pouco de álcool, suficiente apenas para umedecer o pano. 

Tome cuidado para que o líquido não se infiltre em nenhuma abertura do celular, já que isso poderia causar danos ao aparelho. 

Também é importante alguns cuidados com o chip do celular: com um pano seco, limpe o compartimento onde fica o chip e o cartão SD do aparelho.

3. Mantenha o celular longe de sujeira e poeira

Apoiar o seu celular em lugares muito sujos ou com poeira pode ser muito prejudicial à vida útil do aparelho. Isso porque, além das pequenas partículas de sujeira e pó riscarem o seu celular, elas também se acumulam em qualquer tipo de abertura do seu aparelho

Sabem aqueles pequenos buraquinhos por onde sai o áudio? Ou onde você carrega o celular, por exemplo. Então, o acúmulo de sujeira ali pode trazer consequências nada agradáveis para o funcionamento do celular. 

Além disso, a limpeza dessas pequenas aberturas é muito difícil, então, por mais que você tente, elas nunca ficarão 100% limpas — e você pode, até mesmo, acabar empurrando a sujeira mais para o fundo. 

4. Cuidados com o celular no bolso

Esse é um dos tipos de cuidados com o uso do celular que a maioria das pessoas não se atenta. Isso porque é natural carregar o celular no bolso ou na bolsa, junto com chaves e outros objetos que podem riscar o aparelho

E é importante ficar atento, já que além de riscar o aparelho, qualquer pressão pode acabar trincando a sua tela, o que resultará em um gasto expressivo para consertá-la. 

Em bolsas e malas, tome cuidado também para não transportar o celular junto com maquiagens, perfumes e outros líquidos que podem vazar. Em caso de acidentes como esse, se o seu celular estiver protegido em outro compartimento, você minimizará muito os prejuízos. 

5. Mantenha o aparelho em temperaturas adequadas

Outro dos principais cuidados com o celular — e que pode aumentar muito sua vida útil e o desempenho da bateria do aparelho — é evitar temperaturas extremas

O ideal é que o aparelho esteja sempre em temperatura ambiente, que varia de 15 a 30º C. Por isso, preste muita atenção e não deixe o aparelho exposto ao sol ou a temperaturas muito geladas. 

duas crianças vendo algo no celular
Alguns dos cuidados com o celular são bem simples, como mantê-lo sempre protegido com capinha e película.

6. Cuidados com o uso do celular na praia 

Um ambiente nada favorável aos cuidados com o celular é a praia. Por lá, você encontra todos os tipos de perigo possíveis: altas temperaturas, areia, maresia e água. 

Por isso, quando for realmente necessário levar o aparelho à praia, redobre os cuidados. Mantenha-o sempre na sombra e protegido por capa. Dê preferência para capinhas do tipo “meia” ou impermeáveis — próprias para mergulhos —, já que elas cobrem o aparelho por completo.

7. O que fazer para manter seu celular novo? 

Evite, principalmente, as quedas e batidas, pois elas são as principais inimigas da vida longa de um celular.

E a gente sabe que, muitas vezes, não dá para evitar. Por isso, os aparelhos são fabricados e testados para resistir a pequenas quedas. 

Contudo, se isso começa a se tornar frequente, apesar da carcaça resistir, você pode causar problemas internos no aparelho, rompendo circuitos e prejudicando a bateria

8. Evite contato com suor 

Alguns cuidados com o uso do celular são específicos para quem pratica esporte. Assim como a água, o suor do nosso corpo oxida o aparelho. 

Por isso, se você pratica esportes ou pretende fazer alguma atividade que exige intensidade e te fará suar, certifique-se de que o aparelho não ficará em contato com a sua pele.

9. Não ande com o celular na mão

Com aparelhos cada vez mais caros e sofisticados, os celulares se tornaram alvo para os ladrões. Por isso, evite ao máximo andar com o celular na mão ao sair em passeios, para não chamar a atenção enquanto está distraído. 

Outro dos cuidados com o celular que você minimiza é o risco de quedas. Se você tropeçar, a primeira coisa que vai parar no chão é o aparelho. 

10. Cuidados com o celular que caiu na água

Mesmo com todos os cuidados, pode acontecer do celular cair na água. O que fazer nesses casos? O segredo aqui é ter paciência. Comece retirando o celular da água o mais rápido possível, a fim de mantê-lo submerso o menor tempo possível. 

Desligue o aparelho, caso ele não tenha desligado sozinho, para evitar o risco de curtos circuitos. Em seguida, seque o máximo que conseguir com ajuda de toalhas, papel, secador de cabelo e cotonete. 

Apesar de aparentar estar seco, acredite: a parte interna do aparelho ainda estará bem úmida. Por isso, para ajudar a absorver essa umidade, coloque o celular, ainda desligado, totalmente imerso em um pote com arroz e deixe-o lá por alguns dias. O arroz é ótimo para absorver umidade e pode ser de grande ajuda.

Por fim, tire o aparelho de lá, ligue novamente e tente identificar se o dispositivo sofreu algum dano. Muitas vezes, apenas uma assistência técnica especializada poderá devolver por completo as funções do seu aparelho. 

11. Como não deixar quebrar a tela do celular?

Capas e películas são itens obrigatórios para os cuidados com o celular. Sem elas, o seu aparelho fica 100% exposto. As capinhas reduzem o impacto em caso de quedas, protegendo não só a parte externa, como também as peças internas do seu celular. 

Além disso, as capinhas se tornaram um item de design, oferecendo diferentes opções de cores e formatos para você ajustar ao seu estilo. 

As películas, geralmente feitas de vidro, formam uma camada a mais que protege a tela do seu celular contra quedas, chuvas e arranhões, além de auxiliar na manutenção adequada do funcionamento da função touch screen. 

E o melhor de tudo é que, sempre que a película estiver gasta, você pode trocá-la dando um aspecto de novo ao seu dispositivo! 

homem com amigos tirando uma selfie na piscina
Se atente aos cuidados com o celular utilizando sempre acessórios originais e realizando atualizações frequentes.

12. Evite fotos arriscadas

Uma das diversas utilidades do celular é tirar fotos e utilizar diversos filtros, sem precisar fazer uso de máquinas, lentes ou filmes. E a vontade de fotografar todos os momentos é tão grande que, muitas vezes, colocamos o aparelho em risco para não perder o clique. 

Tenha atenção ao tirar fotos de grandes alturas, perto de água, fogo ou panelas. Uma dica é utilizar capinhas que prendem o celular no punho ou dedos, assim, você evita possíveis quedas. 

13. Utilize acessórios e lojas oficiais

Independente da marca do seu celular, procure utilizar apenas acessórios oficiais. É comum vermos fones, carregadores, cartões de memória e muitas outras opções por preços muito mais acessíveis, mas a baixa qualidade e a incompatibilidade com o seu aparelho podem prejudicar o funcionamento do seu celular.

Além disso, um dos cuidados com o celular que você deve ter é utilizar apenas as lojas oficiais, como Apple ou Play Store, para baixar aplicativos e fazer atualizações. 

14. Faça atualizações no sistema

É muito importante que você faça todas as atualizações oficiais que chegam no seu celular. Essas atualizações ajudam na vida útil do seu aparelho, mantendo-o livre de falhas e protegido de possíveis invasões. Além disso, é um momento importante para reiniciar por completo o sistema do seu celular, deixando-o “descansar” por um pequeno período. 

15. É preciso desligar o celular à noite?

Afinal, quais são os cuidados com o celular enquanto ele está carregando? Primeiro, é  importante que você deixe o aparelho carregando por completo, sem interrupções. Ficar mexendo no celular enquanto ele carrega irá sobrecarregar o aparelho, aumentando a sua temperatura interna.

Para conservar a bateria do seu smartphone é importante desmentir o mito de que tirar o celular do carregador antes de terminar vicia. As baterias atuais são feitas de lítio e não sofrem mais desse problema. 

É até recomendado que você tire o celular antes de bater 100% de carregamento, para evitar que ele fique na tomada por mais tempo que o necessário. Além disso, especialistas recomendam que você nunca deixe o celular totalmente sem bateria.

E aí, gostou das dicas de cuidados com o celular? Seguindo esse passo a passo, o seu aparelho vai te acompanhar por muito mais tempo, com o mesmo desempenho de quando você o comprou. 

E se você conhece alguém que deveria saber desses cuidados com o celular, compartilhe este conteúdo!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *