Pensar nos cuidados da mulher é também pensar nos cuidados com a maioria da população. Afinal, as mulheres são a maioria no Brasil, e representam cerca de 51,7% da população. 

No entanto, por muitas décadas os cuidados com a saúde da mulher estavam restritos a questões ligadas a gravidez e ao parto, desconsiderando assuntos importantes do universo feminino. 

Hoje, mesmo ocupando um lugar mais justo na sociedade, alguns cuidados da mulher ainda são desconhecidos ou passam despercebidos por parte da população. 

Assim, é preciso ter em mente que os cuidados com a saúde não se limitam apenas ao aspecto físico, mas também mental. 

Portanto, com objetivo de proporcionar muito mais do que apenas longevidade, a realização de check-ups periódicos e acompanhamentos psicológicos ajudam no diagnóstico precoce e prevenção de uma série de doenças. 

Com isso, além de conquistar mais qualidade de vida, também aumenta-se significativamente a chance de cura. 

E já que a saúde é uma pauta tão importante nos cuidados da mulher, preparamos um conteúdo especialmente sobre o tema. 

Por aqui, você vai conhecer os principais cuidados com a saúde da mulher, e entender como pequenas ações do dia a dia podem fazer a diferença na sua vida. Acompanhe e boa leitura! 

Cuidados da mulher: quando a saúde passou a ser tão importante?

Na imagem um ambiente arborizado e muito verde com uma mulher de costas se espreguiçando usando roupas de exercícios para os cuidados da mulher
Os cuidados da mulher com a sua saúde englobam tanto os cuidados físicos, quanto mentais.

Primeiramente, é preciso entender algumas questões sobre a saúde feminina. Como introduzimos anteriormente, nem sempre os cuidados com a saúde da mulher foi uma pauta importante na sociedade. 

Foi só em meados do século XX que os cuidados da mulher com a saúde foram inseridos nas políticas nacionais de saúde. Antes disso, a única preocupação com a saúde das mulheres era durante a gravidez e partos. 

Em 1950, tais medidas de saúde ganharam ainda mais força, e outros temas como o combate à desnutrição e os cuidados com o planejamento familiar passaram a ser discutidos. 

Ao final da década de 1970, a assistência materno-infantil cresceu bastante, com atenção não só para as crianças, mas também para as mães no período anterior à concepção do bebê. 

Com o passar dos anos, novas diretrizes foram adotadas, como os direitos sexuais e reprodutivos da mulher. Atualmente, existem planos e instruções acessíveis para o combate de doenças, como o câncer de mama ou o câncer do colo do útero, por exemplo. 

E, além disso, discute-se muito sobre liberdade de escolha e autonomia sobre o próprio corpo feminino.

Assim, quando falamos de saúde da mulher, outros fatores devem ser levados em conta como estilo de vida, mercado de trabalho e tarefas domésticas.

Obviamente os principais cuidados com a saúde da mulher começam com ela mesma, e ter conhecimento sobre eles é fundamental. No entanto, não podemos deixar de fora fatores externos que, constantemente, interferem na qualidade de vida feminina.  

Principais cuidados com a saúde da mulher

Na imagem uma mulher sentada comendo uma salada e à sua frente uma garrafa d'água, uma corda para pular e uma fita métrica representando os cuidados da mulher.
Quando falamos em saúde e cuidados da mulher, existem alguns elementos fundamentais.

Cada mulher tem necessidades específicas, porém algumas recomendações gerais são importantes nos cuidados da mulher, e ajudam a melhorar a qualidade de vida e aumentar a segurança sobre o tema. 

Conheça a seguir alguns dos principais cuidados com a saúde da mulher: 

Alimentação saudável 

Embora seja uma recomendação para todos, uma alimentação saudável e balanceada pode fazer a diferença na saúde feminina com relação aos cuidados da mulher com a sua saúde.

As mulheres têm mais tendência em acumular gordura em certas partes do corpo, por isso a escolha do cardápio é essencial para controlar o colesterol, diabetes e outras taxas importantes. 

Mas atenção, não adianta fazer dietas restritivas! A ideia é garantir uma nutrição adequada, escolhendo ingredientes saudáveis. 

Caso tenha dificuldade em tomar essas decisões no dia a dia, procure orientação de um nutrólogo ou nutricionista, para que juntos vocês montem um planejamento alimentar que se adapte às suas necessidades e rotina. 

Por isso, aproveite para descobrir como ler rótulos de alimentos e cuidar da sua saúde.

Atividade física

A atividade física é essencial para a saúde da mulher de qualquer idade. Apenas 30 minutos diários com exercícios moderados já te ajudam a passar longe do sedentarismo, deixando o seu corpo e mente mais saudáveis. 

Esse é um dos cuidados da mulher que ajuda não só a prevenir o envelhecimento e fortalecer o corpo, mas também evitar doenças psicológicas. 

Mas lembre-se, antes de iniciar qualquer atividade física, busque orientação médica para ter certeza de que você está apta para praticar determinado esporte. 

Check-up periódico

Um dos cuidados da mulher mais importantes é fazer um check-up periódico. Isso porque ele ajuda a diagnosticar doenças de forma precoce para que você receba as orientações corretas. 

Por isso, ao menos uma vez por ano, além de visitar médicos que atendem especialidades genéricas, é preciso se consultar com um ginecologista, profissional responsável pela saúde feminina. 

Mas atenção: ao sentir qualquer sintoma ou desconforto, procure um especialista e não espere apenas a data do check-up ou da consulta anual. 

No consultório ginecológico você e o profissional vão conversar sobre fatores de risco, histórico familiar, e muito provavelmente, serão solicitados alguns exames de rotina, como mamografia, papanicolau e outros exames ginecológicos. 

Também é importante discutir com o médico métodos de contracepção ou tirar dúvidas sobre o próprio corpo, por exemplo. O corpo feminino sofre uma série de mudanças ao longo da vida, por isso é tão importante conhecê-lo e tirar dúvidas sempre que necessário. 

Saúde mental

Por vezes damos muita atenção à saúde física, e acabamos deixando de lado os cuidados com a mente. Os cuidados com a saúde da mulher começam na mente, por isso lembre-se de dedicar momentos para cuidar da sua. 

Se notar qualquer sintoma de depressão, estresse e ansiedade, procure imediatamente um profissional, seja ele um psiquiatra ou um psicólogo. 

E caso você já tenha algum diagnóstico de problemas psicológicos, faça acompanhamento médico durante todo o tratamento. 

Então, que tal aproveitar para preparar um spa day para uma mulher que você ama?

Higiene íntima

O cuidado da mulher com a higiene íntima é indispensável para evitar infecções comuns, como a candidíase. 

E esse cuidado deve ser diário, e envolve a escolha de produtos recomendados para a área (e pelo médico). Assim, evitar uma limpeza agressiva, não usar roupas muito apertadas, não ficar com a roupa íntima ou biquíni molhado por um longo tempo e não compartilhar certos objetos pessoais.

Prevenir doenças

Mulheres com vida sexual ativa precisam garantir sua própria proteção contra doenças. Apesar de existirem uma série de métodos contraceptivos, apenas o preservativo é um método eficaz na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, as famosas ISTs

Outra questão fundamental para se prevenir de doenças é realizar exames frequentes quanto a essas doenças e estar bem atento aos relacionamentos. 

E, assim, saber quais alimentos que aumentam a imunidade pode ser uma ótima oportunidade para prevenir doenças.

Agora que você já conhece os principais cuidados da mulher com a saúde, que tal compartilhar essas dicas com mais pessoas? 

Apesar de ser uma pauta pessoal, dividir esse conteúdo com outras pessoas pode fazer a diferença na saúde e nos cuidados da mulher. E aproveite também para verificar se os seus check-ups estão feitos ou se já está na hora de voltar ao médico! 

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *