Aquelas garrafinhas que levamos para a academia, trabalho ou deixamos sempre a mão para beber água no carro, precisa ser lavada regularmente. Infelizmente, nem sempre damos o devido cuidado na hora de fazer a higienização deste item.

De acordo com um estudo encomendado pelo site TreadmillReviews.net, após uma semana de uso sem ser lavada, uma garrafa plástica tem, em média, 300 mil colônias de bactérias. Mais de 60% delas são prejudiciais à saúde: provocam desde contaminações na pele até infecção generalizada (sepse).

Dicas

Não aproveite água de um dia para o outro.Nunca use água fervente, principalmente nas garrafas de plástico, para não haver liberação de substâncias tóxicas. Observe principalmente as fissuras e a tampa da garrafa, onde a sujeira se acumula com mais frequência.A garrafa inoxidável é melhor do que a de plástico comum, pois além de ser menos propensa a aderência de bactérias, não contêm Bisfenol A (BPA) – substância que, segundo a Anvisa, pode ser cancerígena e causar problemas de desenvolvimento neurológico.

Lave, diariamente sua garrafa, com água, esponja e detergente neutro.

Quem bebe direto no gargalo não deve levar mais que 3 horas para beber todo o líquido da garrafa. As bactérias se multiplicam com rapidez. Enxágue com água corrente até retirar todos os resíduos.Sempre que possível, deixe de molho em solução clorada (confira, abaixo).

Deixe secar ao ar, de preferência. Se necessário, utilize um pano limpo ou papel descartável.

Mantenha a garrafa e os seus bicos cobertos. Guarde emborcados em local limpo e protegido.

Solução clorada

Uma colher de sopa de água sanitária(com 2% de cloro) para um litro de água limpa ou 100 ml água sanitária (com 2% de cloro) para 10 litros de água limpa.

Deixe de molho por 2 minutos para desinfecção com a solução clorada.

Após o uso de panos de cozinha, lavá-los e fervê-los. Usar sempre panos secos e limpos, trocando-os quando necessário.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *