A festa junina é uma das celebrações mais tradicionais do nosso país. Com comidas, brincadeiras, danças típicas e decoração de festa junina, dificilmente a comemoração passa em branco, não importa onde você mora. 

Além de nos proporcionar muito entretenimento e delícias que nos mantém quentes nos dias frios, a festa junina é uma excelente oportunidade para juntar amigos e familiares. 

E se você é fã dessa festança, por que não comemorar com um arraiá aí mesmo, na sua casa? E para te ajudar, separamos ideias de decoração de festa junina para você se inspirar e começar a elaborar esse evento ainda hoje! 

Vai ter estampas, balão, fitas, cores e flores como um bom arraial pede! Ficou curiosa?

Então acompanhe como fazer uma linda decoração de festa junina e impressionar os seus convidados! Através de dicas simples e que não custam muito caro, você pode levar toda tradicional dessa comemoração para dentro da sua casa. 

Acompanhe! 

As origens da festa junina

Comum em todas as regiões do Brasil, em especial no Nordeste, a festa junina é comemorada por todos no mês de Junho. Porém, você sabe qual a origem dessa comemoração e como ela chegou ao Brasil? Trazida no século XVI por influências portuguesas, a festa junina tinha um objetivo puramente religioso: homenagear os santos São João e Santo Antônio. 

No entanto, historiadores acreditam que a origem da festa junina está relacionada às crenças pagãs realizadas na Europa, entre a passagem da primavera para o verão.

Durante esse período, conhecido também como solstício de verão, aconteciam festas para afastar maus espíritos e qualquer outra praga que pudesse atingir as colheitas. Foi apenas quando o cristianismo se consolidou no continente europeu, que a festa foi adicionada ao calendário católico, ganhando um novo significado. 

No Brasil, o costume chegou junto com a colonização, e no início se chamava festa joaninha, uma referência a São João. Apesar de, no início, ter uma forte conotação religiosa, com o tempo, a celebração passou a refletir os costumes rurais das regiões brasileiras. 

Hoje, a festa junina acontece em todo país, mas cada região faz associações com símbolos regionais. 

Decoração de festa junina: ideias para você se inspirar

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história dessa festa, chegou a hora de aprender como preparar uma linda decoração de festa junina. 

Ela é fundamental para que a comemoração aconteça, além é claro de outras tradições como quitutes e danças típicas. 

Preparada? Então vamos lá! 

Decoração de festa junina: xadrez

Nada como o xadrez para trazer o ambiente rural para dentro da sua casa! Presente na maioria das festas juninas, essa estampa pode ser utilizada em praticamente tudo: toalhas, cortinas, almofadas e outros detalhes da sua decoração. 

Inclusive, não tenha medo de misturar estampas xadrez de cores diferentes. Azul, vermelho, amarelo, verde… use e abuse! 

Decoração de festa junina: vime e palha

Outro material que traz muito do ambiente rural para a sua casa é o vime e a palha. Eles serão responsáveis por deixar o ambiente mais rústico, o que é ideal para um arraial. 

Você pode usar esses materiais, por exemplo, para enfeitar refratários, cestos ou móveis. Eles também devem estar presentes na mesa de quitutes! Inclusive, uma forma de servir algumas dessas delícias é dentro do chapéu de palha, que tal?

Decoração de festa junina: bandeirinhas e balões

Festa junina é sinônimo de bandeirinhas e balões. Por isso, esses elementos de papel ou pano não podem ficar de fora da sua decoração. Com muita cor e estampas, tanto as bandeirinhas, quanto os balões são super fáceis de encontrar, e por um preço super acessível. 

Você pode utilizá-los para decorar a mesa ou pendurados no teto formando um lindo varal. 

Decoração de festa junina: flores

As flores são bastante coringas em qualquer tipo de decoração. E na decoração de festa junina, elas também são um importante elemento. Para essa comemoração, as flores devem ser coloridas, como flores do campo, girassóis e margaridas. 

Elas podem ser acomodadas em vasos de madeira, caixotes ou garrafas, para dar um ar mais rústico à decoração. 

Também é interessante misturar as cores das flores e introduzir pequenos ramos de palha nos arranjos. Coloque esses arranjos sobre a mesa e espalhados pela casa, nos móveis ou no chão. Cor, alegria e muita vibração positiva farão parte da sua festa junina caseira! 

Objetos que vão deixar a sua decoração de festa junina ainda mais bonita

Viu como é simples fazer uma decoração de festa junina? Acima, você conheceu alguns dos principais elementos para enfeitar a sua casa. Porém, existem muitos outros objetos super simples que podem compor a sua decoração. 

Confira a seguir: 

Bandeirinhas no palito

Muitas festas juninas servem alguns de seus quitutes espetados em palitos. Para dar um charme a mais na sua decoração, você pode adicionar bandeirinhas na ponta dos palitinhos. 

É super simples e fará uma diferença e tanto na decoração da sua mesa. Basta cortar papéis de todas as cores em formato de bandeirinhas e fixá-los nos palitinhos com cola quente. 

Depois, é só espetar nos mini sanduíches, doces e bolos.

Plaquinhas divertidas

A festa junina é um momento de muitas brincadeiras! Prisão, barraca do beijo e mais são alguns dos exemplos. Para mergulhar ainda mais nesse contexto, a sua decoração de festa junina pode oferecer algumas plaquinhas divertidas para os seus convidados tirarem fotos e brincarem entre si. 

Algumas opções de frases são: 

  • Eita trem bom dimais! 
  • Uai, sô! Festa boa! 
  • Esse cabra sou eu! 
  • Eu vim arrastar pé! 
  • Olha a cobra!
  • É mentira! 

Bonecos caipiras

Os bonequinhos caipiras são um charme! Feitos de tecido, feltro ou EVA, eles fazem muito sucesso nas decorações de festa junina em todo o país. 

Com roupinhas típicas da comemoração, você pode optar por fazê-los. Ou, se preferir, também é possível comprá-los prontos para colocar na mesa de quitutes como mais uma decoração! 

Chapéu de palha 

De diferentes tamanhos, o chapéu de palha é um item fundamental na sua decoração de festa junina. Além de estar na cabeça dos seus convidados, você pode usá-lo para servir pé de moleque e paçoquinha na sua mesa de doces. 

Já a versão mini do chapéu de palha pode servir de forminhas para brigadeiros e outros docinhos. Demais essa ideia, não é mesmo?

Mas calma que as formas de decorar com o chapéu de palha não acabou! 

Você pode usar ele como arranjo de mesa, junto com um arranjo de flores, ou ainda fazer uma parede de chapéu de palhas para impressionar os seus convidados e garantir fotos maravilhosas!

Espigas de milho de pipoca

Muitas ideias de decoração usam as comidas típicas da festa. A espiga de milho de pipoca é mais um desses casos, e passarão a impressão para os seus convidados de que o milho da espiga estourou, e se transformou em pipoca.

 Fica lindo! 

Com algumas folhas de seda verde e saquinhos plásticos para algodão-doce você vai colocar a pipoca nos saquinhos e envolver a base com o papel. Depois é só amarrar e pronto. 

Amendoim e pipoca no cone

Além do milho, o amendoim é outro ingrediente indispensável nas festas juninas. E para servi-los de forma criativa e prática, basta colocá-los em cones de papel e organizá-los na vertical na mesa de quitutes. 

Simples e diferente, não é mesmo?

Doces no copo americano

Quanto mais simplicidade, mais junina sua festa será! Por isso, uma ótima maneira de servir os doces de colher é no copo americano. Arroz-doce, canjica e muitas outras sobremesas ficaram encantadoras nos copinhos. 

Para dar um toque especial, você pode decorar os copos com uma fitinha ou adesivos coloridos.

Garrafinhas e latinhas decoradas 

Para dar um charme a mais para as bebidas que serão servidas, que tal “vestir” as garrafas com roupas juninas? Você só vai precisar de alguns retalhos de tecidos, cola quente e mini chapéus de palha. Molde rapidamente algumas peças na largura da garrafa, e cole a roupinha. 

Por fim, na tampa coloque os chapeuzinhos e pronto! 

Sinalize as brincadeiras típicas

As brincadeiras juninas nunca saem de moda e é uma forma de juntar todos os convidados, independente da idade! 

Crie espaços dentro da sua casa para brincar de bingo e pescaria, por exemplo. 

Para isso, sinalize os locais que escolheu com plaquinhas decoradas. Além de deixar a festa muito mais bonita, você consegue preparar os ambientes para que as brincadeiras aconteçam sem atrapalhar o restante da festa. 

Lembrancinhas 

As lembrancinhas também são uma parte bem importante da decoração de festa junina. Doces e outras lembrancinhas servem como recordação da sua festa. E você pode embalá-las com um tecido xadrez e amarrar com uma fita de cetim, o que acha? 

Outra opção para acomodar a lembrancinha é em mini caixotes de MDF. Fica uma gracinha! Essa é uma forma de fazer com que o clima de festa junina acompanhe os seus convidados mesmo depois da festa já ter acabado! 

Com essas dicas simples e muita criatividade é possível preparar uma linda decoração de festa junina sem gastar muito! 

E aqui no Supermercado Savegnago a sua festa junina fica completa! Vem pra cá e garanta comes e bebes e itens para a sua decoração, chame a família e simbora

Se preferir, peça tudo o que precisa pelo nosso site e receba na sua casa!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *