Usar frutas secas nas receitas e pratos tradicionalmente natalinos vêm dos primórdios da Roma Antiga. Naquela época era costume dá-las de presente para amigos e parentes, com o objetivo de desejar sorte, prosperidade e fartura.

De lá pra cá, muita coisa mudou, mas a presença delas nas comemorações de fim de ano ainda prevalece — e significativamente.

As frutas secas podem ser usadas do aperitivo à sobremesa: saladas, risotos, tortas, quiches, acompanhamento de carnes, mousses, bolos doces e salgados.

Muito além das receitas tradicionais: os benefícios das frutas secas

Pudemos perceber que as frutas secas são bastante utilizadas nas mais variadas receitas, não é mesmo?

No entanto, muito além do sabor diferente que elas provocam nos pratos, você sabia que as frutas secas também são alimentos funcionais e que trazem nutrientes essenciais para nosso organismo? Os principais são:

Fibras: contribuem para o bom funcionamento do intestino, melhoram os níveis de açúcar e gordura no sangue, previnem doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, além de proporcionarem uma sensação de saciedade (o que evita a comilança desenfreada);

Potássio e magnésio: dois ótimos componentes para a saúde dos músculos;

Cálcio e vitamina D: esses são dois nutrientes essenciais para a boa manutenção dos ossos;

Vitaminas A e do complexo B, ferro e selênio também estão presentes nas frutas secas;

Porém, atenção!

Apesar de serem muito nutritivas, as frutas secas e oleaginosas possuem um alto teor calórico. Isso significa que as porções consumidas devem ser moderada, a fim de evitar ganho de peso.

Encontre variedades de frutas secas aqui no Savegnago

Aqui no Savegnago você encontra uma variedade enorme de frutas secas para suas receitas: ameixa, damasco, tâmara, uva passa, frutas cristalizada e muito mais. Aproveite!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *