Cheia de tradição, a rabanada é uma sobremesa típica natalina, que costuma agradar a maior parte das pessoas! Por isso, que tal aprender como fazer rabanada? Conhecido por todos, esse prato leva ingredientes simples para o preparo, mas garante um sabor espetacular. 

Mas, antes de aprender a fazer uma deliciosa receita de rabanada, que tal conhecer um pouco mais sobre a história dessa sobremesa? A rabanada tem uma história interessante e, ao longo dos anos, foi ganhando novas receitas que a deixaram ainda mais deliciosa! 

No texto de hoje, vamos te contar um pouco mais sobre a origem da rabanada e te ensinar algumas receitas de dar água na boca para você preparar para a sua ceia de natal

Preparado para essa doce viagem? Então, nos acompanhe!

O que é a rabanada?

É fácil aprender como fazer rabanada. A sobremesa é criada utilizando fatias grossas de pão amanhecido, umedecidas com leite, passadas em ovos batidos e fritas em óleo. 

E para trazer mais sabor, as versões tradicionais são servidas com açúcar e canela, mas também existem outras receitas de como fazer rabanada que levam frutas, recheios e cremes

Onde ela surgiu?

Não se sabe ao certo o ano e nem local da origem deste prato, mas os primeiros indícios da sua aparição são no século XV, quando a receita de rabanada apareceu pela primeira vez como uma sugestão de prato para alimentação pós-parto. 

Nessa época, os únicos ingredientes usados no preparo eram mel, ovos e pães. Pouco mais de quatro séculos depois, a sobremesa já era comum nas tabernas de Madrid, acompanhada por vinho

Com o passar dos anos, a rabanada começou a ser relacionada cada vez mais à Páscoa e Quaresma. Isso porque, durante essas datas, não há consumo de carne, sendo assim, o pão servido como rabanada era uma forma de celebrar e se alimentar. 

Graças a esse fato, muitos acreditam que a receita de rabanada foi criada para reaproveitar pães amanhecidos, alimento sagrado por representar o corpo de Cristo para os católicos.

Se a origem da rabanada é um dilema, o caminho que a fez ser tão popular aqui no Brasil é bastante claro: Portugal. Pelo fato da sobremesa ser um prato bastante consumido em Portugal, houve uma forte influência nas mesas brasileiras, especialmente na época natalina

Isso fez com que as rabanadas permanecessem nas mesas dos brasileiros até hoje. Mas a rabanada não conquistou apenas as nossas terras. Ela também pode ser encontrada em mais de 15 países em todo o mundo! 

Como ela é conhecida ao redor do mundo?

Conheça outros nomes que essa sobremesa possui e saiba como pedir a sua não importa onde esteja: 

  • Fatia dourada, fatias de ovos ou fatias de parida, em Portugal;
  • Eggy bread, na Inglaterra;
  • French toast, nos Estados Unidos, Japão e outros países de língua inglesa;
  • Pain perdu, na França;
  • Pan francés, no México;
  • Torrejas, na Argentina e no Uruguai;
  • Torrijas, na Espanha;
  • Tostadas a la francesa, na Guatemala;
  • Tostadas francesas, no Chile, Colômbia e Equador.

Que tal aprender como fazer rabanada com seus ingredientes favoritos? Você pode adicionar frutas, nozes e cremes.

Mas afinal, como fazer rabanada?

A receita tradicional, como vimos anteriormente, é feita apenas com pão amanhecido, leite, ovos, açúcar e canela. No entanto, não é raro encontrar variações com ingredientes adicionais ou até mesmo substituições para os ingredientes base, como a utilização de vinho no lugar do leite. Surpreendente, né?

Algumas outras opções para incrementar a sobremesa também são bem comuns, e foram surgindo ao longo dos anos. 

Por exemplo, é comum fazer o uso do leite condensado após a fritura, o polvilhamento com caldas ou xaropes variados, além da adição de essências, temperos e outros ingredientes para dar um toque especial no sabor. 

De qualquer forma, as receitas seguem sempre um mesmo padrão: escolher o pão, umedecer as fatias, ovos para dar o aspecto dourado e crocante e, por fim, a fritura

A seguir, vamos conhecer algumas receitas de rabanadas para você preparar na sua ceia:

Receita de rabanada tradicional

Se você quer aprender como fazer rabanadas, comece por essa receita. Saber fazer a versão original desta sobremesa vai te permitir, no futuro, criar novas combinações de sabores! 

Primeiro, comece fatiando os pães amanhecidos, com um dedo de largura. Faça pequenos furos na massa usando um palito de dente. 

Depois, coloque leite em uma tigela e umedeça as fatias, submergindo-as com cuidado. Deixe escorrer por alguns segundos e retire o excesso do leite apertando suavemente com os dedos

Em outro recipiente, bata as gemas dos ovos. São elas que trarão a crocância e o aspecto dourado para a sobremesa. Com um pincel ou garfo, deposite o conteúdo sobre as fatias, tomando bastante cuidado para não exagerar na quantidade!

Chegou a hora de fritar: deixe o óleo bem quente e coloque as fatias, virando-as para que ambos os lados fiquem iguais. Quando estiver dourada, retire a rabanada e deixe escorrer em um papel-toalha. Para finalizar, utilize açúcar ou canela. Agora, é só servir! 

Receita de rabanada com leite condensado

Se você gosta de sobremesas bem doces, talvez a gente tenha a opção ideal para você: aprenda agora como fazer rabanada com leite condensado agora! Para essa receita, você vai precisar de: 

  • 1 baguete de pão francês ou 4 pães franceses amanhecidos;
  • 2 xícaras de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 3 ovos batidos;
  • Canela a gosto;
  • Açúcar a gosto;
  • Óleo de girassol para fritar.

Comece cortando a baguete em fatias com um dedo de largura. Em um recipiente, misture o leite com o leite condensado e mergulhe as fatias de pão até que estejam bem molhadas. 

Em outro recipiente, bata os ovos e adicione canela a gosto e passe as fatias de pão molhadas nos ovos batidos. 

Por fim, frite em óleo quente e escorra as rabanadas em papel-toalha. Como as rabanadas já foram passadas no leite condensado, elas já estarão mais doces do que as rabanadas tradicionais. Tenha isso em mente no momento de finalizar com açúcar. Sirva quente ou gelado, como preferir!

Receita de rabanada no forno

Apesar da sobremesa tradicional ser frita, também existe uma outra possibilidade. Então, vamos aprender como fazer rabanada no forno? Os ingredientes são:

  • 3 pães franceses amanhecidos;
  • ½ lata de leite condensado;
  • 2 ovos;
  • 1/2 xícara de chá de açúcar;
  • 1 colher de café de canela em pó;
  • Manteiga para untar.

Preaqueça o forno a 180º. Em uma tigela misture o leite condensado com 1/2 xícara de chá de água e reserve. 

Em outra tigela, quebre os ovos e bata ligeiramente com um garfo. Corte os pães em fatias grossas  e passe cada uma das fatias pela mistura de leite condensado, depois nos ovos.  

Unte com manteiga uma travessa grande, acomode as fatias e leve ao forno por aproximadamente 10 minutos, virando o lado dos pães até ficarem dourados. 

Pronto! Você aprendeu como fazer rabanada de forno, uma opção super deliciosa! Como você viu, todo processo é feito exatamente igual as demais receitas, a diferença é que ao invés de fritar, elas são assadas no forno até ficarem bem douradinhas para serem servidas. 

Essa é uma opção ideal para quem prefere algo mais saudável. Aproveite!

Como fazer rabanada? Um prato de rabanada de pão de forma com fatias de laranja
Quer descobrir uma receita de rabanada que não seja frita? Aprenda como fazer rabanada de forno!

Receita de rabanada com nozes

Quer fazer uma rabanada mais sofisticada, com um toque especial? Vamos te ensinar como fazer rabanada com nozes. Você vai amar! Separe os ingredientes:

  • 2 litros de leite;
  • 1/2 xícara de chá de açúcar;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 2 pães tipo baguete ou francês amanhecidos fatiados;
  • 5 ovos batidos;
  • Margarina para untar a frigideira;
  • 1 xícara de chá de nozes trituradas;
  • 1 lata de leite condensado.

Com rendimento de 20 porções e com 30 minutos de preparo, comece misturando o leite, o açúcar, a baunilha e leve ao fogo médio até levantar fervura. 

Desligue o fogo, espere esfriar um pouco e mergulhe as fatias de pão. Deixe escorrer o excesso com cuidado e passe as fatias de pão pelos ovos batidos. 

Em uma frigideira untada, em fogo médio, frite as fatias de pão dos dois lados por aproximadamente 3 minutos, até dourar. Deixe escorrer em papel toalha e regue com leite condensado. Por fim, polvilhe as nozes e sirva essa deliciosa sobremesa!

Receita de rabanada recheada

Você sabia que a rabanada também pode ser recheada? Doce de leite ou creme de avelã são alguns dos recheios mais usados. Vamos aprender agora como fazer essa deliciosa sobremesa? Você vai precisar de: 

  • 150 g de creme de avelã ou 150 g de doce de leite;
  • 1 xícara de leite;
  • 1/2 lata de leite condensado;
  • 1 litro de óleo;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara de açúcar refinado;
  • 2 pães tipo baguete ou francês amanhecidos fatiados;
  • 1 colher de sopa de canela em pó.

Comece cortando os pães em fatias grossas e, sem seguida, faça um pequeno furo na lateral de cada rodela de pão. Com a ajuda de um saco de confeiteiro, recheie o pão com creme de avelã ou doce de leite, de acordo com a sua preferência. 

Em uma vasilha à parte, misture os ovos, o leite e o leite condensado. Passe as fatias de pão nessa mistura e, depois, frite-as cuidadosamente em óleo quente, até ficarem douradas. 

Finalize as rabanadas com canela e açúcar e pronto, você acabou de aprender como fazer rabanadas recheadas para inovar na sobremesa da sua ceia natalina

Demais, não é mesmo? É uma forma simples de fugir da receita tradicional, sem deixar de lado o sabor marcante das tradicionais rabanadas. 

O Natal é um momento importante em família, e algumas tradições natalinas, como a rabanada, só deixam esse momento ainda mais especial. 

Então, agora que você já aprendeu como fazer rabanadas, escolha a receita que mais gosto!

Assim, aproveite e vá até uma loja Savegnago e compre todos os ingredientes. Se preferir, faça o seu pedido online e receba tudo no conforto da sua casa com muita qualidade!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *