A chegada do bebê pode causar um alvoroço na vida dos pais, principalmente os de primeira viagem, mas com o tempo tudo vai se ajeitando, as coisas vão se encaixando e a rotina vai tomando forma. Mas… será que é realmente essencial para o bebê ter uma rotina?
A importância da rotina para o bebê
Criar hábitos infantis é muito válido para um desenvolvimento saudável dos pequenos. A rotina fortalece a autonomia, contribui no desenvolvimento cognitivo, ajuda no processo fisiológico e no crescimento do bebê, fazendo com que ele cresça mais seguro e tranquilo.
Com o tempo o relógio biológico da criança vai se ajustando e se acostumando com os horários, ele começa a diferenciar o dia da noite e começa a comer e dormir na hora certa. Uma rotina bem definida auxilia também na introdução alimentar, saiba mais sobre o assunto aqui, e nos hábitos higiênicos, clique aqui para saber mais.
Ter uma rotina para o bebê também implica em impor alguns limites, o que, às vezes, pode gerar um pouco de decepção. É essencial que a criança e os pais saibam conviver com esse sentimento desde pequeno.
Quando e como devo iniciar?
O pequeno começa a compreender as atividades diárias feitas no mesmo horário por volta dos 2 a 4 meses de vida. É legal começar antes, mas é nessa fase que eles entendem mais a rotina. O segredo, como tudo na vida, é a constância, é isso que define os hábitos. Mas cuidado: a prioridade deve ser sempre a necessidade do seu filho, se ela não se encaixa na rotina, mude até que tudo se encaixe perfeitamente. Não tem problema ser flexível.
Algumas dicas podem ajudar os pais a darem início nessa rotina para o bebê:
• Defina os horários: é o que vai ajudar a criar o padrão na rotina do seu pequeno. Veja qual é o período de sono mais longo e inicie a rotina de dormir 45 ou 30 minutos antes. Fique atenta aos sinais, como bocejar ou coçar os olhinhos.
• Seja resistente: com o passar dos meses, o seu bebê vai ficar mais agitado e demorar mais a dormir, é normal! Você pode começar a rotina do soninho diretamente no quarto dele, para ele perceber que ali é um lugar de conforto.
• Crie hábitos relaxantes: óleo de lavanda ou camomila no banho quente podem ajudar a criar um ambiente de relaxamento para o bebê.
• Dê muito amor e afeto: cante uma canção de ninar ou converse baixinho com o pequeno.
• Faça ele entender a diferença entre o dia e a noite: no fim do dia deixe a casa mais silenciosa e com as luzes mais baixas, isso ajuda o bebê a pegar no sono.
• Não se desespere nos imprevistos: eles acontecem, é comum! E lembre-se que a rotina pode ser flexível e ajustada sempre que precisar.
No Savegnago Supermercados você encontra vários produtos que farão parte da rotina do bebê. Clique aqui e compre sem sair de casa.
Este artigo foi útil?
Deixe seu comentário