Higienizar a cozinha pode parecer uma tarefa desencorajadora. Porém, se conhecer alguns truques e planejar o tempo dos afazeres domésticos, se torna fácil poupar tempo e energia. Siga as dicas do Blog do Savegnago e organize sua rotina!

Se executar as tarefas domésticas seguindo sempre a mesma rotina, elas se tornarão automáticas e você, sem se dar conta disso, vai fazê-las melhor e com menos esforço. Enfrente primeiro os cômodos mais difíceis como, por exemplo, a cozinha.

Detergente (ou sabão em pó) e água sanitárianão se misturam. Isso anula a ação desinfetante do produto.

O aparelho de micro-ondas deve ser limpo sempre que possível. Com um pote com 150 ml de água e três rodelas de limão dentro, ligue-o por 4 minutos. Em seguida, passe uma esponjacom solução de oito gotas de detergente por litro de água.

Limpe os molhos que respingam ou caem no piso logo em seguida com água e sabão. Assim você evita manchas. Cerâmicas e porcelanatos mais encardidos precisam de sabão mais cremoso e escova de nylon.

Comece a limpar os azulejos pelo rejunte, se preciso use até um estilete para remover as sujeiras mais difíceis. Depois, use um pano ou estopa com removedor e água (3 para 1). Depois de seco, use umaflanela para dar mais brilho.

Na pia prefira os sabões neutros para higienizar tampos de inox, granito e sintéticos. Para as bactérias, use uma solução de 2 colheres de sopa de água sanitária para 1 litro de água.

Para bancadas de mármore, use 1 colher de sopa de detergente de pia e 3 litros e meio de água morna. Enxágue bem para retirar o sabão e use um pano limpo para secar.

Prefira as tábuas de carne de plástico, que seguram menos sujeira. Lave com água e detergente, com a esponja do lado amarelo, para não riscar. Enxágue, cubra com vinagre branco e deixe escorrer.

Os panos de prato devem ser trocados sempre. Coloque a peça de molho durante dez minutos em um litr

o de água misturada a duas colheres (sopa) de água sanitária. Lave com sabão e enxágue. Após secar, passe com ferro bem quente.

Limpe diariamente o piso com pano úmido. Isso evita o contato entre os alimentos e a poeira.