Preparar espetinhos veganos é uma excelente forma de consumir mais vegetais.

Se você busca por mais opções no churrasco tradicional ou quer fazer um churrasco vegano, aposte em nossas sugestões nutritivas e que vão agradar toda a família.

Acompanhe as dicas e bom apetite!

Como posso preparar os espetinhos veganos?

Para preparar espetinhos veganos você precisa primeiro selecionar os ingredientes. A dica é apostar nos legumes de sua preferência. 

Alguns exemplos são: abobrinha, tomate cereja, pimentão, cogumelos ou outros que tenham consistência “mais durinha” para que você consiga colocá-los no espeto. 

Churrasco 

Espetinhos veganos são excelentes para diversificar e tornar mais nutritivo o churrasco.

Além disso, esses espetinhos têm um apelo visual que enche os olhos: são lindos, coloridos e deixam um aroma especial no ar. Por serem leves, são perfeitos para o verão

Que tipos de espetinhos veganos posso preparar?

Dois espetinhos veganos em cima de uma tábua de madeira
Espetinhos veganos diversificam o churrasco

Carne de soja

Coloque a proteína de soja em uma vasilha e adicione água quente. Quando a carne estiver macia, retire a água e lave bem. 

Em seguida esprema a proteína até retirar a maior quantidade de água possível. Adicione azeite, shoyu, suco de limão, orégano e dentes de alho a gosto. Misture tudo. 

Tampe a vasilha e deixe marinando na geladeira por umas duas horas. Por fim, faça bolinhas com a mão em volta do espeto. Leve à churrasqueira. 

Dica: intercale bolinhas de carne de soja com legumes variados.

Tofu grelhado

Para preparar um espetinho de tofu confira a receita:

Ingredientes

300g de tofu
1 cenoura em fatias
1 abobrinha em fatias
1 cebola em cubos
1 pimentão em cubos
Espetos de madeira 

Molho para marinar:

5 colheres (sopa) de molho de soja
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 ramo de alecrim picado
3 ramos de tomilho picado
1 dente de alho ralado

Modo de preparo:

Em uma panela frite o dente de alho. Em seguida, despeje os demais ingredientes para o molho e misture-os ao fogo por 5 minutos. 

Corte os legumes e o tofu em pedaços. Coloque todos os ingredientes em uma vasilha. Adicione o molho e deixe marinando por 2 horas. Depois, monte os espetinhos fincando cada pedaço nos espetos de madeira. Leve à churrasqueira.

Kafta vegano

A kafta tradicional é um bolinho de carne temperada que veio da culinária árabe. Mas, você pode inovar usando, no lugar da carne, o trigo para kibe!

Nossa dica de tempero é adicionar alho, cebola, pimenta, cominho, sal, hortelã e outros da sua preferência.

Brócolis e abobrinha

A abobrinha é um legume muito versátil e rende pratos maravilhosos. Da mesma forma, o brócolis é considerado um super alimento. 

O melhor deles é a rapidez de seus preparos. Em menos de 30 minutos você pode ter os seus espetinhos na mesa! Geralmente os legumes ficam mais saborosos se temperados em uma marinada antes de ir para a churrasqueira.

Cogumelos

Para o seu espetinho de cogumelos, indicamos os cogumelos porcini, por serem mais fáceis de manejar para este tipo de receita. 

Primeiro lave os cogumelos. Depois, deixe-os em uma marinada de pimenta do reino, sal, azeite e salsa picada por 1 hora. Em seguida, acomode-os em uma grelha por alguns minutos e sirva ainda quente. 

Uma dica é intercalá-los com seitan (carne de glúten), tofu e outros vegetais temperadinhos a gosto.

Batatas

Para um churrasquinho de batatas no espeto, experimente cortá-las em rodelas de mais ou menos meio centímetro e regá-las com azeite e curry em pó. 

Posicione-as no espeto de churrasco e vire sempre, de um lado e outro para que peguem calor de maneira uniforme.  Depois de prontas você pode temperá-las com alecrim, sal e mais um fio de azeite. 

Já deu água na boca, não?

Pimentões

Corte em vários pedaços os pimentões, retire as sementes. Espete os pedaços até formar o espetinho. Depois, coloque-os em cima de um pedaço de papel de alumínio.

Adicione pitadas de sal, suco de limão e pimenta do reino nos pimentões em cima do papel alumínio. Por fim, envolva os espetos no papel e leve-os à churrasqueira.

Cebola

O ideal para o preparo de cebolas em espetinhos é usá-las inteiras. Por isso, recomenda-se utilizar cebolas pequenas. Contudo, nada impede o uso de cebolas maiores, cortadas em camadas. 

Em seguida, é só colocar nos espetos de madeira e regar com um pouco de azeite antes de ir ao fogo. Depois de prontas, você pode adicionar um pouco de shoyu. Fica sensacional!

Seitan (carne de glúten)

Antes de tudo, é importante alertar que essa receita é recomendada apenas para quem não tem nenhum problema com glúten, como alergias, intolerância ou doença celíaca.  

Para os espetinhos de seita fatie a carne de glúten e leve-a para marinada com vinho branco, sumo de limão, vinagre de maçã e um pouco de pimenta do reino. 

Ele precisa descansar nessa marinada por cerca de 45 minutos antes de ir para a grelha.

Berinjela

A berinjela também tem mil e uma formas de preparo e na churrasqueira ela pode ser cortada em fatias finas com a casca e tudo!

Mas, antes de levar ao fogo, procure deixá-las descansando em um escorredor com uma camada fina de sal a fim de eliminar o amargor. Deixe o escorredor sobre uma bacia para reter a água. 

Na sequência, mantenha a berinjela marinando em azeite com alho picado e hortelã por duas horas.  Por fim, leve-as para grelhar no espetinho. Recomendamos não colocar diretamente na grelha, pois as berinjelas podem ficar grudadas. Portanto, envolva o espetinho em um papel alumínio e então levar ao fogo.

Tomate

Os tomates podem ser colocados diretamente nos espetos ou cortados ao meio e posicionados diretamente na grelha com a casca virada para baixo. 

Lembre-se de virá-los sempre, para que assem por igual nos dois lados. Os temperos podem ser orégano, manjericão, cebolinha, salsinha, sal e uma rega de fio de azeite. 

Aspargos

Antes de levar à grelha, corte e limpe os aspargos, removendo as partes mais duras: mais ou menos um centímetro da parte de baixo. 

Em seguida, coloque-os por alguns minutos na grelha para que fiquem crocantes e macios. Adicione sal e regue com gotas de limão e azeite de oliva a gosto.

Espetinho vegano de sobremesa

Sacolas de compras na na cor branca cheias de pêssegos
Pêssegos são uma ótima opção de sobremesa

Que tal uma sobremesa no espeto? Esse espetinho de pêssego é uma opção espetacular!

Corte alguns pêssegos em fatias grossas e leve ao fogo no espeto. É uma sobremesa diferente ou, simplesmente, um toque de requinte à sua salada. 

Você pode, ainda, fazer um mix com outras frutas, tofu, cogumelos, verduras e outras opções, o importante é usar a imaginação e explorar os vegetais preferidos de um novo jeito.

Forno

Para preparar espetinhos veganos pelo forno basta colocar todos os espetos de churrasco em uma assadeira untada com um pouco de azeite ou forrada com papel manteiga. 

Temperar a gosto e levar ao forno a 1800C por cerca de trinta minutos ou quando estiverem macios.

Uma outra opção interessante é o tofu, um queijo feito da soja. Porém, para atingir seu ponto ideal, é importante assá-lo um pouco antes dos legumes.

Viu como a maioria dos preparos de espetinhos veganos é simples? 

Alguns ingredientes pedem um pouco mais de tempo e alguns passos extras, apenas para garantir uma textura melhor, como a berinjela. Mas, no geral, é um tipo de alimentação simples e, sem sombra de dúvida, muito nutritiva e leve para o seu dia a dia

Que tal conhecer mais sobre preparações incríveis, deliciosas e nutritivas? Experimente o tabule: uma receita perfeita para os dias de verão!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *