A farofa com toda a certeza é uma das receitas mais democráticas dentro do mundo da culinária e uma das marcas da cozinha brasileira. Ela complementa pratos de todos os estilos, desde aquele churrasquinho de domingo até tradicionais clássicos da gastronomia. Sendo assim, aprender a fazer farofa para acompanhar feijoada é uma dica bem legal para quem gosta de cozinhar!
Outra característica bem bacana desse tipo de alimento é que ele pode ser preparado de várias formas diferentes. Portanto, abrange todos os gostos, desde quem ama carnes defumadas até quem opta por uma alimentação vegana e usa a farofa para complementar o prato.
Sabendo disso, separamos aqui 6 receitas de farofa para acompanhar feijoada. Assim, você vai arrasar na hora de servir esse prato tão saboroso no seu próximo jantar. Continue acompanhando e aprenda tudo sobre farofa para feijoada!
Farofa para acompanhar feijoada tradicional
Como a feijoada é um prato que já inclui diversos ingredientes, muitas pessoas preferem optar por uma farofa mais tradicional e simples. No entanto, ficar no clássico não significa abrir mão do sabor e da qualidade. Mesmo uma receita simples pode ser o complemento perfeito para a sua feijoada, trazendo mais crocância e texturas diferentes.
Essa é uma ótima opção de farofa para acompanhar feijoada para quem não quer que o acompanhamento ofusque o prato principal, além de ser muito simples de fazer e de agradar a todos os gostos!
Modo de fazer
Para fazer uma farofa tradicional, pique uma cebola e refogue-a no azeite ou na manteiga. Depois, adicione a farinha de mandioca e mexa bastante, até que os dois componentes fiquem dourados. Para temperar, sal e pimenta são sempre uma ótima opção. Caso queira dar aquele sabor a mais, orégano e manjericão são ótimas dicas.
Farofa para acompanhar feijoada feita com couve
Quem nunca comeu uma feijoada acompanhada de couve, não é mesmo? Essa combinação é tão tradicional quanto o molho bolonhesa para o macarrão, por exemplo.
Mas, já imaginou se a sua farofa para acompanhar feijoada já incluísse a couve? Delicioso, não é mesmo?! Nessa receita é possível unir ambos os clássicos desse prato tão querido, tornando-o ainda mais saboroso.
Ingredientes
- Couve a gosto;
- farinha de mandioca;
- 200g de bacon;
- 200g de linguiça calabresa;
- 2 dentes de alho;
- 1 cebola média.
Modo de fazer
O primeiro passo é refogar o alho e a cebola em fogo baixo, junto com o bacon e a calabresa. Neste momento não é necessário utilizar óleo, já que os embutidos soltarão bastante gordura. Depois que tudo estiver dourado, acrescente a couve e o copo de água, deixando que cozinhe por alguns minutos.
Caso perceba que a frigideira está seca, acrescente mais água aos pouquinhos, até que as tiras de couve estejam bem moles. Após terminar, acrescente a farinha, mas não coloque tudo de uma vez só. É preciso adicionar gradativamente, sem nunca deixar de mexer para que não surjam pelotas.
Ao encerrar, deixe que a farinha doure e desligue o fogo. O ponto dessa receita de farofa para feijoada é um pouco mais molhadinha. Portanto, pode-se adicionar mais um pouco de água no final, para hidratar e deixar o prato perfeito.
Farofa para acompanhar feijoada feita com bacon e calabresa
Provar uma farofa com bacon e calabresa e não gostar é quase impossível. Esses dois embutidos são famosos por seu sabor inconfundível, deixando qualquer prato mais gostoso. Sendo assim, utilizá-los para complementar a sua feijoada é uma excelente ideia.
Além disso, muitas vezes, o prato principal precisa se adequar aos hábitos alimentares de várias pessoas e, por isso, opta-se por fazer uma feijoada magra. Nesse caso, preparar uma farofa com embutidos para agradar aqueles que gostam do prato com sabor mais acentuado pode ser uma ótima opção!
Ingredientes
- 100g de calabresa;
- 100g de bacon;
- 3 xícaras de farinha de mandioca
- 2 ovos cozidos;
- 2 colheres de óleo ou azeite;
- salsinha e cebolinha a gosto.
Modo de fazer
Ao iniciar, adicione o bacon e a calabresa em uma frigideira. Caso as suas peças não soltem gordura, vale colocar uma colher de azeite para ajudá-las a fritar. Depois que tudo estiver bem dourado, adicione a farinha pouco a pouco, sempre mexendo bastante. Nesse momento, coloque também as duas colheres de óleo.
A partir desse ponto é preciso manter o fogo baixo e nunca parar de mexer. Caso contrário, sua farofa pode ficar com retrogosto de amargor. Ao perceber que a cor da farofa para acompanhar feijoada já está mais amarelada, é hora de picar os dois ovos cozidos, juntá-los com a cebolinha e com a salsinha e adicionar na frigideira.
Nesse momento, desligue o fogo e misture até que todos os ingredientes estejam incorporados. O sal é a gosto, mas a pimenta deve ser evitada, já que os embutidos costumam ter a carne bastante picante.
Farofa para acompanhar feijoada de banana da terra
A banana com toda a certeza é um dos ingredientes mais versáteis do mundo da cozinha. Ela pode ser doce ou salgada, e ainda ser utilizada no café da manhã, almoço e jantar. Sendo assim, não deve ficar de fora de uma boa farofa para feijoada.
Ingredientes
- 3 bananas da terra;
- 2 colheres de manteiga;
- 1 cebola média picada;
- farinha de mandioca a gosto.
Modo de fazer
Para preparar essa receita maravilhosa, separe 3 bananas da terra e corte-as em cruz, com pedaços relativamente grandes. Depois, adicione-as em uma frigideira, deixando-as dourar. Quando prontas, retire e reserve.
O próximo passo é, na mesma frigideira, acrescentar duas colheres de manteiga e uma cebola média picada, deixando refogar até que a cebola amoleça. Depois, coloca-se a banana novamente no recipiente e a farinha é adicionada pouco a pouco, de acordo com a quantidade de farofa para feijoada que deseja cozinhar. Em fogo médio, continue mexendo até que tudo esteja homogêneo. Depois, é só servir e aproveitar essa combinação incrível de banana com feijão que só esse tipo de farofa para acompanhar feijoada proporciona.
Farofa para acompanhar feijoada feita de cenoura
Entre os ingredientes que combinam com feijão, a cenoura se destaca por ser super saborosa e ainda fazer muito bem à saúde. É por isso que receitas para aqueles que não comem carne usam cenouras, como é o caso do hot dog vegano.
Sendo assim, essa receita de farofa para feijoada tem esse ingrediente como item principal.
Ingredientes:
- 2 cenouras médias;
- 1 cebola grande;
- Manteiga a gosto;
- Óleo a gosto;
- Farinha de mandioca a gosto.
Modo de fazer:
Antes de começar a cozinhar, rale duas cenouras médias em um ralo grosso, bem como uma cebola grande em um ralo fino.
Depois, em uma frigideira coloque a manteiga e o óleo, ligando em fogo baixo até que os dois derretam e se misturem. Após, acrescente a cenoura, deixando-a dourar até que fique bem macia, perdendo o aspecto duro. Ao chegar nesse ponto, é momento de colocar a cebola e misturar bastante.
Agora é preciso deixar no fogo até que toda a mistura volte a ficar douradinha, ganhando uma textura bem crocante. Depois disso, basta adicionar a farinha de mandioca pouco a pouco, misturando com bastante força para que nenhuma bolota se forme. Após, deixe que a mistura cozinhe.
O ponto final dessa farofa é bem “grudadinho”, o que combina muito com o caldo da feijoada para dias mais frios.
Farofa para acompanhar feijoada feita de farinha de milho
Tradicionalmente, a farofa para acompanhar feijoada é feita com farinha de mandioca. Porém existem algumas exceções a essa regra que podem se revelar verdadeiras delícias. Um exemplo é a farofa com farinha de milho, super saborosa e com uma textura sem igual.
Ingredientes:
- 100g de bacon;
- 100g de linguiça defumada;
- 1 tomate picado;
- 1 ovo;
- 1 xícara de chá de farinha de milho.
Modo de fazer:
O primeiro passo é colocar o bacon e a linguiça para fritar. Depois, adicione o tomate, permitindo que ele solte seu suco e deixe a frigideira bem molhadinha. Após, coloque o ovo e deixe-o fritar junto, adicionando a farinha pouco a pouco, sempre misturando sem parar. Essa farofa também fica um pouco mais úmida e com um sabor incomparável.
Com todas essas dicas, agora só falta escolher a sua receita de farofa para feijoada e ir para a cozinha. Com toda a certeza ela será parte de mais uma refeição maravilhosa. Se você gosta de estar sempre aprendendo novas técnicas do mundo da gastronomia, continue acompanhando o nosso blog! Aqui, postamos conteúdos incríveis para te ajudar a cozinhar cada vez melhor!
Este artigo foi útil?
Comentários
Amei cada dica e vou testar cada uma delas.
Depois nos conte o resultado Silvia! Fique sempre de olhos em nossos conteúdos.
Deixe seu comentário