Uma festa junina para criança provavelmente é uma das lembranças mais felizes da infância (e até da vida adulta) de qualquer um! A festa junina faz parte de uma memória coletiva absolutamente boa dentro da cultura brasileira.

Quando chega junho, já ficamos animados! Isso porque sabemos que esse é o mês das guloseimas, das noites frias comendo um monte de coisa e conversando com os amigos, de fazer bandeirinhas e de participar de todas aquelas brincadeiras em busca de uma prenda que, com certeza, nos fazem rir muito!

Na época da escola, então, era uma alegria! Ensaiava a quadrilha e juntava todo mundo! Tinha correio elegante, pescaria, um monte de bolo e chocolate quente! 

Mas, por causa das necessárias e importantes medidas de isolamento, esse ano vai ser um pouco mais complicado de participar de festas juninas. Pensando nisso, e na importância de fazermos boas memórias, vamos conversar sobre como fazer uma festa junina em casa, dando opções de comidas, brincadeiras e decoração!

Festa junina para criança

Já que as crianças estão em casa, é muito legal que essa festa seja para elas! E mais legal ainda se elas fizerem parte de todo o processo de organização e planejamento. 

Por isso, estamos trazendo algumas dicas simples, que são fáceis de comprar ou fazer, e que podem ser muito divertidas tanto para os adultos quanto para os pequenos. A festa junina para criança em casa acaba sendo uma diversão para todo mundo!

Comida para festa junina em casa

A comida para festa junina para criança é muito simples e acaba sendo uma lista bem variada: paçoca, pipoca, cocada, pé de moleque, biscoito de polvilho, amendoim, maria-mole, doce de batata, cachorro quente… 

São coisas fáceis de comprar no mercado ou de fazer. Mas, para dar uma diferenciada, vamos dar duas receitas simples que levam como protagonista um dos principais ingredientes da festa junina: o milho.

Bolo cremoso de milho

O bolo de milho é uma receita diretamente associada à fazenda, então não pode faltar na sua festa junina em casa! 

Ele é feito no liquidificador e muito provavelmente você já costuma ter boa parte dos ingredientes em casa, então acaba sendo uma receita barata também:

Ingredientes:

Fique atento: a medida de alguns dos ingredientes é baseada na lata de milho verde.

  • 1 lata de milho verde com água e tudo;
  • 1/2 lata de óleo;
  • 1 lata de açúcar;
  • 1/2 lata de fubá;
  • 4 ovos;
  • 2 colheres de farinha de trigo;
  • 2 colheres de coco ralado;
  • 1 colher e 1/2 de chá bem cheia de fermento em pó.

Modo de preparo:

Bata bastante todos os ingredientes no liquidificador. Depois acrescente coco ralado, fermento e misture. A forma deve ser untada e farinhada. Coloque para assar em forno preaquecido a 180ºC por, aproximadamente, 40 minutos.

milho é um ingrediente importante para fazer festa junina para criança
Tradicional e versátil, um ingrediente que vale a pena apostar em sua festa junina para criança é o milho!

Suco de milho verde

Esse suco pode se tornar o grande sucesso da sua festa junina em casa

Principalmente porque muita gente torce o nariz à primeira vista, mas depois acaba sendo conquistado pelo suco de milho verde!

Ingredientes:

  • 3 espigas de milho verde
  • 5 xícaras de chá de leite
  • 1 xícara de chá de açúcar

Modo de preparo:

Com a ajuda de uma faca, retire os grãos das espigas e coloque dentro do liquidificador. Bata com 3 xícaras de leite. As outras 2 xícaras de leite você pode deixar na geladeira. 

Despeje a mistura dentro de uma peneira e peneire bastante. 

Em seguida, coloque o suco de milho peneirado dentro de uma panela e acrescente o açúcar. Leve ao fogo e mexa até levantar fervura e engrossar.

Coloque dentro de uma tigela e cubra-a com um plástico filme, para evitar que crie crosta, deixe repousar. 

Após ficar em temperatura ambiente, leve novamente para o liquidificador e adicione as duas xícaras de leite que estavam na geladeira. 

Sirva gelado.

infografico com dica de pirrulito de suspiro

Decoração para a festa junina para criança

A decoração de uma festa junina para criança em casa não precisa ser tão elaborada, mas o conselho mais importante é que ela precisa ser bem colorida

Então comece com uma toalha xadrez na mesa, ou alguma outra de cores bem fortes, e capriche nas flores, nas fitas e em decoração de palha. Mas, o mais característico e importante são as bandeirinhas!

Como fazer bandeirinhas de festa junina

O primeiro passo é decidir que tipo de material você irá utilizar: pode ser sulfite a4 colorida, ou papel de seda igual das bandeirinhas que geralmente vemos na escola, ou até mesmo aqueles papéis de presente antigos que a gente acaba não usando nunca mais.

mãe e bebê curtindo festa junina para crianças
Uma decoração simples e que pode trazer muita alegria para sua festa junina para criança são as bandeirinhas!

Existem muitas formas de fazer as bandeirinhas. Pode ser desenhando um molde e depois recortando as outras, ou, pode ser dobrando-as na metade e depois cortando uma das pontas. De qualquer forma o resultado será o mesmo. Depois é só passar cola nas bandeirinhas e colar num barbante. 

E aí, já escolheu onde vai pendurar suas bandeirinhas?

Brincadeiras

Bandeirinhas colocadas, comidas prontas… Chegou uma das partes mais importantes da nossa festa junina para criança: as brincadeiras! Já que estamos dentro de casa, infelizmente, não vamos poder dançar quadrilha, mas separamos algumas outras brincadeiras que, com certeza, vão fazer todo mundo se divertir!

Pescaria na festa junina para criança

A pescaria é um sucesso! Na sua festa junina em casa, vai fazer a família toda dar boas risadas! 

A forma mais tradicional seria fazer ou comprar uns peixinhos e colar pequenos imãs neles, assim como providenciar varetas de bambu, cordinhas e também colocar imãs em suas pontas. Mas vamos dar outra ideia, que a criançada vai adorar fazer:

Use potinhos de plástico, como aqueles de danone, lave-os bem lavadinhos e peça para as crianças fazerem olhos e bocas nos potinhos como bem quiserem. Depois, pegue pequenos arames, como clips de papel, e prenda na parte de cima dos potinhos. Pronto, seus peixinhos já estão preparados.

Para a vara, pode usar cabo de vassoura, palitos de churrasco sem ponta ou qualquer outra coisa do tipo. Amarre uma linha e prenda outro clips nessa mesma linha. Abra o clips um pouco, que ele se tornará um ótimo anzol! 

E pronto: sua pescaria já está funcionando. Coloque todos os potinhos numa bacia, pode ser vazia, com água, com farinha, coloque números nos peixinhos e as crianças vão se divertir para tentar pescar todos eles.

Na boca do palhaço

Para essa brincadeira você vai precisar só de uma caixa e de umas canetinhas

O desenho tradicional a ser feito é um palhaço de boca aberta, mas você pode imprimir ou desenhar o que quiser. 

Faça um furo na caixa (grande o bastante para caber uma bolinha) onde você achar que melhor combina com o desenho. E pronto! 

Faça alguma regra para que ninguém jogue de muito perto e veja quem consegue acertar mais dentro da caixa!

Se a sua casa não for muito espaçosa ou tiver coisas que podem quebrar por perto, você pode trocar a bolinha por tampinhas de garrafa pet, que não vão quicar e representam menos risco.

decoração para festa junina
Apostar em decorações feitas com palha é uma boa pedida para sua festa junina para criança.

Músicas da festa junina

A festa junina para criança pede música para criança. Então, músicas de festa junina são diferentes de sertanejas. 

Por isso fizemos uma listinha de canções fáceis de encontrar em qualquer lugar, só colocar na internet: “O casamento do Zé”, “O balão vai subindo”, “Cai cai balão”, “Pula Fogueira”, “Festa no Arraial”, “Quadrilha é bom” e “Olha pro céu, meu amor”.

A festa junina em casa é um momento de criar boas memórias com a família. Então, mais do que tudo, pense nas coisas que funcionam com a sua família. Escolha um horário legal para não ficar tão tarde e não atrapalhar os vizinhos e faça a festa junina para criança mais feliz de todas.

Quer mais dicas para criar lembranças incríveis com sua família? Veja mais aqui no blog do Savegnago!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *