Uma boa organização da mesa, seja em almoços de família ou jantares românticos é capaz de deixar a ocasião ainda mais especial. E um dos principais detalhes durante esse processo é a posição dos talheres. Talheres bem posicionados influenciam, e muito, no resultado final da sua mesa, além de facilitar a refeição para os seus convidados.

Mas não basta apenas acertar a posição dos talheres ao preparar a mesa. É preciso saber o que fazer com eles durante a refeição, – e ao final dela – além de entender quais são os talheres corretos para cada tipo de prato. 

Com as dicas que preparamos, você conhecerá melhor as boas práticas no serviço das refeições. Mas fique tranquilo que não vamos te deixar na mão em mais essa tarefa! 

No texto de hoje você vai aprender qual a posição dos talheres na mesa, como escolher os talheres ideias para cada tipo de refeição, além de dicas práticas para manter uma boa etiqueta.  Vamos lá? 

Então boa leitura!

Tipos de talheres

Você sabia que é possível utilizar até quatro tipos de talheres em uma única refeição? 

Antes de aprender a correta posição dos talheres na mesa, é preciso saber quais escolher para cada tipo ou etapa do seu almoço ou jantar. 

O primeiro passo é, antes de mais nada, pensar no que será servido. 

Cada tipo de talher é desenhado para melhor atender determinado tipo de prato.

Está com o cardápio em mente? Então escolha os talheres conforme os pratos:

  • Para entradas: utilize garfos e facas de jantar;
  • Para sopas: utilize colheres;
  • Para os pratos principais (exceto peixes): utilize garfos e facas de jantar;
  • Para servir peixes: utilize garfos e facas específicos para peixes,
  • Para as sobremesas: utilize colher de sobremesa para alimentos gelatinosos e macios e garfo e faca de sobremesa para alimentos consistentes. 

Você vai ver como a escolha correta dos talheres fará com que todos à mesa aproveitem muito mais o prato que você preparou.

Agora que você já aprendeu quais talheres escolher para cada etapa e tipo de refeição, vamos para a próxima fase: acertar na posição dos talheres

Posição dos talheres na mesa

mesa montada com pratos e talheres em posições corretas
A posição dos talheres na mesa deixa o ambiente mais organizado e agradável.

Além de simplificar o manuseio das refeições, talheres bem posicionados trazem uma sensação de cuidado para seus convidados. Com isso, além de impressionar com pratos deliciosos, você ainda cria um ambiente especial, que faz jus à refeição que você vai oferecer. 

E já que você se esforçou tanto, não esqueça de registrar esse momento com uma bela foto da sua mesa! 

Vamos à posição dos talheres. Siga sempre a ordem decrescente, ou seja, garfos, facas e colheres maiores ficam próximas ao prato. 

Os garfos que serão utilizados para as refeições principais e saladas devem ser colocados do lado esquerdo do prato, com os cabos sempre voltados para a pessoa que irá se sentar à mesa. 

Já as facas para refeições principais e carnes, devem ser colocadas à direita do prato, junto com as colheres maiores

É importante ressaltar que a concha da colher deve ser posicionada para baixo. Por fim, os talheres de sobremesa, sejam eles colheres, garfos ou facas, devem estar em cima do prato, já que serão os últimos a serem usados. 

Copos, taças e guardanapos

Saber a posição dos talheres é mais do que meio caminho andado. No entanto, para obter uma boa mesa posta, é necessário saber também como posicionar os demais acessórios que compõem a sua mesa: os copos, taças e guardanapos de pano. Mas fique tranquila, essa não é uma tarefa difícil! 

Os copos de taças devem ser colocados à frente do prato, sempre à direita. O copo fica mais para dentro da mesa, seguido pela taça. Essa é a forma mais comum de servir água e vinho tinto ou branco.

Porém, se você também for servir espumante, sua taça deverá ser a última na ordem, ficando na parte externa direita do prato. 

Com isso temos, de dentro pra fora: copo, taça de vinho e taça de espumante. 

Para os guardanapos, você tem duas opções: A mais sofisticada seria colocar o guardanapo de pano sobre o prato, com o auxílio de um porta guardanapo. Já a outra opção, um pouco mais simples, o guardanapo deve ser colocado do lado esquerdo do prato, do lado de fora do garfo. 

Posição dos talheres durante a refeição

mesa montada com pratos e talheres
Leve sua refeição para outro nível acertando na posição dos talheres.

Quando estamos em algum restaurante, é preciso saber a posição correta dos talheres durante a refeição, e também ao final dela. Isso porque, dependendo de como você apoia os talheres, o garçom pode entender que você está satisfeito e irá retirar seu prato.

Apesar de ser uma boa prática quando você come fora, por que não incorporar isso nas refeições feitas em casa

Esses códigos são bem simples de serem aplicados e é através deles que você demonstra em qual etapa da refeição você está, sem nem falar nada. Por exemplo, para sinalizar que você está apenas dando uma pausa, mas ainda não terminou, aprenda a colocar a posição dos talheres em descanso. Existem duas opções nesse caso. Veja a seguir:

  • A primeira opção é a Européia, onde você irá apoiar o garfo e a faca no prato, com os cabos voltados para você, formando um “V” com as pontas dos talheres
  • A segunda opção é a chamada Continental, na qual você apoia a faca inteira na borda superior do prato, e o garfo inteiro dentro do prato, com o cabo voltado para você. 

Já para sinalizar que você terminou de comer, só existe uma regra: colocar a posição dos talheres, no caso o garfo e faca, de forma paralela sobre o prato. Contanto que estejam juntos, eles podem estar na diagonal do prato, em linha reta na vertical ou na horizontal, não importa.

Ao juntar os talheres sobre o prato, você indica que acabou a refeição, e está próximo para o próximo prato, caso tenha. 

Saiba o que não fazer

Acertar na posição dos talheres foi simples, não é mesmo? Então agora vamos conferir algumas coisas que você não deve fazer quando o assunto é uma boa etiqueta:

  • Não posicione os talheres em cima da mesa quando terminar
  • Não inverta a posição do garfo e faca, nem para canhotos
  • Não posicione o guardanapo do lado direito
  • Não coloque mais talheres do que o necessário (pense sempre no que vai servir)
  • Não cruze os talheres em “X”
  • Não coloque o guardanapo em cima do prato ou na cadeira após terminar
  • Assim que finalizar de vez o prato, coloque todos os talheres disponíveis, usados ou não, sobre o prato.

Com essas dicas, além de montar uma mesa posta com muita sofisticação, você ainda mantém a classe do começo ao fim do seu almoço ou jantar. 

Afinal, não tem nada como impressionar a sua família de vez em quando, né? Você está pronta para preparar uma refeição de restaurante aí na sua casa!

Posição dos talheres correta? Que tal agora ir até o Savegnago e garantir uma deliciosa refeição e todos os acessórios para compor a sua mesa? Isso mesmo. 

No Savegnago você encontra talheres, copos, taças e muito mais. E não precisa nem sair de casa! 

Comprando pelo site você recebe na porta da sua casa todos os produtos e alimentos fresquinhos, com muita qualidade. Aproveite!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *