Está aberta a temporada de fondues e quer coisa melhor do que apreciá-lo junto de um delicioso vinho? Pode ser fondue de queijo, carne ou camarão… Existem diversas opções para que você possa escolher a que mais lhe agrada.
No entanto, para saborear o máximo do sabor, o ideal é harmonizá-lo com o vinho ideal. Sabe como fazer? Não? Então se liga só nas dicas que trouxemos para você!
Tipos de fondue e como harmonizá-los?
Fondue de Queijo
Feito com um ou mais tipos de queijos, sendo o Gruyère, o Emmental e o Gouda os mais utilizados. O primeiro tem sabor marcante e o segundo derrete muito bem.
O fondue de queijo também conta com um pouco de vinho branco na receita. Uma dica é não deixar ferver para que a gordura e a proteína do queijo não se separem.
Para mergulhar no queijo, pode-se utilizar pão, batata, legumes, use sua criatividade! Para harmonizar, você pode escolher vinhos tintos leves e frutados ou brancos com boa acidez, pouca ou nenhuma madeira, como, por exemplo, algum rótulo elaborado com a uva Chardonnay ou Pinot Noir.
Fondue de Chocolate
Outro fondue que não pode faltar nos dias mais frios é o de chocolate – isso porque, além de ser delicioso, é uma ótima opção para reunir os amigos. Geralmente utiliza-se chocolate meio amargo e, como acompanhamento, frutas como morango, banana, uva, e também waffle.
A harmonização ideal é com vinhos doces e licorosos, uma clássica combinação é o vinho do Porto.
Fondue de Carne
Composto por cubos de mignon, crus e sem tempero, podendo ser preparados na chapa ou no óleo. O sabor fica por conta dos cremes que o acompanham.
Para harmonizar, tintos com bom corpo e boa acidez, além de vinhos tintos mais jovens feitos com a Uva Merlot são excelentes para harmonizar com carne bovina, de frango e suína.
Como preparar o fondue?
Para prepará-lo costuma-se utilizar uma panela conhecida como caquelon e depois mantê-lo aquecido por um réchaud.
E aí, gostou de nossas dicas? Faz de um jeito diferente? Conta pra gente!
Projeto Nutriação
Nutricionista: Janaina Silva (CRN 3-47562)
Loja atendida: 38 – Piracicaba
Este artigo foi útil?
Deixe seu comentário