A rotina alimentar com frutas low carb vem ganhando cada vez mais destaque. A base dessa alimentação consiste em reduzir a quantidade de carboidratos ingeridos, ajudando o organismo a acelerar a queima de gordura

Para isso, o consumo de frutas low carb pode ser um aliado quando vem a vontade de comer doces.

Mas se o conceito de frutas low carb é novo para você, tudo bem! A gente te explica tudo sobre o assunto. 

Apesar das frutas serem extremamente saudáveis e nutritivas, algumas delas possuem altos níveis de carboidratos em sua composição, e precisam ser evitadas durante a dieta low carb, dando espaço para outras opções de frutas mais saudáveis, as chamadas low carb. 

Se você quer entender mais sobre o assunto, você está no lugar certo! Hoje vamos te ensinar o que é a alimentação low carb, qual a relação das frutas low carb e a dieta, e te mostrar uma lista de frutas permitidas. 

Acompanhe este conteúdo, anote as dicas e boa leitura!

O que é a dieta low carb?

A alimentação low carb consiste, como o próprio nome já diz, na redução de carboidratos durante as refeições. Em uma rotina alimentar tradicional, entre 50% e 60% das calorias do dia vêm dos carboidratos, enquanto na low carb, eles representam apenas 40% ou menos. 

Para alcançar isso, é preciso reduzir o consumo de refinados, como arroz branco, massas, pães, cereais, algumas frutas, doces, refrigerantes e alimentos processados e priorizar proteínas magras, vegetais, legumes, frutas low carb e carboidratos integrais. Como resultado, o organismo passa a queimar a gordura armazenada para gerar energia e manter o corpo funcionando. 

Sabendo dos benefícios, muitas pessoas sentem o desejo de iniciar uma alimentação low carb. Mas esse tipo de dieta não é para todo mundo. Sempre consulte um médico antes de fazer mudanças alimentares!

Mesmo que o consumo de frutas low carb sejam muito saudáveis, é importante ressaltar que só um médico pode indicar dietas, de acordo com a necessidade calórica de cada um. 

Frutas low carb

Algumas frutas possuem em sua composição uma alta quantidade de carboidratos, o que não cabe em uma rotina alimentar do tipo low carb.

Portanto, estamos aqui para te mostrar que você pode ingerir frutas com moderação, basta identificar quais são as frutas permitidas na low carb. Inclusive, as fibras e vitaminas presentes nas frutas podem ser fundamentais para o sucesso da sua dieta. 

Vamos lá?

  • Abacate

Apesar de ser conhecido como um alimento calórico, o abacate faz parte da lista de frutas low carb já que apresenta uma baixa quantidade de carboidratos na sua composição. Muito saudável, ele é rico em fibras, gorduras boas, vitaminas A, E e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e magnésio. 

  • Acerola

As frutas vermelhas como um todo são opções com pouca quantidade de carboidratos. Com a acerola, não é diferente. Além disso, ela também carrega antioxidantes, flavonoides, vitaminas A, C e do complexo B, e minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio e zinco. 

Saudável e deliciosa, né?

  • Amora
várias amoras.
Frutas vermelhas são campeãs na categoria: frutas low carb.

Mais uma fruta vermelha na lista de frutas low carb, a amora possui propriedades nutritivas essenciais para o bom funcionamento do organismo, como antioxidantes, flavonoides, vitaminas C, E, K e do complexo B, e sais minerais, como ferro, magnésio, manganês e potássio. Muita saúde e pouco carboidrato! 

  • Coco

O coco é mais uma frutas low carb com baixo índice de carboidratos na sua composição. Importante ressaltar que aqui falamos da polpa, e não da água, ok? Ele é fonte de nutrientes, como fibras, flavonoides, gorduras boas e minerais, como cálcio, magnésio, potássio e sódio.

  • Framboesa

Com nutrientes importantes como antioxidantes, fibras, proteínas, vitaminas A, C, K e do complexo B, a framboesa possui baixa concentração de carboidratos. Além disso, a fruta vermelha também possui sais minerais, como cálcio, manganês, potássio e zinco. 

  • Goiaba

A goiaba é uma ótima opção de frutas low carb. Mas além disso, ela contém outras propriedades nutritivas, como fibras, proteínas, antioxidantes, vitaminas A e C, e minerais, como fósforo, magnésio e potássio. Se você ama goiaba, essa é a pedida!

  • Limão

Todo mundo já ouviu falar que água com limão emagrece, né? Mas infelizmente isso não é verdade. No entanto, o limão é uma das frutas que menos têm carboidratos, ou seja, é uma  das melhores frutas low carb. O limão também apresenta outros nutrientes, como antioxidantes, fibras, flavonoides, vitaminas A, C e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

  • Melancia

Importante aliada da alimentação low carb, a melancia é conhecida por ser rica em água. Mas além disso, ela também oferece aminoácidos, antioxidantes, fibras, ômega-3 e 6, vitaminas A, C e do complexo B, fora os minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio e zinco. Não deixe a melancia faltar na sua casa!

  • Melão

O melão carrega nutrientes como antioxidantes, fibras, vitaminas A, C e do complexo B, e sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo e potássio. Também é conhecido por ser uma fruta rica em água e ter baixa quantidade de carboidratos, sendo mais uma excelente opção na lista de frutas permitidas na dieta low carb. 

  • Morango

Além de delicioso, o morango é mais uma das frutas low carb para te ajudar durante a rotina alimentar. Além do baixo índice de carboidratos, a fruta possui nutrientes importantes para o nosso organismo, como fibras, vitaminas e minerais. É uma excelente pedida nos momentos em que bate aquela vontade de comer um doce! 

  • Pêssego

O pêssego, além de trazer minerais importantes, como cobre, ferro, fósforo, magnésio e manganês, também possui uma quantidade bem baixa de carboidratos na sua composição. Além dos minerais, o pêssego também traz outras propriedades nutritivas como antioxidantes, fibras, vitaminas A, C, E, K e do complexo B. Um pêssego docinho sempre é uma ótima opção, não é mesmo?

  • Pitanga

E nossa última das frutas low carb dessa lista é a pitanga. Muito saborosa, ela contém baixa quantidade de carboidratos e vitaminas importantes como a A, C e do complexo B, além de minerais, como cálcio, ferro, fósforo e magnésio.

É importante ressaltar que, apesar das frutas low carb  acima serem permitidas, os seus sucos não são. Mas por que? Primeiramente porque ninguém faz suco usando apenas uma unidade da fruta, certo? 

O suco faz com que você consuma uma quantidade muito maior de frutas e, consequentemente, de açúcar. Além disso, no suco eliminamos ao coar e bater as partes mais nutritivas das frutas: o bagaço e as fibras. 

Quando comer frutas low carb

copos de coração com salada de frutas.
Aposte em combinações inusitadas e transforme suas frutas low carb em uma refeição ainda mais saudável e saborosa.

As frutas low carb são ótimas para serem consumidas ao longo do dia, auxiliando na sensação de saciedade. No entanto, existem 4 momentos ideias para incluir frutas na sua rotina low carb: café da manhã ou lanches da tarde, pré ou pós treino, almoço ou jantar e sobremesa. 

As frutas low carb são ótimas aliadas no café da manhã ou lanches, desde que acompanhadas de outros alimentos ricos em proteínas e/ou gorduras. Comece sempre o dia com ovos e queijos, por exemplo.

 E lembre-se que é muito importante não quebrar o jejum apenas com frutas doces. Já para o pré e pós treino, a dica é a mesma. Aliada a proteínas e gorduras, a glicose das frutas low carb tende a ser melhor aproveitada pelo nosso organismo durante e após os treinos. 

No almoço e jantar também é possível consumir frutas low carb, como por exemplo o abacate, tomate ou pepino, sempre acompanhado de outros vegetais, como carnes magras e ovos. O limão também pode ser usado para temperar os acompanhamentos como saladas, carnes e grãos. Já para a sobremesa, fuja dos doces e aposte em uma fruta. Elas são as sobremesas da natureza e, com certeza, irão satisfazer a sua vontade de comer doce. 

Quais frutas não são permitidas na dieta low carb?

Todas as frutas low carb são permitidas, mas com moderação. Por exemplo, se você gosta de banana, jaca e maçã, saiba que elas são ricas em carboidratos, por isso será necessário moderação no seu consumo, balanceado de acordo com a quantidade máxima de carboidratos que você pode consumir no dia. Outras frutas ricas em carboidratos são a manga, pinha, atemoia, açaí, uva, pera e o caqui. 

É muito importante buscar o acompanhamento de um profissional na hora de adotar uma dieta. Dietas que proíbem alimentos ou restringem a alimentação podem não ser saudáveis ou eficazes para o resultado que você busca. A ideia não é passar fome, mas sim passar por uma reeducação alimentar, conhecendo mais sobre os ingredientes que consome. 

Lembre-se também que, além de cuidar da alimentação, o ideal é aliar outras práticas como atividade física, boas horas de sono, consumo de água e outros hábitos saudáveis que ajudam no emagrecimento e na qualidade de vida como um todo. 

Agora que você já sabe quais são as frutas low carb, é só ir até o Savegnago e fazer suas compras. Mas se você quiser fazer o seu pedido sem sair de casa, recebendo tudo aí na sua porta, compre pelo site. Suas frutas serão escolhidas a dedo por nós, com muita qualidade e carinho. 

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *