O futebol no Brasil vai além do esporte. Ultrapassando o gramado, ele é parte da cultura brasileira, influenciando até mesmo a política e a economia do nosso país. São milhões de brasileiros apaixonados pelo esporte, defendendo o futebol com unhas e dentes e fazendo com que seu alcance cresça a cada dia.

Todos sabem que o Brasil é conhecido como o “país do futebol”. Mas você saberia dizer de onde vem esse apelido? Foram os títulos? A paixão nacional pelo esporte? Heranças históricas? Talvez não exista uma única resposta certa. Porém, um bom ponto de partida para entender como chegamos até aqui, é conhecer mais da história do futebol no Brasil e no mundo. 

Você é um fã de futebol? Então, você vai adorar o conteúdo de hoje! Prepare-se para uma viagem pela história do futebol e conheça mais sobre seu surgimento, os títulos mais importantes que nosso país detém e os jogadores brasileiros que mais fizeram sucesso. 

Vamos lá? Acompanhe a leitura e relembre nossos grandes feitos!

A história do futebol no mundo

Imagem arquitetônica chinesa
Estima-se que o jogo de futebol tenha surgido na China, por volta de 2.500 a.C.

Estima-se que o futebol tenha mais de 2000 anos, sendo praticado ainda na pré história. Acredita-se que a história do futebol no mundo surgiu na China, por volta de 2500 a.C. Praticada por soldados que se divertiam com o crânio de seus inimigos decapitados, o então chamado tsu-chu. O tsu-chu era um esporte militar com objetivo similar ao que vemos até hoje: acertar a “bola” em um aro fixo. 

Uma outra linha de pesquisadores afirma que o futebol teria surgido na civilização maia. Também praticado com fins militares, o esporte era jogado com uma bola que pesava mais de 3 kg. 

Independente do local de surgimento, foi na Inglaterra, no século XIX, que a história do futebol como conhecemos hoje foi estabelecida. Por lá, dois grupos da cidade tentavam fazer com que a bola ultrapassasse os portões da cidade. 

Com o sucesso da nova brincadeira, o jogo de futebol  começou a ganhar regras e passou a ser prestigiado pelas elites intelectuais e financeiras da época. De acordo com os registros, o futebol era considerado uma ótima prática para estimular a competitividade e o raciocínio. 

Financiados por donos de fábricas, as classes operárias começaram a montar times e disputar campeonatos, atraindo cada vez mais o público aos jogos de futebol. Isto chamou a atenção de investidores que não apenas fomentaram mais campeonatos, mas também produziram toda a infraestrutura e contratação de jogadores com boas habilidades.

Foi assim que a história do futebol tornou-se não apenas um esporte, mas um negócio lucrativo, com empresas administrando jogadores, partidas e títulos. 

A popularização do jogo de futebol britânico alcançou o mundo todo, chegando também na  América Latina. Com isso, em meados de 1870, criou-se a famosa Copa do Mundo de Futebol. No entanto, a Coroa Inglesa, que  controlava o evento, somente permitia times ingleses participarem do evento “mundial”.

Em 1904, os franceses defenderam a mundialização do esporte e criaram a FIFA, Federação Internacional de Futebol. Com isso, o esporte foi reconhecido como olímpico e em 1930 a primeira Copa do Mundo (agora com a participação de diversos países) foi sediada no Uruguai, sendo também o país vencedor do campeonato. 

O futebol no Brasil

A primeira bola de futebol trazida para o Brasil por Charles Miller.
A primeira bola de futebol trazida para o Brasil por Charles Miller.

O futebol no Brasil teve seu pontapé inicial em 1894, através de Charles Miller, um jovem inglês que chegou em São Paulo após finalizar seus estudos na Europa. Ele trouxe consigo bolas de couro para a prática do esporte, junto com as principais regras do futebol do seu país. 

A prática do futebol no Brasil, foi realizada pela primeira vez pelo São Paulo Athletic Club, criado por Miller em 1894, formado por colonos ingleses. Posteriormente, em 1898 surgiu a Associação Atlética Mackenzie College.

Com o aparecimento do futebol no Brasil, o remo, esporte mais praticado no país até então, ficou em segundo plano. Isso fez com que times já existentes se transformassem em times de futebol, como o Flamengo, Botafogo e Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. 

Em 1902, o Fluminense foi o primeiro time a cobrar ingressos no Brasil por sua partida contra o Paulistano. A estreia do jogo de futebol contou com  mais de 2.500 pessoas contando com a presença do então chefe de estado, o Presidente da República Rodrigues Alves.  

Em pouco tempo, o esporte conquistou o país. Em 1923, o Vasco e outras equipes do subúrbio carioca se uniram para que jogadores de baixa renda também pudessem jogar futebol. No período do Governo Vargas, o futebol no Brasil teve um grande crescimento, graças ao incentivo do governo federal.

Títulos e campeonatos importantes para o Brasil

Primeira seleção de futebol no Brasil
A primeira seleção de futebol no Brasil (1914)

A seleção brasileira surgiu em 1914, disputando o primeiro jogo no Brasil no dia 21 de julho de 1914, contra o Exeter City, da Inglaterra, ganhando por  2 a 0. Em 1916, surge a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), organização responsável pelo desenvolvimento do futebol no Brasil. A partir daí, o futebol avançou em profissionalismo e o primeiro título internacional veio logo em 1919, pelo Campeonato Sul-Americano (atual Copa América).

De lá para cá, o Brasil soma vitórias em campeonatos internacionais importantes, transformando-se em um símbolo de sucesso no esporte e excelência de jogadores. O esporte que é orgulho dos brasileiros é também a meta a ser alcançada para todos os que sonham em brilhar nos gramados um dia. 

A seguir, vamos conhecer um pouco sobre os principais títulos disputados e alcançados pelo nosso país! 

Copa do Mundo 

O campeonato mundial mais importante de todos é também aquele em que o futebol no Brasil possui mais destaque. Pentacampeão mundial e com a história mais rica entre todas as seleções do mundo, a seleção brasileira é a que mais venceu a competição e a única que nunca ficou fora de uma Copa do Mundo, desde quando o campeonato começou, em 1930. 

O Brasil ganhou as Copas de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002, tendo Pelé como o principal jogador que passou pela seleção. O país ainda sediou a competição 2 vezes, a primeira em 1950 e a segunda em 2014. 

No entanto, em nenhuma das vezes que sediou o campeonato, foi campeão. Essa é a parte triste, né? Mas independente do país sede, em todas as edições da Copa do Mundo você encontra brasileiros em peso torcendo e comemorando os títulos alcançados pela seleção!

Copa América 

A Copa América é um torneio de seleções de futebol da América do Sul filiadas à Conmebol. É disputada há mais de 100 anos, sendo a competição mais antiga do mundo entre seleções de futebol. O maior campeão da história da Copa América é o Uruguai, com 15 títulos. Em seguida está a Argentina, com 14 títulos. 

O Brasil aparece em terceiro lugar, com 9 vitórias, em 1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004, 2007 e 2019. O posto de maior artilheiro da competição é dividido entre o brasileiro Zizinho e o argentino Norberto Méndez, com 17 gols marcados cada. 

Copa das Confederações

Participam da Copa da Confederações os seis campeões continentais, acrescidos do país-sede e o atual campeão mundial, totalizando oito países. O Brasil é o maior vencedor da competição, vencendo quatro das dez edições em 1997, 2005, 2009 e 2013, e é também o país que mais disputou a Copa. 

Com pouco valor internacional, a edição de 2017 deixou bem claro a queda da competição, quando o time reserva da Alemanha venceu o Chile e levou a taça. A FIFA, a partir dali, reconheceu o enfraquecimento da Copa das Confederações e decidiu encerrar os trabalhos da competição, que não existe mais e deve ser substituída pelo novo formato do Mundial de Clubes.

Olimpíadas

Ao contrário dos demais campeonatos, o histórico do futebol brasileiro das Olimpíadas é um pouco mais tímido. Na primeira participação, acabou na quinta colocação. De 1956 até 1980, teve resultados menores, ficando inclusive de fora de duas edições (1956 e 1980). A melhor colocação no período foi um 4º lugar em Montreal 1976.

Desde a primeira participação, em Helsinki-1952, o Brasil vem conquistando medalhas em Olimpíadas. No entanto, apenas em 2016 a tão sonhada medalha de ouro aconteceu. E não foi fácil:  5 a 4 contra a Alemanha, nos pênaltis. Atualmente o Brasil é o país com mais medalhas em se tratando de futebol masculino. São seis: 1 ouro, 3 pratas e 2 bronzes.

Brasil: o país do futebol

Títulos mundiais conquistados pelo Brasil.
Títulos mundiais conquistados pelo Brasil.

Deu para entender porque o futebol no Brasil é tão importante, né? Com participações emblemáticas em campeonatos mundiais, sabemos agora como é visto futebol no Brasil e de que maneira conquistamos o respeito mundial dentro e fora de campo.

Além dos resultados em competições, o Brasil encanta com suas jogadas, dribles e jogadores. Por falar em jogadores, são tantos gênios como Pelé, Romário, Ronaldo, Garrincha e Zico que seria impossível listar todos aqui. Esses são alguns dos jogadores que não saem da boca do povo até hoje, dentro e fora do país, heróis do futebol do Brasil e do mundo!

Outro ponto especial do futebol no Brasil é a sua capacidade em descobrir e desenvolver talentos internacionais. Não à toa, o mercado do futebol movimenta centenas de milhões de reais em contratações de jogadores brasileiros todos os anos, e a maior parte das estrelas de times europeus são brasileiros, que começaram na base de times estaduais. 

A última negociação marcante foi a do jogador Neymar Jr. Considerado o jogador mais caro do futebol mundial de todos os tempos, ele protagonizou a maior transferência que o Brasil já viu, sendo vendido do Santos para o Barcelona, em 2013, por 88,2 milhões de euros! 

A paixão pelo futebol no Brasil ultrapassa gerações e está presente na maior parte das famílias brasileiras. O Savegnago também compartilha dessa paixão e quer estar presente em todos os momentos de alegria e emoção que o futebol proporciona. Conte com a gente para fazer suas compras de mercado. Vá até uma loja ou compre agora mesmo pelo site e receba em casa!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *