Docinhas e saborosas, as geleias são uma das alternativas mais saudáveis para ajudar a saciar o desejo por doces. Além de fonte de energia, elas possuem uma infinidade de sabores que deixam os lanches de quem busca manter uma dieta equilibrada ainda mais gostosos. Confira algumas que o Blog do Savegnago listou para você!

Possuem ação reguladora do intestino pois possuem pectina, fibras solúveis que agem diretamente no intestino e melhoram a digestão.

A geleia ajuda na eliminação das bactérias do intestino que contribuem para a formação de células cancerígenas. Isso mesmo. Bactérias – boas – do intestino grosso que o induzem na produção de ácidos graxos, ajudando na eliminação de outras bactérias – ruins – que contribuem para o crescimento de células cancerígenas.

Geleias mais elaboradas usam pouca quantidade de açúcar (informe-se no rótulo), tornando esta gostosura ainda mais saudável. Nas versões diet é usada a sucralose, não tendo contraindicações para gestante sou crianças como outros adoçantes.

São coringas para a culinária, podendo ser usadas em diferentes pratos, doces, salgados, simples e sofisticados.

Sabores e benefícios

Geleia de abacaxi: rica em vitamina C, betacaroteno, vitaminas do complexo B, fibras e minerais como cálcio, manganês, potássio e ferro. Este sabor ainda conta a enzima bromelina, que pode ajudar na redução de inflamações e contribui para uma boa digestão.

Geleia de ameixa: ajuda no alívio da prisão de ventre. Possui bastante vitamina A, B, B2 e C, antioxidantes, entre outros.

Geleia de amora: é ricas em vitaminas (A, B e C) e minerais (fósforo, potássio e cálcio). Ainda ajuda a combater doenças do coração, osteoporose e aumenta a taxa de colesterol bom do sangue, contribuindo com os níveis de antioxidantes do organismo. Além disso, ajuda a amenizar os sintomas da TPM, melhora a memória e é diurética e laxativa.

Geleia de damasco: fonte de vitamina A, vitamina B1, B2, B3, B5, C, potássio, sódio, magnésio, fibras, entre outras propriedades.

Geleia de jabuticaba: rica em ferro, fósforo e boas doses de niacina e antocianinas, vitaminas que melhoram a digestão e são muito eficientes no combate ao aparecimento de células cancerígenas e tumores.

Geleia de morango: vitamina C que ajuda a fortalecer os ossos, dentes, combate infecções e acelera o processo de cicatrização. Além disso, dá mais resistência aos tecidos do corpo e combate os radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento.

Geleia de uva: rica em carboidratos apresenta boas doses de minerais como: potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo. Este alimento funciona como diurético, pois ajuda a ativar os rins, é um suave laxante e atua contra vários problemas do intestino, fígado e abdômen.

Geleia de Goiaba: A goiaba é uma fruta rica em cálcio, fósforo, potássio e também é uma boa fonte de peticina. Contem ainda flavonóides e quercetina, que tem como função antibacteriana. Além das vitaminas A, B1, B2, B6 e, principalmente vitamina C.

Geleia de laranja: além da famosa vitamina C, oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo. O principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes.

Geleia de maracujá: a fibra de maracujá traz benefícios à saúde, pois tem efeitos positivos na diminuição do nível de colesterol, triglicérides, no bom funcionamento do sistema gastro-intestinal e, até mesmo, no tratamento da diabetes.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *