O Halloween, mais conhecido também como Dia das Bruxas, é mais celebrado em países anglo-saxônicos, principalmente nos Estados Unidos. O termo veio da expressão em inglês “All Hallow’s Eve”, que significa Véspera de Todos os Santos. Por isso, a celebração acontece no dia 31 de outubro.

Conheça como surgiu essa festa

Onde surgiu o Halloween?

O Halloween é uma festa celebrada há mais de 3 mil anos, surgiu com os celtas, povo que acreditava em vários deuses relacionados com os animais e as forças da natureza. Esse povo celebrava o Festival de Samhain, que começava no dia 31 de outubro e durava 3 dias, onde era comemorado o fim do verão e a passagem do ano celta, que se iniciava dia 1º de novembro. Eles acreditavam, nessa época, que os mortos “dominavam” os corpos dos vivos, por isso eles usavam fantasias com elementos sombrios e assustadores, a fim de se defenderem.

Na Idade Média, a Igreja começou a desaprovar o Halloween, daí surgiu o nome “All Hallow’s Eve”, Véspera de Todos os Santos, também conhecido como Dia das Bruxas, porque o Cristianismo passou a comemorar o Dia de Todos os Santos no dia 1º de novembro, que antes era celebrado dia 13 de maio.

Com o território americano sendo colonizado, a festa se popularizou, sobretudo no Estados Unidos, e a tradição vem sendo passada de geração a geração.

Veja quais são algumas tradições do Halloween

Quais são as tradições do Halloween?

Apesar de não ser fortemente comemorado no Brasil, o Halloween ainda ganha algumas celebrações aqui no nosso território com algumas tradições que estão se fortalecendo ano a ano, inspiradas nas comemorações dos Estados Unidos.

As casas recebem uma decoração especial e assustadora nesta data; as pessoas se transformam, não só com fantasias horripilantes, mas também com vestes engraçadas ou com seu personagem favorito, o que importa é a criatividade; as crianças passam de casa em casa, pedindo as famosas “Gostosuras ou travessuras?”; e as pessoas fazem festas com o tema Halloween para celebrar.

Aprenda receitas divertidas e assustadoras para celebrar a data

Receitas divertidas para o seu Halloween

Se liga nas receitas que você pode fazer em casa para comemorar o Halloween da maneira que quiser!

• Hambúrguer monstro
Você vai precisar de:
Hambúrguer de carne
Queijo prato ou cheddar
Pão de hambúrguer
Azeitonas sem caroço
Pequenos pedaços de pimentão vermelho (bem pequenos)
Molho de tomate ou ketchup
Alface americana
Tomate fatiado
Para preparar:
Corte o pão a meio e toste a parte cortada em uma frigideira quente por 2 minutos, reserve. Frite o hambúrguer em uma frigideira com um fio de azeite, deixando até o ponto que você preferir, também reserve. Faça um corte em zigue-zague na fatia de queijo que será usada um pouco acima da metade, reserve. Pique as azeitonas em fatias pequenas e separe duas, acrescente um pedaço bem pequeno de pimentão vermelho no meio delas, isso serão os olhos.
Na montagem: passe ketchup nas duas partes do pão. Coloque na base o alface e acomode os dentes de queijo, deixando-os no canto para aparecerem. Adicione a carne, o tomate por cima e finalize com o restante do queijo. Feche o lanche com a outra parte do pão e prenda os olhos com palitinhos. É só servir!

• Dedos de bruxa
Você vai precisar de:
2 colheres de sopa de óleo de coco ou manteiga derretidos
¼ de xícara de açúcar demerara
1 ovo
½ xícara de farinha de amêndoas
½ xícara de farinha de arroz
1 colher de sopa de coco ralado
1 colher de chá de essência de baunilha
Amêndoas para as unhas
Canela a gosto
Para preparar:
Coloque o ovo, o óleo e o açúcar em um recipiente e bata bem com um batedor manual. Acrescente a farinha de amêndoas e a farinha de arroz, a baunilha, o coco ralado e a canela e mexa bem. Deixe a massa 30 minutos no congelador. Modele os biscoitos em formato de dedo com as mãos mesmo e decore as pontas com amêndoas para ficarem iguais as unhas. Faça risquinhos para simular as articulações. Coloque os biscoitos em uma forma untada ou forre com papel manteiga e leve para assar em forno preaquecido por 15 minutos.

• Drink sanguíneo
Você vai precisar de:
70ml de água com gás
40ml de suco de laranja
1 colher de sobremesa de Grenadine ou groselha
1 colher de sobremesa de calda de frutas vermelhas
Suco de ½ limão pequeno
Corante alimentício vermelho a gosto
Para preparar:
Adicione todos os ingredientes em um copo ou uma taça e misture. Decore com itens de Halloween e sirva!

No Savegnago Supermercados você encontra todos os ingredientes para fazer suas receitas assombradas e curtir o Halloween.

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *