Seja em uma data comemorativa ou em um encontrinho casual com os amigos… o que servir em um jantar sempre vai ser uma dúvida cruel. Agora não mais! Trouxemos algumas receitas sofisticadas para você aprender com produtos do nosso setor de Importados.
Prepare risotos e massas com produtos importados
Risotos e massas são opções muito requintadas para quem procura pratos sofisticados para servir em um jantar, quando preparados com importados fica ainda mais refinado.
• Nhoque ao creme de pesto com burrata e presunto de parma
Para o nhoque, você vai precisar de:
1kg de batata
2 ovos
200g de farinha
Sal a gosto
Noz-moscada a gosto
Para preparar o nhoque:
Cozinhe as batatas e passe pelo espremedor em seguida. Tempere com sal e com noz-moscada e acrescente a farinha e os ovos. Amasse um pouco a massa, mas não muito, e enrole como quiser. Cozinhe em água fervente com sal até que a massa fique boiando. Retire em seguida.
Para o molho branco e do pesto, você vai precisar de:
60g de farinha
60g de manteiga
1L de leite
100g de parmesão
3 maços de folha de manjericão
Noz-moscada a gosto
Sal a gosto
100ml de azeite de oliva de boa qualidade
Para preparar o molho branco:
Derreta a manteiga em uma panela e acrescente a farinha. Deixe cozinhar por 5 minutos e coloque o leite, a noz-moscada e o sal. Ferva por 5 minutos e vá mexendo para não deixar que o fundo da panela queime.
Para preparar o molho pesto:
Deixe as folhas de manjericão cozinharem por 5 minutos e faça o branqueamento, que é colocá-las em uma bacia com gelo e água fria, para deixá-las verdinhas. Junte-as com o parmesão e o azeite em um liquidificador.
Para a montagem do prato:
Misture o pesto com o molho branco. Coloque a massa em um prato e acrescente o molho, finalizando com a burrata e o presunto parma bem fatiado.
• Risoto de camarão
Você vai precisar de:
200g de arroz para risoto (importados – pode ser o arbóreo, carnarolli ou outro)
400g de camarão
70g de queijo parmesão
60ml de vinho branco seco
2 litros de caldo de peixe ou de frango
150g de tomate picado e sem semente
½ cebola picada
Sal e pimenta a gosto
110g de manteiga (20g para fritar o camarão e 90g para o risoto)
1 dente de alho picado
¼ de pimenta-dedo-de-moça se quiser
Salsinha picada
Para preparar:
Deixe o camarão marinando por 10 minutos com sal e pimenta em uma tigela. Aqueça o caldo de peixe ou frango em uma panela no fogo médio e mantenha-o quente. Frite os camarões em 20g de manteiga em fogo médio e deixe-os bem rosadinhos dos dois lados, reserve. Coloque em uma panela de fundo grosso 30g de manteiga e refogue o alho e a cebola em fogo médio sem dourar. Adicione a pimenta e o tomate e refogue, mexendo de pouco em pouco. Adicione o arroz quando os tomates estiverem desmanchando, misture. Coloque vinho e mexa até quase secar. Acrescente 4 conchas do caldo de peixe ou frango quente e continue mexendo. Quando estiver quase secando, acrescente mais 4 conchas do caldo. Vá repetindo o processo até que o arroz esteja bem macio. Acrescente o camarão frito (deixe alguns para decorar o prato na finalização) quando o arroz estiver quase no ponto ideal de cozimento, misture e desligue o fogo. Adicione o parmesão, mexendo até derreter, e se precisar tempere com mais sal e pimenta. Adicione 60g de manteiga e mexa para incorporar. Deixe o risoto descansar de 2 a 3 minutos e acrescente a salsinha mexendo em seguida. Monte o prato e finalize com alguns camarões fritos por cima.
• Conchiglione de espinafre e ricota
Você vai precisar de:
12 a 14 conchigliones cozidos al dente (importados)
300ml de creme de leite fresco
2 xícaras de ricota amassada
1 xícara de espinafre cozido
Queijo ralado a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para preparar:
Adicione o espinafre e 1 xícara de ricota em um recipiente, tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture bem e recheie os conchigliones cozidos. Misture em outro recipiente o restante da ricota com o creme de leite fresco. Forre uma assadeira com metade desse molho e adicione os cochigliones recheados, finalize com o molho que sobrou. Polvilhe queijo ralado por cima e leve ao forno para assar a 180°C por 30 minutos ou até gratinar.
• Risoto de grãos com cogumelos
Você vai precisar de:
200g de funghi seco
Água quente
1 cebola em cubos
4 dentes de alho picados
1 bandeja de shitake em fatias
1 bandeja de shimeji em hastes
Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
½ xícara de vinho branco ou rosé
3 xícaras de arroz cateto
2 xícaras de quinoa
2 xícaras de amaranto
Para preparar:
Hidrate o funghi seco com água quente, deixando de molho por cerca de 30 minutos. Escorra e reserve a água. Refogue em uma panela com um fio de azeite a cebola e o alho. Adicione o shitake e o shimeji e tempere com sal e pimenta-do-reino, refogando até dourar levemente. Acrescente o vinho e cozinhe até evaporar. Retire tudo da panela e reserve junto com funghi hidratado. Acrescente na mesma panela um pouco de azeite e refogue o arroz, a quinoa e o amaranto. Acrescente o caldo da hidratação do funghi aos poucos e cozinhe mexendo sempre, até que os grãos estejam al dente. Adicione na panela o refogado e o funghi e cozinhe por alguns minutos, mexendo. Sirva com ramos de salsinha.
Receitas de entradas e acompanhamentos
As entradas e os acompanhamentos também merecem uma atenção especial na hora de servir um jantar. Por isso trouxemos receitas deliciosas com produtos importados:
• Kafta de forno
Você vai precisar de:
1kg de alcatra moída
2 cebolas médias para kafta
2 maços de salsinha
Pimenta síria e sal a gosto
1L de óleo de soja
5 batatas monalisa
5 tomates italianos maduros em rodelas
2 cebolas médias em rodelas
1 lata de molho de tomate pelado
500ml de água
2 dentes de alho picado
Para preparar:
Tempere a carne moída com sal, pimenta síria, cebolas picadas e salsinha bem picada. Forme a carne no formato de kaftas e frite em óleo quente até dourar por fora, mantenha cru por dentro. Reserve as kaftas em uma travessa. Tempere as batatas com sal e corte-as em rodelas, frite no mesmo óleo da carne somente para dourar por fora. Coloque em cima das kaftas e acrescente uma camada de tomate e cebola em rodelas. Faça um molho com os tomates pelados e água, um molho ralo, e tempere com sal e pimenta síria. Adicione na travessa com os ingredientes e leve ao forno preaquecido, deixando até dourar a superfície e cozinhar por baixo. Retire e sirva!
• Tomates confitados
Você vai precisar de:
2 e ½ xícaras de tomatinhos uva ou cereja
2 dentes de alho
Sal a gosto
Manjericão a gosto (pode ser o desidratado)
1 colher de chá de açúcar
Azeite extravirgem (o quanto precisar para cobrir os tomatinhos)
Para preparar:
Lave os tomates e deixe-os de molho em água com uma colher de vinagre. Depois de um tempinho, escorra e corte-os ao meio no sentido do comprimento, acrescentando alho laminado, sal, manjericão e açúcar, misture bem. Preaqueça o forno em uma temperatura baixa. Coloque os tomatinhos em uma travessa e acrescente azeite até cobrir. Coloque no forno por 2 horas ainda em temperatura baixa. Ao retirar deixe esfriar antes de colocar em um vidro com tampa. Dessa forma, conserva melhor na geladeira por 2 semanas, aproximadamente. Tomate confitado é ótimo para adicionar na pizza, na bruschetta, em massas e até para servir como entradinha com pães e torradas.
No Savegnago Supermercados você encontra os melhores produtos importados para suas receitas ficarem deliciosas e sofisticadas.
Este artigo foi útil?
Deixe seu comentário