Jogos em família são formas simples e divertidas de passar o tempo, enquanto vivemos momentos de qualidade com quem amamos. Seja durante as férias, finais de semana ou feriados, muitas das atividades feitas em casa eliminam o tédio e ajudam na maternidade e paternidade ativa

Apesar dos jogos de tabuleiro serem mais comuns quando falamos de jogos para brincar em família, existem diversos outros passatempos que garantem muita diversão. Além disso, essas atividades fortalecem vínculos afetivos, que mais tarde se tornarão importantes memórias para a vida toda. 

Por isso, no conteúdo de hoje, vamos te mostrar a importância dessas brincadeiras no desenvolvimento das crianças e no bem-estar da família, além de listar várias opções de atividades para todas as idades. São jogos para a família curtir aí mesmo, sem sair de casa! 

Benefícios dos jogos em família

O tempo em família tem sido cada vez mais raro nos dias atuais, não é? Fazer com que crianças e adolescentes saiam de frente das telas é um desafio para os pais, que podem sentir seus filhos distantes mesmo estando dentro da mesma casa. Mas além de união familiar para construção de memórias, os jogos em família oferecem outros benefícios, principalmente na infância. 

Apesar de ser super saudável brincar sozinho, quando as crianças brincam em em conjunto com a família, elas passam a reconhecer o outro e aprendem importantes lições sobre respeito e compartilhamento

Além de compartilhar valores, os jogos para a família fortalecem os vínculos afetivos, e criam na criança a sensação de segurança que ela precisa para se tornar futuramente um adulto confiante de si.

Outro tema cada vez mais presente na nossa sociedade é o conceito de paternidade ativa. 

Muitas vezes os responsáveis pela criança são os únicos chefes de família, ou seja, os responsáveis por trazer a renda da casa. Dessa forma, acabam passando muito tempo fora, enquanto trabalham.

Em outras situações, os pais não vivem com seus filhos, também ficando ausentes em  momentos importantes da formação dos pequenos. 

Por isso, os jogos em família são uma forma de amenizar a ausência, promovendo a paternidade ativa de forma natural e divertida

O que jogar em família?

O tédio bateu? Precisa entreter as crianças? As opções de jogos para brincar em família são infinitas! 

Jogos de tabuleiro, de cartas (como jogo da memória, uno, munchkin ou magic), stop, mímica, origami, estátua, concurso de poses e até acampamento na sala

Essas são algumas das opções que você pode aproveitar:

Mãe e filho pintando ovos com tinta
Os jogos em família são uma oportunidade de passar um tempo com os pequenos, enquanto eles aprendem coisas novas.

Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são excelentes opções para passar um tempo em família. São tantas opções de jogos disponíveis no mercado, que com certeza você encontrará a opção ideal para o tamanho da sua família e a idade de todos os participantes. 

Alguns dos jogos para a família mais conhecidos são: banco imobiliário, war, imagem e ação, jogo da vida, perfil e ludo

Para você ter uma ideia, esses jogos de tabuleiro são tão legais que existem desde a década de 60. E continuam conquistando crianças, adolescentes e adultos em reuniões de família até hoje. Prepare o espírito esportivo e bom jogo!

Stop

O Stop, também conhecido como adedanha, é um jogo nacionalmente conhecido e testa não só o conhecimento, como também a memória e a rapidez na escrita dos participantes. 

Para jogar, é necessário pelo menos 2 participantes, papel e caneta, sendo que o jogo pode ser jogado por quantas pessoas você quiser ao mesmo tempo.

Comece definindo as categorias: nome, cor, objeto, comida, cidade, estado ou país. Depois disso, os participantes determinam como vão definir a letra inicial das rodadas: através da contagem de dedos, sorteio de letras, jogando dados etc.

No stop, ganha a rodada quem grita “stop” primeiro, após preencher todas as categorias com palavras começadas pela letra sorteada. No fim, ganha quem conseguir mais pontos.

Câmera quente 

Se manter longe dos smartphones pode ser um desafio. Então que tal um jogo em família que utilize o celular? Esse jogo é o câmera quente! 

Similar à brincadeira batata quente, para começar ative o timer da câmera do celular e faça com que os participantes se sentem em roda. Feito isso, comece a passar o celular de mão em mão, tentando ao máximo fazer com que a câmera pare em você. 

Prepare-se para muitas fotos espontâneas e engraçadas! Super simples de brincar, esse é um jogo em família que garante muitas risadas. 

Dica: para as famílias que gostam de jogos que envolvem o celular, há algumas plataformas online para brincar variações de Imagem e Ação, desenhando coisas para que os outros tentem acertar o que é.

Jogos em família: dicas para passar tempo de qualidade juntos
E que tal xadrez, damas ou dominó? Há infinitas possibilidades para os jogos em família!

Jogo da memória

Esse é um jogo da memória diferente daquele em que você vira cartas até encontrar a imagem igual, formando pares. Nessa brincadeira, vamos tentar adivinhar objetos da sua própria casa. Ganha quem acertar mais, ou seja, quem mostrar que conhece melhor a casa onde mora. 

Como brincar: primeiro, uma pessoa escolhe um objeto da casa e coloca na mão de outra pessoa, que estará vendada. A pessoa vendada tem que descobrir que objeto é esse para acertar e acumular pontos. 

Se a família for muito grande, separe em dois times e veja quem acerta mais. Aproveite para criar gritos de guerra e tornar a brincadeira ainda mais legal!

Como fazer jogos para jogar em família?

Se a grana está curta ou se vocês são do tipo de família criativa, aqui estão algumas opções de jogos em família feitos em casa:

Brincadeiras com algodão

Aposto que você nunca pensou que era possível brincar com algodão. Aqui vamos te ensinar dois jogos em família onde o algodão é o elemento principal da brincadeira

O primeiro jogo é a corrida do algodão. Providencie canudinhos e crie uma corrida de bolinhas de algodão, soprando pelos canudos. Ganha quem assoprar mais rápido e alcançar a linha de chegada primeiro. 

Outra brincadeira muito simples, mas que ajuda a testar a coordenação motora de toda a família é ver quem consegue, vendado, passar mais bolas de algodão de uma vasilha para a outra usando uma colher, sem deixar cair

Pode parecer fácil no começo, mas as bolas de algodão são leves e podem te confundir. Você pode achar que está transportando elas na colher, quando na verdade na colher está vazia! 

Concurso de poses

No concurso de poses será necessário imitar as poses de um desenho. Você pode criar seus próprios desenhos ou então pegar modelos já prontos na internet. 

Imprima as poses e convide toda a família para jogar. É um ótimo jogo para ver quem está em forma, brincar com o corpo e se divertir muito!

Para as crianças, a brincadeira ainda ajuda a desenvolver consciência corporal. É um excelente momento para compreender expressões faciais e emoções, por exemplo.

Origami

Atividade milenar na cultura oriental, o origami estimula a criatividade e a coordenação motora de adultos e crianças. E é uma opção muito divertida para jogos em família! 

Para brincar, basta procurar por tutoriais na internet e escolher uma das opções entre muitas disponíveis. Tem barquinho, avião, sapo, borboleta e muito mais. 

Além de lembranças na memória, você também pode guardar para sempre o origami feito para relembrar os momentos juntos em família. 

Acampamento na sala 

A experiência de passar a noite em um lugar diferente, mesmo que dentro de casa, cria memórias eternas na mente das crianças. E para promover um momento tão rico como esse não precisa de muito. Colchões, travesseiros, cobertas e lanterna na sala e o acampamento está montado. 

Para os mais ousados, sacos de dormir e barracas podem ser montados no quintal ou na varanda, criando um clima ainda mais próximo ao de acampamento. O que vale é ficar junto, conversar, contar histórias e dividir uma noite de sono diferente ao lado de quem mais amamos

familia brincando na sala de dançar
Você pode optar por jogos em família criados a partir de papel, caneta e muita criatividade!

Complete o desenho

Uma das opções de jogos em família ideal para unir crianças de idades diferentes. Para esta atividade você vai precisar apenas de revistas, papel, cola, tesoura e material para colorir e desenhar, como lápis, canetinhas, giz de cera, conforme sua preferência. 

Recorte figuras de revistas e cole em um papel. Lembre-se de recortar as figuras sempre faltando um pedaço delas, para que sejam completadas com desenho depois. 

Além de usar a imaginação, esse jogo garante excelentes risadas, principalmente quando algum integrante da família não leva muito jeito com desenhos! 

Quem sou eu?

Essa é uma brincadeira muito conhecida, não só em jogos em família, mas também para brincar na escola e com os amigos. Ele consiste em fazer perguntas para descobrir quem você é. Para começar, comece definindo um tema: animal, pessoa, personagens e etc. 

Se você tiver crianças pequenas, é importante escolher uma temática mais fácil, como animais. Já para adolescentes, experimente tornar a brincadeira mais desafiante escolhendo pessoas ou personagens. 

Tema escolhido, escreva algumas opções em pedaços de papel, sorteie um papel para cada um e faça com que todos colem na testa, sem ler o que está escrito. Nesse momento, você saberá quem todos são, mas não saberá quem você é. 

Cada participante pode fazer uma pergunta por rodada para tentar adivinhar. Se ele não acertar, precisará esperar a sua vez para fazer uma nova pergunta. 

Para deixar o jogo mais interessante, defina a regra de que as respostas para as perguntas só podem ser “sim” ou “não”.

Baile na sala

As brincadeiras em família não precisam ser só através de jogos onde um perde e o outro ganha. Que tal brincar de dançar? Coloque uma música, arraste os móveis da sala e faça uma pequena balada sem sair de casa. 

Se estiver com tempo para preparar, cubra algumas luzes da casa com celofane colorido e crie um ambiente ainda mais parecido com uma festa!

Aproveite para inventar concursos como por exemplo, a dança mais esquisita, baile a fantasia e muito mais. Outra opção é brincar de “siga o chefe”, onde todos imitam um integrante da família dançar, ou então a famosa dança das cadeiras. 

Aproveite para colocar as músicas preferidas de todos os integrantes da família, e compartilhe o porquê de cada canção escolhida. 

Quais são os melhores jogos para se jogar em família?

Os melhores jogos em família dependem da dinâmica de cada família. Por exemplo, a idade dos filhos também é algo a ser considerado, já que alguns jogos podem ser muito difíceis para os pequenos ou muito chatos para adolescentes.

O importante é conversar com todos, perceber o que eles gostam de fazer e tentar trazer o máximo do universo dos seus filhos para cada brincadeira.

Gostou das nossas dicas de jogos em família? Aproveite para preparar comes e bebes deliciosos para depois da brincadeira. Faça suas compras online e passe ainda mais tempo com a sua família em casa, recebendo os produtos sem sair. Se preferir, vá até uma de nossas lojas e aproveite para fazer um delicioso passeio em família! 

Este artigo foi útil?

Sim Não

Tags

Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *