Ter uma vida saudável está diretamente ligado à saúde da flora intestinal, não é à toa que o nosso intestino é chamado de segundo cérebro. E um dos grandes responsáveis por manter tudo em ordem são os lactobacilos vivos. 

Continue a leitura e vamos entender mais sobre eles? 

O que são lactobacilos?

Também conhecidos como probióticos, os lactobacilos são bactérias boas que vivem em nosso organismo e ajudam na prevenção de doenças e infecções provocadas por outras bactérias.

Seu principal modo de defesa não é atacar diretamente esses microrganismos prejudiciais, mas em reduzir a proliferação deles graças ao seus antibióticos naturais. Além disso, os lactobacilos contam com o diferencial de que, ao serem ingeridos, chegam intactos ao intestino. 

Já no intestino, essas bactérias se reproduzem rapidamente, estimulando o desenvolvimento de outras bactérias benéficas, além de proteger e sintetizar algumas vitaminas. 

Probióticos x Antibióticos

Quando se fala em modos de defesa do organismo, dois termos que geram bastante confusão são os probióticos e os antibióticos.

Os probióticos são microrganismos vivos que, ao serem ingeridos, beneficiam o organismo porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal

O termo probiótico deriva do grego e significa “pró-vida”, sendo o antônimo de antibiótico, que significa “contra a vida”. Os antibióticos, por sua vez, atuam na destruição dos microrganismos ou inibem sua reprodução, contribuindo no combate do nosso sistema de defesa natural. 

Por que incluir probióticos na sua alimentação

O intestino preguiçoso é uma das principais queixas gastrointestinais registradas. Há diversos motivos que contribuem para que o intestino não funcione de maneira correta como a idade, sedentarismo, alimentação inadequada, estresse, entre outros.

É importante procurar orientação médica e seguir hábitos de vida saudáveis como a ingestão de frutas, fibras e verduras, incluindo os lactobacilos, além de manter a prática de exercícios físicos e a adequada ingestão de água. 

Mulher com a mão na barriga com dor intestinal
Consumir lactobacilos ajuda no combate do intestino preguiçoso e regula a flora intestinal

Veja agora os benefícios que consumir lactobacilos vivos, regularmente, traz para a saúde:

  • Contribuem para aumentar a imunidade;
  • Restabelecem o equilíbrio da microbiota do intestino;
  • Melhoram a constipação intestinal;
  • Ajudam a recuperar a integridade da parede do intestino;
  • Reduzem o desenvolvimento e proliferação de microrganismos patogênicos (que provocam doenças);
  • Favorecem a digestão, pois produzem enzimas lipolíticas e proteolíticas;
  • Contribuem para a melhora de alergias alimentares;
  • Regulam o colesterol;

Outro fator importante é que, no processo de preparo de leite fermentado, por exemplo, ocorre a quebra de proteínas, de gorduras e de lactose, por isso, pessoas com deficiência na digestão desses compostos podem ser favorecidas com o consumo da bebida. 

No entanto, cada organismo tem seu próprio ritmo e a ida ao banheiro vai depender do próprio sistema digestivo, da alimentação e do estilo de vida.

Quais alimentos têm lactobacilos?

Por serem probióticos, os lactobacilos estão presentes no leite puro, extraído da vaca, mas os leites pasteurizados que são comercializados em mercados não possuem as bactérias. 

Mas além desses, outros alimentos também são ricos em probióticos, confira abaixo:

Missô: prato típico da culinária japonesa, o missô é uma espécie de sopa preparada da fermentação da soja, arroz e sal. 

Molho shoyu: popularmente conhecido como molho de soja, o shoyu é um tempero oriundo dos grãos de soja fermentados por microrganismos. Ele é ótimo para usar em saladas e receitas. 

Queijo cottage: menos gorduroso e com um textura similar ao da ricota, este tipo de queijo contém lactobacilos vivos. Dado seu aspecto físico e seu sabor mais leve, geralmente ele é preparado com temperos e especiarias.

queijo cottage dentro de uma vasilha.
Além de gostoso, o queijo cottage contém altas concentrações de lactobacilos

Coalhada: resultado do processo de coagulação do leite, a coalhada é caracterizada por ser sólida. Bastante utilizada nos pratos árabes, seu sabor mais azedinho divide gostos, mas além dos probióticos, a coalhada é rica em cálcio, valendo a pena o consumo.

Kombucha: talvez não muito conhecida, a kombucha é um chá fermentado com sabor agridoce ou ácido. É possível encontrar esse produto em mercados como também fazer em casa. O resultado é uma bebida diferente e aliada da flora intestinal. 

Kefir: o kefir até tem um aspecto bastante parecido ao iogurte, no entanto, seu sabor é bastante característico. Fermentado por mais de trinta microrganismos diferentes, incluindo leveduras, ele é um alimento abundante em probióticos.

Além destes, outros que também são ricos em lactobacilos são os picles, o chucrute e as cápsulas probióticas.

E o leite fermentado, é probiótico?

Fonte de proteínas e cálcio, o famoso leite fermentado é bastante apreciado e não é à toa. Além do seu sabor ser mais forte do que um iogurte convencional, ele é riquíssimo em lactobacilos vivos. O mais famoso aqui no Brasil é o Yakult.

Resultado do processo de fermentação do leite desnatado, o leite fermentado é sim um alimento probiótico. Inclusive, são os próprios lactobacilos vivos que fazem a fermentação do produto

E uma curiosidade: você já se perguntou o porquê do leite fermentado ser vendido em embalagens menores? Bom, isso tem um propósito: garantir que você consuma a quantidade ideal de lactobacilos em uma única porção, evitando desconfortos abdominais.

Vale ressaltar que não existe um limite de consumo deste alimento, no entanto, é preciso incluí-lo regularmente na sua rotina, até porque ao longo da vida há oscilações na quantidade de bactérias no nosso intestino, tanto em consequência dos impactos ambientais quanto patológicos, e uma dieta com probióticos contribuem para manter o equilíbrio da flora.

Sinais de desequilíbrio da flora intestinal

Ressaltamos o quanto a ingestão diária de lactobacilos é fundamental para uma boa saúde intestinal, certo? E nosso corpo é uma máquina perfeita, então é possível observar alguns alertas para que indicam o desequilíbrio da nossa flora, e são eles:

  • Presença de muitos gases;
  • Constipação;
  • Episódios frequentes de diarreia;
  • Candidíase de repetição;
  • Desânimo;
  • Fadiga crônica;
  • Intolerância à lactose;
  • Inchaço;
  • Enjoos;
  • Desconforto abdominal;
  • Dores de cabeça;

Agora que você já conhece a importância dos lactobacilos, que tal incluí-los na sua dieta hoje mesmo? Acesse o nosso site e confira todas as opções disponíveis!

Este artigo foi útil?

Sim Não
Savegnago

Por: Savegnago

Por: Savegnago

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *